terça-feira, 8 de maio de 2007

Memorex - Mega Travel Drive.

Um hard disk ou um pen drive, essa é a questão. Os sistemas de armazenamento de dados em computadores evoluem de forma impressionante e o que assistimos nos dias de hoje é a incrivel escalada dos sistemas de armazenamento portátil, tecnologicamente esses mini e ate micro periféricos impressionam pelo tamanho, velocidade e conectividade e agora começam a evoluir vertiginosamente em capacidade de armazenamento ou seja mais espaço.

Vamos apresentar aqui uma grande evolução tecnológica o Mega Travel Drive da Memorex um flash drive, o tamanho é de um pen drive a conexão USB também é igual a de todos os pen drivers do mercado mas internamente esse pequenino sistema de armazenamento de dados se assemelha a um hard disk, pois diferentemente dos pen drivers onde os dados se armazenam em um chip de memória, os Mega Travel tem um minúsculo prato (platter) e um mecanismo de leitura com cabeça (head).

Os Mega Travel Drive foram lançados no mercado recentemente, com capacidades de 6 GB e de 8 GB, se posicionam no mercado como os mini dispositivos de armazenamento de maior capacidade no momento. Seu acabamento é de alumínio e sua tecnologia de I/O e a USB 2.0, seu desenho é pouco diferente dos pen drive que nos acostumamos a ver, ele é quadrado e vem com uma capa protetora feita em couro e com um pequeno adaptador USB, que também poderá ser usado com extensão.
O seu formato quadrado nos dá a impressão de ser menor e mais fácil de transportar, sua capacidade da a liberdade de levar conosco não só apresentações em powerpoint, mas seminários completos com áudio e vídeo de duração de 4 horas ou mais, e ainda sobrara muito espaço para nossos dados financeiros, nossos contatos telefônicos, aplicativos que mais usamos, projetos complexos em autocad e por ai a fora.

O dispositivo não traz consigo instalado um dispositivo de segurança para os dados que podem ser armazenados nele, mas com a capacidade de armazenamento disponível pode-se instalar um utilitário de encriptação. Como todo dispositivo de armazenamento USB sua instalação é simples e os Windows XP e os novos Windows Vista já os reconhecem e não requer a instalação de drivers especiais, um verdadeiro "plug and play", tempos modernos são assim, mas eu já vivi o tempo do "plug and prey".
Em minhas pesquisas recentes não fui capaz de encontra-lo em lojas brasileiras, mas seu preço deverá ser em torno de R$500,00 (para o de 6 GB), pois no exterior estamos vendo que custa entre U$110,00 e U$120,00. Impostos e etc deverão colocar o preço perto do número que dispusemos. Mas isso também evolui, e para melhor, o preço tende a ser mais acessível na medida proporcional ao aumento do consumo tanto aqui como no mundo inteiro, graças a Deus.
A escolha de ter um Mega Travel Drive deverá recair basicamente na necessidade da portabilidade somado o tamanho vezes a capacidade de armazenamento, e quanto você leitor estará disposto a pagar por isso. Não é bom saber que ainda podemos decidir alguma coisa?

O mercado nos oferece muitas opções de preço, tamanho, capacidade e funções adicionais. Com tanta tecnologia assim não podemos em momento algum deixar de lembrar que transportar dados críticos de um local para outro, sem a devida cópia de segurança é um risco desnecessário que não devemos correr, não transforme a facilidade que a tecnologia e a modernidade proporciona em um pesadelo. Faça backup sempre. E confira.

Mega Travel Drive. Dados técnicos fornecidos pelo fabricante (Memorex Inc).

Características Especiais:
Mini HDD com alta capacidade de armazenamento e portabilidade
Conector USB possibilita conexão em qualquer porta USB
Não requer uso de energia externa
Acabamento em alumínio metálico
Compatibilidade e total portabilidade entre os sistemas Windows e Mac

Acompanha na compra do dispositivo:
Mega Travel Drive
Manual do usuário
Bolsa de couro
Cabo adaptador USB

Compatibilidade / Capacidade
Windows 98SE/2000/ME & XP
Mac OS 9.x
Compatível com USB 2.0 e com 1.1
Capacidade de armazenamento 6GB ou 8 GB

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste