segunda-feira, 31 de março de 2008

Rio de Janeiro e a dengue

Estou colocando no Blog duas matérias sobre o Rio de Janeiro e a dengue porque penso ser um absurdo termos uma epidemia de dengue no segundo estado mais desenvolvido da nação em pleno século 21, alias é inadmissível que isso esteja ocorrendo e vejamos a passividade das autoridades, esta me parecendo que todos nós somos insensíveis e irresponsáveis, não quero pensar isso de minha pessoa e estou fazendo a minha parte, estou divulgando e abrindo o espaço deste Blog para o caso.

”Rio pede pediatras de outros Estados para o combate à dengue”
Autor da matériaLUISA BELCHIOR

Colaboração para a Folha Online, no Rio

Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u387468.shtml


O governo estadual do Rio de Janeiro vai começar a recrutar pediatras da rede pública de outros Estados do Brasil para ajudar no atendimento a crianças com suspeita de dengue na cidade do Rio. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, segundo sua assessoria de imprensa.

O secretário apresentou a proposta ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, pedindo que sejam encaminhados quantos pediatras puderem ser deslocados de seus Estados de origem. A secretaria informou que arcará com as despesas de passagem, hospedagem e o custo de diárias e plantões dos médicos.

A intenção, segundo o órgão, é reforçar o quadro de pediatras dos hospitais da rede estadual do Rio, devido ao grande número de crianças com suspeita de dengue que chegam às emergências das unidades.

Nesta segunda-feira, a Folha mostrou que havia apenas um pediatra de plantão no hospital Cardos Fontes, no domingo (30), quando ao menos 360 crianças foram atendidas.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio afirma que tenta contratar pediatras e clínicos gerais desde o início do ano, mas não tem recebido interessados.

Desde o começo do ano, 54 mortes por dengue já foram confirmadas no Estado pela Secretaria Estadual de Saúde, 31 delas na cidade do Rio. As outras aconteceram nos municípios de Duque de Caxias (7), Miguel Pereira (1), Campos dos Goytacazes (3), São João de Meriti (3), Paracambi (3), Nova Iguaçu (3), São Gonçalo (3), Angra dos Reis (1) e Belford Roxo (1).

Neste fim de semana, contudo, três crianças morreram com suspeita de dengue hemorrágica no Estado do Rio. Os casos ainda não foram confirmados pela Secretaria de Saúde.

Hospitais de campanha

Os hospitais de campanha montados pelas Forças Armadas no Rio começaram a funcionar na manhã desta segunda-feira para atender pacientes com dengue. Em duas horas, a unidade da Aeronáutica atendeu 80 pessoas.

O hospital fica na Barra da Tijuca (zona oeste), próximo ao hospital municipal Lourenço Jorge. As outras unidades estão instaladas em Deodoro, na Vila Militar (Exército), e o da Marinha, no quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense).

O atendimento inicial e o diagnóstico de pacientes com dengue não é feito nas tendas. Para lá, só irão pacientes que passaram por hospital público antes. A Aeronáutica conta com um centro de triagem no terminal da Alvorada, na Barra.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste