Um dos principais parâmetros de qualquer empresa que pode gerar grandes dividendos a longo prazo é o atendimento ao cliente. Como proprietário de uma empresa, concluir um acordo de vendas perfeito pode dar a você a sensação de ter satisfeito seu cliente, mas em muitos casos não é assim. Neste mercado impulsionado pela tecnologia, onde as empresas precisam estar atentas em todas as arenas, a qualidade do atendimento ao cliente é mais importante do que nunca. O ambiente altamente competitivo tornou difícil para qualquer empresa construir uma identidade de marca forte e, neste cenário, um atendimento ao cliente superior pode ser o fator de diferenciação entre você e seus concorrentes.
De acordo com uma pesquisa recente , o atendimento deficiente ao cliente está custando às empresas US $ 75 bilhões em um ano.
Construir o nível certo de satisfação do cliente também é um passo importante para desenvolver a fidelidade do cliente a longo prazo e, para esse propósito, o serviço que você oferece pode desempenhar um papel significativo. É difícil para qualquer empresa adivinhar o que o cliente está sentindo ou seguir seu processo de pensamento a partir de uma simples interação. Mas, com o nível certo de interação, um cliente pode ficar feliz e espalhar esse sentimento positivo sobre o negócio entre outras pessoas. Um cliente satisfeito também voltará para sua marca ao fazer a próxima compra. Por essas razões, não é de se admirar que muitos CEOs considerem o atendimento ao cliente tão importante quanto a qualidade e o preço de um produto.
Experiências positivas criam impacto
Com o mundo se movendo em um ritmo acelerado, a experiência que uma empresa ou produto oferece é algo que fica na mente. Embora o serviço que sua marca oferece crie a imagem de sua marca, ele também pode gerar uma vibração positiva que se espalhará com o tempo. A melhor maneira de conseguir isso é mostrando a face humana do seu negócio e aproveitando a tecnologia da melhor maneira possível. Para uma empresa moderna, é necessário conhecer seus clientes por meio da análise de dados certa e entregar o que eles esperam. Uma experiência impessoal fornecida na hora errada pode prejudicar a imagem da marca.
A pesquisa sugere que cerca de 70% das experiências de compra são baseadas em como o cliente sente que está sendo tratado por uma empresa.
Conscientizar o cliente de que, como marca, você se preocupa com a experiência dele com o produto e está pronto para apoiá-lo de acordo com sua ética e valores empresariais, pode fazer uma grande diferença.
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon ainda lida com e-mails contendo feedback dos clientes, para que ele possa identificar “pontos problemáticos” e tomar as medidas necessárias para resolver os problemas que podem ser melhorados para oferecer uma melhor experiência aos clientes.
Construir uma marca centrada no cliente
A Amazon foi considerada a marca mais valiosa do mundo, ultrapassando o Google e a Apple com um crescimento fenomenal de US $ 108 bilhões no ano passado. Um fator chave para tornar isso possível é sua abordagem centrada no cliente ao longo dos anos. A Amazon enfatiza os seguintes pontos com os quais outras empresas podem aprender uma lição ou duas.
O atendimento ao cliente está no centro das políticas de negócios da Amazon em todos os níveis. Oferece um serviço rápido e sem complicações e sai do caminho para oferecer aos clientes as melhores ofertas.
A Amazon foi a primeira empresa a capacitar os clientes com um sistema transparente de revisão de produtos, tornando os compradores mais informados e os fabricantes mais responsáveis.
A equipe de atendimento ao cliente garante que eles estão sendo úteis de maneira não intrusiva. A Amazon também usa pesquisas simples para fazer os ajustes necessários e aprimorar a experiência do cliente.
Uma grande porcentagem de seus funcionários passou por vários dias de treinamento de call center para construir a cultura de ouvir o cliente. O desenvolvimento da cultura de compreensão do cliente por meio da arte de ouvir leva à prestação de um melhor atendimento ao cliente.
Muitas das principais marcas aprenderam sobre a importância do atendimento ao cliente da maneira mais difícil e um excelente exemplo disso é a Dell. Um simples blog do jornalista Jeff Jarvis sobre a experiência ruim que ele enfrentou na Dell deu início a uma avalanche de clientes compartilhando suas experiências negativas em blogs e sites de redes sociais. A história foi até mesmo divulgada pelo New York Times, causando ainda mais danos à reputação da empresa. Embora a Dell tenha tomado medidas corretivas eficazes para consertar as coisas e foi capaz de absorver as perdas, as empresas menores podem não ter tanta sorte.
Em 2020, espera-se que a experiência do cliente ultrapasse o preço e o produto como um diferenciador-chave da marca. - MarketingTech
Uma pegada online visível é importante
Usar plataformas de mídia social para impulsionar seus esforços de atendimento ao cliente é uma jogada inteligente no cenário de negócios atual. Os clientes se comunicam regularmente com as marcas por meio de perguntas, preocupações ou problemas que eles têm sobre qualquer produto. Fornecer respostas eficazes a essas perguntas é muito importante. Ele também fornece um canal de comunicação bidirecional com o cliente, oferecendo muitos comentários perspicazes que o ajudam a melhorar seus serviços.
Na mídia social, o tempo de resposta é importante e permanecer conectado e respondendo de forma consistente pode ajudá-lo a construir a quantidade certa de reputação. Para tirar o melhor proveito de sua presença online, você precisa usar a tecnologia correta que ajuda a agilizar suas comunicações. A Caixa de entrada do Sociocs é uma ferramenta eficaz para facilitar as coisas para você enquanto enfrenta os desafios de lidar com seus clientes.
Seja um influenciador para um melhor envolvimento do cliente
Estudos revelaram que os clientes são mais propensos a fazer uma compra por meio da recomendação de um influenciador nas redes sociais. Se você for um especialista na área e puder compartilhar ideias e conteúdos de maneira eficaz, poderá atingir uma base maior de clientes em potencial. Conectar-se aos clientes e gradualmente espalhar sua rede enquanto fornece um serviço consistente é a chave para construir sua reputação como influenciador.
Como primeira etapa, você precisa identificar as plataformas de mídia social certas onde seus clientes em potencial passam a maior parte do tempo. Sendo proprietário de uma empresa, você também pode colaborar com outros influenciadores no mesmo campo para formular as estratégias certas que o ajudarão a superar seus concorrentes. Ao mesmo tempo, com mais engajamento, também surge uma responsabilidade maior de acompanhar as várias consultas e solicitações de serviço que se multiplicam continuamente conforme sua base de influenciadores cresce.
A caixa de entrada do Sociocs o ajudará a enfrentar as responsabilidades como um influenciador eficaz, enquanto mantém abertos os vários canais para um atendimento ao cliente bem-sucedido da melhor maneira possível. Além de oferecer uma interface simples, também é totalmente GRATUITO. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco em hello@sociocs.com com qualquer dúvida que você possa ter.
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