terça-feira, 1 de maio de 2007

Qual o valor da informação?

Quanto vale seus dados pessoais?

O que é arquivado em seu servidor pode ser lido por qualquer pessoa? Os seus projetos têm valor comercial? A sua contabilidade é pública? Os dados comerciais dos sócios podem ser divulgados? As senhas de banco, as senhas de cartões de credito? Quem é o responsável em resguardar as informações em sua empresa? Ao usar um computador todas essas informações que trafegam pelo hard disk ficam arquivadas em vários locais, muitas vezes a própria técnica para prevenção de perda de dados colocara dados em uma situação de risco, ao permitir que sejam examinados por pessoas não autorizadas. Hard disks formatados, apagados, que estiveram sob a água, incendiado e em alguns casos ate mesmo discos quebrados podem através de técnicas modernas ser recuperados. O que é feito em sua empresa em caso de troca de hard disk? Como sua empresa lida com essa questão? Muitas vezes as pessoas me perguntam - Mas é tão fácil assim o roubo de identidade? E eu repondo - Depende, você usa um computador? Já fez um upgrade de seu computador? Já trocou seu hard disk?

A essas perguntas juntam-se outras tantas mais, e em todos os meus anos de profissional de reparo de disco ainda não vi muitas empresas com política definida para a segurança dos dados. O que leio e vejo são relatos de pessoas que compraram um hard disk usado e nele havia dados do usuário anterior, contabilidade de empresa, e-mails comerciais, recibos de transações bancarias e mais um sem fim de informações que fazem parte de nosso dia a dia.

Uma ação preventiva para se evitar aborrecimentos futuros não custa nada, muitas empresas de recuperação de dados estão preparadas tanto para realizar o serviço de "sanitização" de um hard disk como também para passar a instrução de como faze-lo sem que essa informação tenha necessariamente que ser cobrada (a HDDLAB passa a instrução gratuitamente bem como possui hardware especifico com ISO 9000 e com técnicas do tipo da recomendada pelo US Department of Defense, a “clearing standard DOD 5220.22-M”), o melhor mesmo seria faze-lo com um hardware mas em caso de se resolver por uma solução caseira uma sanitização com software é melhor do que nenhuma ou mesmo do que uma simples formatação.

O caso é tão serio que já foi ate motivo de grandes discussões em vários simpósios nos Estados Unidos, e mesmo assim encontramos IT que desconhecem o fato ou mesmo simplesmente não dão a devida atenção. Medidas preventivas sempre foram as melhores opções e as mais baratas bem como as mais confiáveis.

Os métodos de recuperação de dados nos dias de hoje evoluem não só pela necessidade de se recuperar os dados em caso de desastres, mas também pela própria exigência do mercado em casos de investigações policiais, e as investigações de dados em sistemas de armazenamento estão tão evoluídas que já existe uma ciência que é conhecida como “Forensic Investigation”, com técnicas que impressionam bem como com hardwares e softwares especialmente desenvolvidos para essas situações. Uma das técnicas que mais impressionam e a do uso do magnetic force microscopy (MFM) esta técnica é usada para ler imagens magnetizadas em material ferroso, esta técnica e derivada da “scanning probe microscopy (SPM)” e usa princípios de nanotecnologia.

Temos visto alguns laboratórios propalarem a contratação de cientistas para desenvolvimento de hardware e técnicas para recuperar dados em sistemas de armazenamento de dados. Isso porque os serviços de investigação forense são bem mais rentáveis que os serviços de recuperação de dados.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste