quarta-feira, 9 de maio de 2007

Hard disk durabilidade. (I)

Existem vários estudos sobre a durabilidade dos discos? Se existe eu não sei, mas que não é fácil encontra-los isso é uma verdade. Claro que estamos falando de estudos de profissionais que primam pela isenção. Áreas onde podemos encontrar opiniões facciosas e dirigida o melhor a fazer é procurar os centros de pesquisa, os grupos de estudo, as Faculdades e Universidades e nesses locais procurarmos trabalhos de mestrado e teses para doutorado ou mesmo trabalhos que são exigidos pelos cursos para aprovação do estudante, difícil. Não há cursos para estudo de hardware do hard disk, o que há são esforços para inicia-los mas o despreparo é enorme. Ficamos a mercê da sorte, do esforço e da paciência de garimpeiro. Quando encontro um material devoro-o e se for relevante faço comparações, resumos e após as confirmações eu monto as minhas conclusões e esse trabalho é o que publico aqui, não é cópia de material que eu leio e uso a técnica "copy e paste" mas sim fruto de estudo e de minha análise, onde conto com mais de 25 anos (meu primeiro computador, 1978 e meu primeiro hard disk, 1985) de estudos e experiências.

Os hard disk falham e o percentual de falha física esta em uma média de 1.8%, mas não só as falhas físicas que nos levam a acidente com perda de dados, os vírus, o erro humano e até mesmo um eventual e malfadado encontro com um "black hacker" também podem ocasionar a perda de dados, nesse ponto é onde as estatísticas se confundem, pois o que é publicado não e o numero estatístico de acidentes por quantidade de hard disk em operação e sim um comparativo de percentual de acidente por causa, e esse número tem que ser usado corretamente.

Todo computador (nos dias atuais) tem pelo menos um hard disk, isso é obrigatório uma vez que não ha mais como usar o tão famoso e desgastado SOD (sistema operacional em disco, ou como eu o conheço o - DOS) hoje usa-se o Windows na maciça maioria dos computadores e as novas versões são a cada lançamento maiores e mais exigentes, provocando grande demanda na procura por discos maiores e mais memória ram.
A portabilidade dos sistemas e dos periféricos nos trouxe facilidades, velocidade e eficiência, mas acompanhando o bem e as vantagens, temos o mal (uma convivência não muito pacifica, mas permanente) e o custo. As falhas de hard disk são quase que uma eventualidade certa (costumamos dizer que os hard disk tem dois tipos: 1- Os hard disk que morreram. 2- os hard disk que vão morrer) temos uma afirmação celebre:

"“If you use computers long enough and often enough, you will eventually have to deal with a failed drive. It really is only a matter of time and luck. When this occurs with a drive that is reasonably new, you'll want to have it repaired or replaced under warranty. Unfortunately, most people couldn't tell you anything about their hard disk's warranty other than its length--and in some cases they later find out that they were mistaken about even that! The vast majority of hard disk users don't read the "fine print", and many manufacturers don't exactly make it easy to find even if you want to read it.” "Mr. Charles M. Kozierok, The PC Guide"

Não é o que gostaríamos de ler e saber, mas é uma verdade. "Se você usa computador há muito tempo e durante muito tempo, vai se eventualmente se deparar com uma falha de hard disk...”.

Uma rápida definição de hard disk: mecanismo de armazenamento de dados com prato magnético rotativo, fabricado em tamanhos físicos variados, com capacidade de armazenagem variada, e com varias interfaces. Os hard disk são comumente encontrados dentro de um computador.Um dispositivo de armazenamento magnético pode ser um disco, mas também pode ser mais de um disco, pode ser um sistema (RAID). Quando acontece uma falha física de um hard disk é muito importante, para estudo ou para a recuperação de dados em caso de perda, que se tenha um relato da ocorrência, de como foi percebido o fato e do que foi feito imediatamente após a descoberta.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste