quarta-feira, 22 de julho de 2009

O VoIP ponto a ponto, chamada direta IP

O que é ligação IP ponto a ponto ou como funciona uma transmissão de voz usando uma rede e a tecnologia VoIP.

Ligação IP ponto a ponto é um método que permiti pessoas chamarem um número VoIP direto através da conexão de Internet ou de uma conexão de rede privada sem ter que passar por um provedor de serviço VoIP. Se você tem um adaptador ATA moderno como, por exemplo, um Cisco-Linksys modelo SPA-2102, você será capaz de configurar o dispositivo para aceitar e fazer chamadas VoIP diretamente de IP a IP (ponto a ponto). Isto pode ser particularmente útil se você usa um provedor de serviços VoIP que bloqueia chamadas do tipo SIP URI e chamadas de outros fornecedores de serviços VoIP como por exemplo a Vono, CTBC, Nexus, Transit, ou seja a grande maioria dos provedores de serviços VoIP brasileiros não permitem as chamadas VoIP fora da rede, ou o VoIP Peering.

Eu gostaria de observar que montar uma conexão ponto a ponto para realizar chamadas de voz através dela não é uma tarefa muito simples e requer algum conhecimento de redes e também de transmissão de voz por rede. Se ao pensar em montar esse tipo de conexão você tiver alguma dúvida eu sugiro que procure um provedor de serviços que permite a realização de chamadas VoIP gratuitas.

Quando pensamos sobre a conexão ponto a ponto ela nos leva a uma conclusão obvia tudo faz sentido, o sus adaptador de telefone ATA esta conectado a Internet ou a uma rede privada a outra ponta também tem o mesmo dispositivo e também esta conectado a internet ou na mesma rede privada, fica claro que estes dois dispositivos podem iniciar uma chamada e também podem estar codificando e decodificando pacotes de voz., pensando dessa forma porque eles não podem? Sendo uma pergunta a resposta mais plausível é: Claro que eles podem se você souber como montar a conexão e se você tiver o hardware correto.

Uma lista de ATAs que podem ser usados para chamadas IP ponto a ponto.

* Billion 7401vgp
* Billion 7402vgp
* Billion 7402vgo
* Billion 7404vgp
* Billion 7404vgo
* DrayTek Vigor 2100V
* DrayTek Vigor 2800VG
* Linksys PAP2
* Linksys SPA-2102
* Linksys SPA-3102
* Sipura SPA-1001
* Sipura SPA-2002
* Sipura SPA-2100
* Sipura SPA-3000
* Sipura SPA-92x
* Sipura SPA-94x
* Sipura SPA-841
* Sipura SPA-901
* Vood VTA111
* Zoom X5V 5565

Alguns desses dispositivos podem não ser facilmente localizados no mercado brasileiro e também pode haver outros que possam fazer a conexão.

Qual é o maior beneficio que uma chamada IP ponto a ponto pode trazer a um usuário?

Os usuários podem se conectar independente de onde estiverem e essa conexão ser[a gratuita, quer dizer dependendo de como será realizada terá o custo da conexão de Internet.

Depois de ter criado a conexão IP ponto a ponto corretamente, os usuários serão capazes de fazer chamadas entre si ou então optar por uma chamada PSTN para um número de acesso local e, em seguida, digitar o seu código único para que possam ser conectados. O único custo é o custo de chamada local para quem esta chamando. Outros usuários VoIP serão capazes de te ligar direto para seu adaptador telefônico VoIP, desviando a chamada através do serviço da SipBroker, solicitando que a chamada seja desviada para a sua SIP URI. Ao fazer a chamada dessa forma pode ser ignorado o serviço do provedor VoIP e, portanto, esta chamada será gratuita.
As chamadas por IP direto ponto a ponto tem a vantagem adicional de reduzir o percurso da chamada, porque ignora o provedor de serviço VoIP, portanto, pode haver uma redução na latência e no eco.

A continuação deste artigo será: como poderemos montar as chamadas VoIP através de uma rede pública ou particular para a realização de chamadas IP ponto a ponto.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste