quinta-feira, 23 de julho de 2009

Como montar uma conexão VoIP IP ponto a ponto

Neste artigo iremos continuar abordando o VoIP sem provedor e com conexão ponto a ponto usando a Internet ou uma rede privada, e iremos mostrar passo a passo como qualquer pessoa pode montar este tipo de conexão, claro que isso demandará alguns dias e os interessados deverão acompanhar o Blog para poder ter todo o processo que é gratuito.

Seu computador de casa ou de seu escritório tem um endereço IP, se você estiver conectado a uma rede privada ou então publica por exemplo Internet, este endereço IP pode ser visto por qualquer pessoa que também esteja conectado a sua rede privada ou então na Internet, é claro que para isso a outra parte deve saber onde procurar, naturalmente. Este endereço IP é atribuído a você pelo ISP ou pelo administrador da sua rede privada. Se o seu ATA estiver configurado corretamente com um desses endereços, qualquer pessoa pode te chamar criando uma chamada do tipo SIP URI usando o telefone SIP: seunumero@seuenderecoip onde seunumero é o sei userID que você definira em seu ATA ou em um softfone que faça chamadas ponto a ponto e o seu seuenderecoip é o endereço IP atribuído ao seu PC através da rede do seu provedor de Internet ou o administrador da rede privada. Agora é evidente que há algumas coisas que você tem que fazer para tornar este trabalho confiável, e se você está interessado, continue a ler em seguida.

As ações que devem ser executadas para fazer este trabalho são gratuitas, e fáceis de serem feitas quando você sabe como. Abaixo você ira ver as instruções detalhadas de todas as etapas para execução da configuração:

1. Configure o seu ATA SPA-2102 (ou dispositivo similar) para que ele aceite chamadas IP.

2. Configure o roteador para permitir que as chamadas SIP passem pelo seu firewall.

3. Configure um endereço DNS para identificar o seu PC. Será necessário fazer isso porque o seu endereço IP que é atribuído pelo seu provedor de Internet pode mudar e você vai ficar sabendo quando ele fizer isso. Você também precisa configurar o seu PC (ou um roteador) para que ele acompanhe e mantenha o seu endereço IP e mude o DNS, caso seja necessário.

4. Criar um alias para o seu endereço DNS IP no SIPBroker. O alias que você criar irá se tornar seu número IP de contacto, e pode ser usado para te chamar por qualquer pessoa que souber o número.

5. Você pode então ir um passo mais além e registrar o seu número de telefone convencional (PSTN) na rede Enum para desviar as chamadas para o seu pseudônimo. Dessa forma, qualquer pessoa que chamar o seu numero convencional PSTN usando um VoIP terá a chamada desviada para seu VoIP onde esta registrado o Enum e esta chamada que você irá receber será gratuita.

É possível que a pessoa que vá te chamar usando o Enum tenha que fazer algumas configurações, mas as informações serão fornecidas aqui também.

Um comentário:

Murilocs disse...

Caro vc tem mais informaçoes de como configurar essa conexao ponto a ponto via servidor SIP.

Ads Inside PostM

Teste