quinta-feira, 3 de maio de 2007

Soluções de armazenamento ou... .

Lendo um artigo da DELL Computers, me fez refletir por um momento e pensar na pergunta que lá encontrei:
"Pare por um momento e pense sobre a importância dos sistemas de armazenamento tem para seu negocio, e após essa reflexão faça algo por ele".
A pergunta me pôs a pensar em como as pessoas envolvidas na administração de um negocio tratariam desse tema, e como um profissional liberal também o faria, todos temos uma dependência desses sistemas e a sua falha nos coloca em uma posição desagradável, mas não vejo muito interesse em se informar, não tenho visto esses sistemas serem sequer colocados no planejamento dos chamados CPDs, o que percebo é que só se tem olhos para esse detalhe ao estar de frente com o problema: "o hard disk falhou", algumas vezes não há o backup outras vezes o backup esta desatualizado, outras foi o fator localização da operação que impediu de se realizar o backup, ou mesmo durante o procedimento de backup aconteceu o inimaginável - um crash no sistema - e o desastre causou a perda dos dados. Em meus 13 anos de contato com a área de reparo de hardware e 8 anos de única e exclusivamente tratar reparo, manutenção e recuperação de sistemas de armazenamento nunca presenciei uma única vez sequer a devida preocupação com esse detalhe. Não tenho idéia de qual a causa, mas talvez se empresas como DELL dessem mais atenção e publicassem mais matérias sobre o assunto, poderíamos ter uma mudança no cenário afinal de contas tudo em um computador pode ser substituído, mas o que esta armazenado não.
Seguindo minha leitura me deparo com uma pergunta, e me vem imediatamente a mente porque existem empresas e paises séculos a frente de outros. "Seu negócio cabe em um disco?, pergunta boba claro, seu negócio e feito de pessoas, clientes, sistemas, processos, por vezes estoque, e suas idéias para hoje e para o futuro. Companhias são complexas, mas é impressionante a quantidade de informações críticas - como contabilidade, cadastro de clientes, banco de dados de documentos, mensagens e outras mais - são armazenadas em servidores, computadores pessoais e em notebooks".
Grande colocação não é mesmo, será que só agora a DELL descobriu ou mesmo lembrou que todos os trabalhos realizados em um computador precisam de um hard disk para serem armazenados? Ainda que após o primeiro momento possa ser arquivado em outro sistema de armazenamento (o bom e já tão propalado por mim - BACKUP).
Estou impressionado, e ao mesmo tempo intrigado e a pergunta que não cala e a mesma - O que acontece nesse momento que levou a poderosa DELL a se preocupar com Storage Systems?, um novo produto ou o fato de ter observado que esse é um aspecto que seus concorrentes ainda não exploram?.
Bem ao continuar minha leitura me deparo com observações e colocações que para mim são comuns nada de novo ou anormal, talvez a combinação de minha formação profissional tenha me colocado de frente com essa realidade muito antes do contato com o micro computador, eu sou um publicitário e para nós a INFORMAÇÃO não é só o fator mais importante, mas é simplesmente tudo. Percebo em relances as colocações sobre a importância da Informação e de sua proteção.
Os sistemas administrativos devem sim se preocupar com os sistemas de armazenamento, mas devem ter em conta antes de mais nada da sua complexidade, o funcionamento como um todo no planejamento do tráfego das informações, da velocidade da requisição e da resposta, da quantidade a ser armazenada, da periodicidade com que isso será realizado, acredito que isso requer planejamento.
Seguindo no artigo da DELL, começo a perceber o que me falta, vejo que minha preocupação com a parte técnica não deixou espaço para a parte comercial, e fico feliz em poder ter essa percepção.
Do ponto de vista comercial (já que em artigos de minha inteira autoria, poderemos ver os sistemas de armazenamento do ponto de vista técnico) a DELL descreve os hard disk não como sistemas de armazenamento puro e simples mas da até um toque de humanização e isso me causa satisfação por uma lado porque percebo que apesar de tudo ainda posso aprender e por outro a sagacidade me deixa feliz por poder perceber que ainda há inteligência no marketing, ainda há a colocação de um prisma não explorado em detrimento da maçante massificação pela repetição.
"O que é sistema de armazenamento?.
Não pense nisso como um simples hard disk e um tape que foram comprados no meio do caminho. Isso seria como pensar em um ser humano ser um conjunto de peles, órgãos e ossos....".
"Atuando corretamente o sistema de armazenamento usado por seu sistema poderá guardar, compartilhar e proteger os dados valiosos de sua empresa..."
Eu realmente nunca teria tido essa antevisão, como publicitário ou como técnico em reparo de hard disk.
Me rendo aos que considero seres superiores e aceito a minha submissão aproveito a oportunidade para colocar as observações e recomendações daquela que é líder de mercado, com todo o direito diga-se de passagem.
"Se você em sua jornada teve informações errôneas, talvez esteja vivenciando uma dessas situações...:
- O sistema de armazenamento que acompanha o seu servidor não possui capacidade suficiente;
- O seu servidor pode não ter a implementação de proteção contra a falha de um hard disk (falha que a maioria das companhias enfrentarão algum dia);
- Suas aplicações e seu compartilhamento de arquivos podem estar seriamente comprometidos em função de uma má projeção do hard disk em seu sistema.
-O dados importantes são dispersos através de seus laptops, desktops e servidores;
- O conteúdo poderá se perder através da comunicação entre os vários setores da companhia;
- Dados críticos e bancos de dados podem não estar tendo a devida proteção.
A falta de uma estratégia backup pode expor sua companhia à perda completa dos dados com nenhuma chance de ser revertido, em casos de eventual incêndio, roubo ou desastre natural.
Vamos discutir soluções de cada uma dessas situações, começando primeiramente com algumas idéias tradicionais sobre o armazenamento e como algumas novas opções surgiram para melhor atender as necessidades dos negócios“.

Bem ai tem algumas colocações que podem ajudar empresários e profissionais liberais sem que necessariamente tenham que optar por esta ou aquela empresa leia pense anote e discuta as idéias propostas, use o que eles têm de bom e faça o seu melhor.

Esse material foi escrito pela HDDLAB e será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste