domingo, 6 de maio de 2007

Hard disk. Confie desconfiando e fazendo a lição de casa, o backup.

Os hard disk devem ser considerados confiáveis, os números nos dão essa indicação, há estudos que mostram médias anuais de falhas entre 03% e 3%, ainda que uma falha em um hard disk pode ser uma catástrofe pela perda dos dados do usuário. E essa situação será sempre mais séria que o custo do hardware ou da necessidade de substituição do hard disk. Se a falha em um hard disk pudesse ser previsível a repetição para que o usuário faça o backup não seria tão necessariamente repetida.

As analises de confiabilidade em hard disk são realizadas no tocante a perda de dados em vários modelos de hard disk de diferentes fabricantes, para que dessa forma possa ter validade e consistência ao relatar as naturezas das falhas mecânicas dos hard disk e assim contribuir para a estatística de média de falha de hard disk em geral. O efeito das varias mudanças do firmware dos hard disk, que são implementadas durante a vida útil do hard disk e dependência da capacidade de falha dos mecanismos são estudas me profundidade.

Os resultados obtidos da análise de três famílias de hard disk mostram que uma análise top-level da taxa de falhas não é adequada para compreendermos e melhorarmos a confiabilidade e durabilidade dos hard disk. As análises detalhadas da taxa do risco de falha dos mecanismos dos hard disk devem ser executadas para compreendermos as contribuições à taxa total do risco. Os resultados obtidos da análise de uma família hard disk mostram que a taxa de risco obtida na combinação de falha depende do mecanismo e do ponto que é analisado durante a operação.

Métodos para prevenção de falha são implementados a cada momento na tentativa de minimizar o risco do acidente e mesmo para podermos ter como sermos avisados ante que a falha ocorra.

O trabalho na melhoria dos controles do SMART é incansável e ininterrupto, os fabricantes não ficam um minuto sequer sem colocar este fundamento como prioritário isso é uma verdade. A função do SMART é a previsão da falha ante que ela ocorra para assim poder comunicar ao usuário a tempo, dando a ele a chance de fazer o backup.

Claro que existe os chamados falso alarme, hard disk que apresentam erros que na realidade não são falhas irrecuperáveis e se 0,2 % dos discos que são devolvidos como defeituosos forem colocados nessa condição isso poderá representar que 30% dos discos que são enviados para garantia estariam na realidade em perfeitas condições.

Dois algoritmos foram implementados no SMART, usando atributos internos do hard disk para colaborar na prevenção do acidente, esses novos controles trabalham baseados em erros hipotéticos que levariam a conclusões de falhas que não exitem.
Trabalho e pesquisas adicionais são realizados para a certificação de que estes algoritmos desempenhem sua função corretamente, e possível que sejam muito importantes para analise de falha no sistema de engenharia dos hard disk.

Estes algoritmos estão baseados nos predicados do SMART, GDC (grow defects), SKE ( seek erros), RSE (read soft error). Esses atributos podem dar uma falsa noção de disco irreparável, pois todos têm como serem corrigidos se forem diagnosticados precocemente, isso é possível com a instalação de um utilitário que monitore o SMART de seu disco.

A BIOS de todos os computadores fazem a leitura do SMART do hard disk a cada inicialização do computador e comunicam se algo estiver errado, mas somente um utilitário poderá monitorar o SMART e fornecer um relatório sobre o status das funções monitoras, dessa forma pode-se prever uma situação de risco bem antes que ela ocorra.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste