quarta-feira, 9 de maio de 2007

Hard disk durabilidade. (II)

È extremamente importante que se entenda que os hard disk são muito confiáveis, mas eles falham com certezas estáticas, e o impacto dessa estatística e que nos da a importância dos estudos e mais das publicações desses estudos bem como de seu acesso ao maior numero de usuário possível.
Os hard drives podem falhar por muitas razoes e vamos descrever algumas:

a) Falha lógica / falha eletrônica. Estas são talvez as mais simples de serem reparadas e na maioria das vezes a simples troca de um componente pode resolver o problema.

b) Falha do motor do hard disk. No caso normalmente temos que trabalhar com técnicas mais apuradas e também exige o uso de equipamento e ferramentas especiais para a solução.Alguns casos mais críticos exigem o uso de ambiente próprio para a abertura do hard disk.

c) Falha da cabeça de leitura, só pode ser resolvido com a troca da cabeça. E obrigatório que se tenha experiência e local apropriado para execução do reparo.

d) Falha do servo, ou do firmware. Em alguns discos pode ser resolvido com a substituição do chip do firmware, mas tem casos que se faz necessário o uso de hardware proprietário para reprogramação da área de sistema do hard disk.

Os disco ATA (IDE) e os discos SATA possuem varias diferenças e vamos colocar aqui algumas delas:
1- Os hard disk SATA 2, transferem até 3.0 gb/sec o que os torna dispositivos muito mais rapidos.
2- Os hard disk ATA (IDE) transferem menos da metade de dados do que um SATA 1, mas na prática isso não se mostrou verdadeiro.
3- Os discos SATA são dispositivos mais simples de serem instalados no computador.
4- Os hard disk ATA (IDE) tem um limite de duas unidades por cabo de conexão. Os cabos de hard disk SATA conectam um hard disk, mas pode-se usar portas (placas) proprietárias para aumentar esse número.

A durabilidade dos hard disk causa muitas discussões e na maioria das vezes muitos desentendimentos. As opiniões sobre a durabilidade e qualidade dos hard disk estão diretamente ligadas a informações fornecidas pelos fabricantes, pela reputação do distribuidor, e pela opinião pessoal de pessoal técnico ligado a área de informática.

Vamos usar dados estatísticos para podermos nos isentar desse estigma. A probabilidade média de falha de um hard disk esta na média de 2%
por ano. Este número não esta ligado ao MTBF dado pelos fabricantes mas sim a números de estudo dos hard disk em uso no mercado. E esta media leva em consideração fatores reais como aquecimento, quedas, vibrações, oscilação energética e outros fatores diretamente ligados ao funcionamento dos hard disk.
Discos externos tem uma taxa de falha que esta entre 1% e 4%, não números exatos porque é analises de pequenas populações de hard disk. Para sistemas do tipo RAID 5 o numero esta entre 3% e 4%..
Com base em estudos temos algumas teorias que se traduzem em formulas como pro exemplo:
Total da probabilidade de falha = numero de hard disk * a média de falha + o número de discos instalados.
Devemos levar em conta que isso não produzira os números de suas falhas, mas sim uma formula para que você possa iniciar se próprio controle, os discos são suscetíveis ao ambiente em que são colocados para trabalhar.

Vamos colocar aqui uma tabela que foi resultado do estudo e analise de várias configurações de computadores e número de hard disk, com implicações diretas na confiabilidade e aplicabilidade dos sistemas, feito por Mr.James Wiebe. O meu objetivo aqui é dar mais informações que possam eventualmente colaborar em montagens de novos estudos.

Enclosure Type

Total Failure Probability

Unrecoverable Data Loss

Recoverable Data Loss

a) one fixed drive

3%

2%

1%

b) one removable drive

3%

2%

1%

c) multiple fixed drives, non-redundant

2-drive configuration

4-drive configuration

6%

12&

4%

8%

2%

4%

d) multiple removable drives, non-redundant

2-drive configuration

4-drive configuration

8-drive configuration

6%

12%

23%

4%

8%

16%

2%

4%

5%

e) multiple removable drives, redundant configuration (specifically RAID 5)

five drives without RAID 5

five drives with RAID 5

15%

5.4%

10%

0.4%

5%

5%

f) dual removable drives in an automatic-mirroring configuration

with mirroring turned off

with mirroring turned on

6%

2.1%

4%

0.1%

2%

2%

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste