domingo, 19 de julho de 2009

VoIP e o Portal de Voz

A idéia do Portal de Voz VoIP veio do “Calling Card” que é um sistema de chamadas onde você liga para um número, por exemplo um 0800 e ele pede uma senha também conhecida por PIN number e após o usuário ter sido identificado pelo sistema é possível a realização da chamada. E é dessa forma que esse serviço funciona nos Estados Unidos, claro que ao chegar em terras tupiniquins mudou-se um pouco sua configuração.
Em alguns casos a pessoa tem que ligar para um número local convencional e pagar pela chamada, após isso pode fazer sua ligação usando a conta VoIP, claro que se essa ligação pudesse ser descontada do crédito do “Calling Card” tudo bem mas tem casos que não e ai é que o sentido do número de acesso local do “Calling Card” fica confuso.

O Portal de Voz permite que você receba chamadas de um telefone fixo ou celular em seu número VoIP e em seu número iNum, isso caso seu provedor de serviço VoIP tenha o Inum em sua linha de produto.
Na realidade o Portal de Voz funciona mais ou menos como se você tivesse um número DID associado a sua conta VoIP, mas ao invés de ligar para apenas o seu número VoIP, o Portal de Voz lhe dá a opção de ligar para qualquer conta número VoIP e para todos os iNum, isso no caso de um Portal de Voz de VoIP que tenha o serviço de interconexão.

O VoIP que faz parte do serviço de interconexão pode ser chamado pelos “números de acesso local” onde o objetivo é a localização de um número local que possa chamar um número VoIP e pagar pela chamada localmente evitando assim o pagamento de um interurbano.

Na marcha da evolução tecnológica o número de acesso local se tornou o Portal de Voz. Algumas empresas de serviço VoIP estão com números locais em vários pontos do mundo sendo que os VoIP de interconexão são os que possuem o maior número de telefones locais. Através destes números de acesso local um número VoIP pode ser chamado. A maior rede de números de acesso local é a SipBroker que tem número de acesso local em 25 países com mais de 150 cidades. Uma curiosidade, a SipBroker conta com a colaboração de uma empresa de telefonia a Telesthetic que só no estado de Michigan colocou em 180 cidades números de telefone local que podem chamar números VoIP que fazem parte da rede mundial de interconexão.

Nos Estados Unidos existem números de acesso local, que chamam números VoIP, em 67 cidades o que significa presença em praticamente todos os estados Americano, algumas Universidades Americana colocaram um número Inum e Enum que facilita a forma de contato de alunos e de seus pais.

Os números Inum prefixo mundial 883, tem serviços que são providos pela Voxbone uma da maiores empresas de comercialização de DID do mundo, os Inum já contam com Portal de Voz (número de acesso local) em 45 países do mundo, o Brasil esta na lista.

Os portais de empresas de VoIP que fazem parte da rede de Interconexão permitem que chamemos números VoIP de outras redes, isso é um serviço que não tem nada de interessante para ser divulgado por quem vende minutos ou tráfego, pois é tido que isso diminui o faturamento. O que causa espécie é que os serviços VoIP invariavelmente chamam seus usuários de comunidade e propalam que de VoIP para VoIP o serviço é grátis, mas o caso é que se você assina um serviço VoIP você não consegue chamar ninguém pois as chamadas comunidades VoIP são completamente desconhecida, não há um só serviço VoIP que divulgue a lista de usuários, dessa forma não há como chamar outro usuário, a não ser que você seja um vidente.

Nós iremos chegar ao nosso objetivo que é o de poder fazer uma ligação sem ter que pagar por ela, mas esse processo vai demorar e muito, um dos maiores culpados somos nós os usuários.
Hoje com um VoIP que faça parte da rede mundial de interconexão (os serviços que permitem a conexão Voice Peering gratuito) é possível se comunicar com Portais de Voz sem ter que pagar pela ligação, é possível ligar para um número 0800 americano e europeu sem ter que pagar.
Temos alguns provedores de serviço VoIP no Brasil que permite a chamada para 0800 do Brasil gratuita, exemplo a Azzu (serviço de VoIP ligado a CTBC) e a Vono ( serviço de VoIP ligado a GVT).

Na marcha da evolução do contra tudo e contra todos esta o Enum e o Inum com Portais de Voz pelo mundo e através destes Portais é possível usar um telefone convencional para chamar um número VoIP.

Muito se fala da Betamax, dizendo que a empresa é ruim e que ela não tem qualidade, que não respeita o usuário. Eu não pactuo com essa opinião e vou além a Betamax é uma empresa de VoIP que inova o tempo todo e muitas vezes por falta de compreensão os serviços que ela oferece acabam sendo retirados do rol de opções. A Betamax tem Portal de Voz no Brasil e destes é possível chamar números PSTN usando uma conta VoIP. O fato é que essa empresa em sua audácia permite chamadas para números Inum gratuitamente.

As combinações são imensas o necessário é estudar as possibilidades ou contratar quem esta no meio e tenha propostas que ultrapassem a venda pura e simples da minutagem VoIP.

Temos atuando no Brasil a VarPhonex e a Inphonex que na realidade é uma só com Portal de Voz em varias cidades do Brasil e permite que os seus usuários sejam chamados destes Portais. A BlasterPhone com presença no Brasil também tem Portais de Voz, mas foi além, permitindo que se chame os números VoIP e os números Inum.

Em breve iremos abordar os Portais de Voz VoIP com tecnologia e reconhecimento de Voz e como montar seu Portal de Voz com um investimento de menos de dois mil reais, dessa forma você pode ter seu próprio serviço de “Calling Card”.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste