sábado, 5 de abril de 2008

Voip o meio é a mensagem?

Unificar as comunicações essa idéia apareceu no momento que a informática tornou-se uma realidade, nesse instante as cabeças pensantes imediatamente imaginaram que deveria haver uma forma de colocar todos os meios de comunicação em um único dispositivo e todos os esforços levam a essa direção, poderá ser o celular a resposta, ou talvez algo similar ao celular, mas todos já devem ter percebido que esse será o caminho.

Seu sistema telefônico já pode enviar e receber mensagens, já é possível mandar a mensagem para de um telefone para um e-mail, já se pode acessar um e-mail de seu telefone, já podemos ver noticias e filmes de um telefone e o telefone já navega na internet como se fosse seu desktop.

Para que tudo venha a ser uma única coisa pouco falta, o VOIP é a resposta para finalmente tornar possível que um telefone fixo, um celular o e-mail, o internet messager torne-se um único sistema? Não sei, mas de um fato sei, isso já é possível se será definitivo ou não já é outra história (ou estória).

Fato é que a idéia da unificação das comunicações esta no ar, e o melhor de todos os acontecimentos é que toda essa tecnologia estará disponível para todos e não só para empresas, como já esta sendo hoje, esse é o caminho.

A unificação das comunicações é um conceito que se discute há mais de uma década, e finalmente começa-se a colocá-lo em pratica através do VOIP e seu conceito Peering, de fato as empresas estão timidamente adotando a idéia da conexão conceitual ponto a ponto, alguma relutância ainda existe, mas irá fatalmente ceder não mais como recuar, esse é um caminho sem volta, o que deverá acontecer é que os grandes conglomerados de comunicação terão que encontrar um meio de continuar faturando alto, mas para isso terão que ser muito mais criativos e muito mais eficientes.

Dizem os mais céticos que isso somente será possível através de benéficos irrefutáveis, mas imaginemos a integração de e-mails, e-mails de voz, conferências através de telefones, salas de reuniões virtuais, mensagens sendo distribuídas pelo telo telefone e podendo ser através da palavra escrita ou através de voz, as possibilidades que serão geradas são inúmeras para as empresas e seus funcionários, acabaremos definitivamente com as diferenças temporais de todos os cantos da terra e transformaremos o Globo terrestre na tão propalada nos anos 50 - Aldeia Global - a maior visão do sociólogo canadense Marshall McLuhan.

O conceito da "Aldeia Global", criado pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan, quer dizer que o progresso tecnológico estaria reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive. Marshall McLuhan foi o primeiro filósofo das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.

Simplesmente perfeito, e se imaginarmos que esse conceito tem mais de 50 anos ai então temos a idéia da sua magnitude, se tudo que temos e estamos desenvolvendo for usado para o bem do ser humano e para que possamos produzir mais e melhor e ainda se usarmos todo esse aparato para diminuir as distâncias sociais, ai definitivamente teremos algo.

Um comentário:

Hard Disk disse...

Já testei e há muito tempo.
Se voce tivesse lido mais artigos me meu Blog já até saberia que eu usei VONO.
O que achei, muito bom. Mas é um pouco caro perto do que tem no mercado e tambem achei que a Vono não oferece serviços, é um VOIP de minutagem.

Ads Inside PostM

Teste