domingo, 6 de maio de 2007

Hard disk, dados estatiscos de durabilidade.

Hard disk é sem sombra de dúvida o componente mais importante de um computador, seja ele usado por um estudante, por um profissional ou por uma empresa. Sempre que escrevo ou converso a respeito de computadores eu coloco o hard disk como a parte mais importante e a mais preocupante. A mim sempre me da a impressão de que os usuários de uma forma geral simplesmente não se dão conta da importância do hard disk e posso dizer isso, pois são 21 anos de contato com reparo de hardware e 8 anos somente reparando hard disk e recuperando dados. Sempre coloco aos usuários que em um computador ou um sistema baseado em computador todas as partes são substituíveis quanto a isso não há sombra de dúvida, mas nossos dados não, os trabalhos, os contatos, as propostas, os e-mails, as teses, os bancos de dados, não vou continuar, pois são tantas as possibilidades que ficaria aqui a escrever o dia todo, todas essas informações são pessoais, são únicas e não acompanham o hard disk quando o compramos, não podemos nunca nos esquecer que a garantia que temos é o backup. Um exemplo rápido desse raciocínio é que na grande maioria das vezes que um cliente se apresentou em meu laboratório para que eu analisasse a possibilidade de recuperar os dados que haviam sido perdidos em seu hard disk eu ouço - " Nossa mas ai fica muito mais caro que um hard disk novo"; e eu fico a pensar com meus botões -não é possível, outra vez? Não vou fazer a defesa de meu trabalho, vou escrever sobre números estatísticos, sobre falhas de discos.

Mr.Robin Harris é um profissional que trabalha com venda e marketing de hard disk há mais de 20 anos, em empresas grandes e pequenas. Em seu currículo esta a introdução no mercado de alguns bilhões de dólares em produtos de armazenamento de dados como DLTs, Fiber Channels e outros. Ele teve a sorte de trabalhar com os mais brilhantes engenheiros especialistas em sistemas de armazenamento e por mais de 10 anos trabalhou com marketing e promoção de servidores e networks. Segundo ele (que agora vive em uma pequena cidade no Arizona, USA) diz de si próprio - "Eu adoro tecnologia, e meu foco é a tecnologia no mercado".

Mr. Harris escreve para algumas publicações, como a ZDNet e tem também um Blog sobre sistemas de armazenamento magnético e um de seus artigos " Finally, some drive model failure numbers", nos dá mostra de uma compilação de dados sobre as falhas observadas em hard disk que foram vendidos durante o ano de 2006, realizada por uma empresa de Seattle, a PCC ( Pget Custom Computers) de Mr. Jon Bach. A PCC vende centenas de computadores do tipo desktop por mês, o quadro abaixo é sobre as unidades que tiveram venda de pelo menos 200 unidades.

Hard Drive Model

# of Units

Failure %

Seagate Barracuda 7200.9 250GB SATAII

280

3.21%

Seagate SATA Barracuda 80GB

271

2.58%

Western Digital SATA Raptor 74GB

592

2.03%

Seagate Barracuda 7200.10 320GB SATAII

202

1.98%

Seagate Barracuda 7200.9 160GB SATAII

265

1.89%

Seagate Barracuda 7200.9 80GB SATAII

403

1.74%

Western Digital ATA100 80.0GB WD800JB

290

1.72%

Western Digital SATA Raptor 150GB

278

1.44%

Total # of drives

2581

2.05%


Os números que vemos no quadro são números para nós dar uma idéia de como os hard disk se comportam em grupo. Estes números são os primeiros que Mr. Harris recebeu este ano e ele espera que outras empresas que porventura fazem este tipo de trabalho envie a ele para que ele possa publicar. O problema é que ninguém parece interessado em demonstrações como esta, ainda que as demonstrações tenham números menores do que os talvez imaginados pelos profissionais de informática, pois falhas de 1% a 3% são realmente muito pequenas e nos traduzem que os hard disk são de uma forma geral muito confiáveis, e que os fabricantes de hard disk tem um trabalho em desenvolvimento e aperfeiçoamento enorme. Quem sabe nós não veremos alguma empresa aqui no Brasil se dispor a nos mostrar dados semelhantes a estes? Assim teríamos uma forma de comparar como esta o mercado brasileiro em face de outros mercados, no caso aqui ao americano. Mr Harris espera que seus leitores que possuem empresas que comercializam hard disk, vendo a matéria em seu Blog, possam enviar mais informações. Nós iremos acompanhar e tendo alguma novidade postaremos aqui. Pois esta muito claro para mim que eu não tenho leitores que pertençam a empresas que fazem este tipo de estudo, nem tenho esta pretensão uma vez que o Blog tem apenas um mês se bem que tenho procurado com afinco outras pessoas e ou profissionais que estão escrevendo sobre hard disk e não consigo encontrar, o que vi até o presente momento são alguns websites com informativos sobre os disco do tipo “review” sendo ainda alguns bem comprometidos, tenho a pretensão de escrever sobre lançamentos de hard disk, mas a isenção será a nossa linha de condução, como sempre o fazemos.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste