sábado, 4 de março de 2017

Enterprise Social Network

ESN - Definição: Redes sociais empresariais que se concentram no uso de redes sociais on-line ou em relações sociais entre pessoas que compartilham interesses e ou atividades empresariais. As redes sociais empresariais são muitas vezes um recurso de software social empresarial, que é essencialmente um software social usado em contextos "empresariais" normalmente com objetivos comerciais.



As ESN começaram a aparecer nos anos 90 e uma das primeiras Redes foi a TheGlobe fundada em 1995 por estudante da Universidade de Cornell (Ithaca-NY-USA), uma rede social empresarial muito conhecida dos Brasileiros foi a GeoCities fundada em 1994 por David Bohnett e John Rezner esta rede por um curto espaço de tempo foi conhecida como Beverly Hills Internet (BHI).

As ESN abrangem as modificações e ou adaptações que se fazem em intranets corporativas também conhecidas como intranets sociais e em outras plataformas clássicas de software usadas por grandes empresas para organizar sua comunicação, colaboração e outros aspectos de suas intranets. As redes sociais empresariais normalmente são usadas para incluir o uso de um serviço de rede social externo padrão com vistas a gerar visibilidade para uma empresa.


Atualmente muitas empresas estão implementando Networks sociais para promover colaboração entre seus funcionários, colaboradores e estreitar seu relacionamento com fornecedores e principalmente aprofundar seu relacionamento com seus clientes. Para tal as empresas estão investindo pesado em treinamento abordando Cloud Computing, Cloud Storage e é claro em SaaS (Software as a Service) pois estas novas tecnologias estai sendo usadas pelas redes empresariais e também pelas redes sociais.

“Although social technologies are employed by 70 percent of organizations, Gartner, Inc. said most social collaboration initiatives fail because they follow a worst practice approach of "provide and pray", leading to a 10 percent success rate. “

"Without a well-crafted and compelling purpose, most social media initiatives will fail to deliver business value," said Anthony Bradley, group vice president at Gartner. "This provide and pray approach provides access to a social collaboration technology and prays something comes good of it, like a community forming and participants' interactions naturally delivering business value. As a result, this approach sees a 10 percent success rate, and the underlying reason is usually that the organization did not provide a compelling cause around which a community could form and be motivated to provide their time and knowledge. In other words, purpose was lacking."


"Enterprise social networks will become the primary communication channels for noticing, deciding or acting on information relevant to carrying out work. However, Gartner, Inc. estimates that through 2015, 80 percent of social business efforts will not achieve the intended benefits due to inadequate leadership and an overemphasis on technology."

“Organizations approaching social collaboration in the "provide and pray" manner do not fully recognize the value of purpose and do not understand how to take an "architected" approach to it,” said Mr. Bradley. “Social collaboration efforts are a challenge for which enterprise architects are well suited, as these practitioners are often cross-disciplinary. They are able to work with social initiative leaders to define community purposes and condense these purposes into a strategy or road map which they can use to guide project teams during implementation.”

Empresas como a Jive Software e IBM vêm pesquisando recentemente como as redes sociais podem afetar as redes corporativas. Diferentes empresas adotaram redes sociais e estão criando seus próprios sites de redes sociais internas. A IBM é um exemplo, eles criaram o projeto de pesquisa Beehive, baseado em seu produto Lotus Connections. Outro exemplo é Atos, que está implantando seu produto Bluekiwi “in house" para todos os 76.000 funcionários com a finalidade de atingir sua ambição que é de Zero E-mail. Muitas empresas estão encorajando os funcionários a usar suas redes sociais para que eles possam se conectar com outros funcionários. Ajudar as pessoas a se socializar quando dão uma pausa no trabalho, ou mesmo ajudar a contribuir para outras questões relacionadas com o trabalho. Algumas empresas estão se juntando a sites de redes sociais típicos como o Facebook ou o MySpace para ganhar mais clientes, se comunicar com seus clientes ou com as chamadas pessoas-alvo (prospects) com base em seus hábitos. Essas empresas estão buscando ganhar a confiança de seus clientes.




Exemplos atuais de ESN: Convo, IBM Connections, Jive Software, JomSocial, Salesforce Chatter, SocialCast, SocialEngine, Tibbr, Yammer e Zyncro.

Escrevi este artigo com base em vários artigos que pesquisei e li sobre redes sociais empresariais, e posso afirmar que o Bitrix24 cumpre esta função em sua totalidade pois tem toda a estrutura para colaboração, integração com as redes sociais, e é possível montar uma rede social privada, sem contar as quase que infindáveis possibilidades que ele oferece a partir de integrações com outros sistemas e utilitários.

Biblio referencies(partial):
http://www.cio.com/article/481215/Social_Networking_at_Work_Fear_Not_Facebook_MySpace_and_Bebo_
http://www.cio.com/article/471166/NewsGator_Sharpens_Enterprise_Social_Network_Product
http://hrcommunications.com/Main/Articles/Employee_networking_The_next_generation_1109.aspx
http://hrcommunications.com/Main/Articles/Employee_networking_The_next_generation_1109.aspx
Over 200 social networking sites: InfoJuice website. Retrieved on January 19, 2008
"Social by the numbers". Deloitte University Press. Retrieved 2016-02-08
Craig Skipsey, 2014. Boral Embraces enterprise social networking. http://www.enterprisesocial.com.au/blog/boral-embraced-enterprise-social-networking.php
Schwartz, Jeffrey. "Is IT a Barrier to Enterprise Social Networking?" Retrieved 2013-05-29.

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