segunda-feira, 20 de julho de 2009

Acrônimos VoIP

Os acrônimos VoIP mais comuns e suas definições.

O VoIP esta avançando, não como eu queria mas esta. A cada dia mais e mais empresas e profissionais se mostram receptivos para falar sobre a comunicação de voz sobre IP.

Os acrônimos em Informática fazem parte do chamado jargão profissional e por isso vamos colocar aqui os acrônimos mais comuns em Voz sobre IP, não confundir com Glossário de VoIP, não tenho pretensão de escrever um dicionário de VoIP apenas de descrever os termos mais comuns.

ATA - Analogue Telephone Adapter. Adaptador Telefônico Analógico é um dispositivo que permite o uso de um telefone convencional para fazer chamadas VoIP. Atua como uma ponte entre a telefonia digital e a analógica, claro que a telefonia digital e a transmitida através de IP. Os ATAs mais populares no Brasil são os da Cisco-Linksys e os da Grandstream.

CNG - Comfort Noise Generation - Muitos dispositivos VoIP oferecem a supressão de silêncio - onde em vez de usar a banda da Internet para transmitir silêncio, é transmitida uma mensagem dizendo não há som. O dispositivo na outra extremidade, na seqüência, utiliza o CNG para criar ruído (uma vez que quando um fala ao telefone, o outro lado deve estar em silencio, que geralmente não é um silencio absoluto, há alguns ruídos). Assim, o GNC é uma tentativa de fazer o silêncio parecer mais natural.


DID - Direct Inward Dialling - algumas vezes referido como um "número virtual". Este é um número de telefone convencional (que pode ser na Austrália, ou de outro país) que pode ser chamado por qualquer telefone no mundo, ele encaminha a chamada para o seu VoIP. Muitos prestadores de serviços VoIP oferecem DID, como parte dos seus serviços, ou como um add-on.

DTMF - Dual Tone Multi-Frequency. Estes são os sons produzidos pelo seu telefone quando você disca os números de telefone (em oposição às seqüências de cliques que foram usados quando os telefones ainda eram pulso, ainda hoje encontramos alguns aparelhos que funcionam com pulso).
OS telefones de menu interativo trabalham com as freqüências do ton de discagem para fazer a identificação dos números do teclado e também dos sinais que nele contém. O Dual Ton que é parte do DTMF refere-se ao fato de que cada tecla do telefone que é pressionada produz duas freqüências de pendendo da sua localização.

e164 - É um método para que um número telefônico convencional possa ser usado como se fora um endereço conectado a uma rede mundial IP. O Número de telefone é mapeado como uma DNS e poderá conter informações do tipo IM, VoIP, email e outras semelhantes.

FWD - Free World Dialup - Este é um dos mais populares serviços de VoIP e tem sido ao longo dos últimos anos, seu mentor é um dos mais ferrenhos incentivadores da transmissão de voz por IP (Jeff Pulver). Para mais informações sobre o FWD visite Free World Dialup provider.

FXO - Foreign Exchange Office - A porta FXO é o local na parte de traz de um telefone convencional onde se encaixa o cabo telefônico, todo aparelho telefônico tem uma porta FXO para poder fazer a interface com a rede de telefonia convencional.

FXS - Foreign Exchande Subscriber - A porta FXS é a porta que permite a conexão de uma linha VoIP a um aparelho de telefonia convencional seja ele um telefone fixo, um celular ou mesmo um PABX.

H.323 - Este é o protocolo de transmissão de voz por rede IP que antecedeu o SIP, ao contrário do SIP o H.323 é um completo protocolo de voz sobre IP, e não um simples método de sinal como é o SIP.

IAD - Integrate Access Device - Significa um adaptador VoIP tudo em um. Os aparelhos do tipo do Wrtp54G que incluem modem, roteador, porta de rede e porta VoIP é um IAD.

NAT - Nat Adress Translator - Esta definido no RFC 1631, é o tradutor dos endereços de rede que permite que um endereço IP publico possa ser usado por muitos dispositivos. Também pode atuas como uma ponte entre um endereço de rede privada e um endereço de rede público, esse procedimento é muito comum quando se tem uma rede de computadores em um escritório ou em uma residência e adiciona-se a Internet.

PABX - Private Automated Branch Exchange - O PABX é um sofisticado sistema que conecta a rede de telefonia convencional a um escritório e permite que muitas pessoas usem as mesmas linhas e que possam interagir transferindo chamadas para outro usuário por intermédio de ramal e também podem manter um dialogo entre os usuários. Alguns PABX modernos tem funções do tipo caixa de mensagem, transferências do tipo "cega" (blind transfer), sistema de espera e outros.

POTS - Plain Old Telephone System - É como se denomina o sistema de telefonia mais antigo quando para se fazer uma chamada telefônica éramos obrigado a ir a um Posto Telefônico o POTS é o Post Office Telephone Service, alguns técnicos usam para a telefonia convencional em textos acadêmicos.

PSTN - Public Switched Telephone Network - Denominação do sistema de telefonia convencional.

QoS - Quality of Service - O QoS tem dois significados quando se trata de uma rede, se estamos falando especificamente de uma rede de transmissão de voz, o QoS é a probabilidade que há em se estabelecer a conexão entre dois pontos, caso a referencia seja uma rede de transmissão de pacotes o QoS é a garantia de banda que possibilita a transmissão dos pacotes de um ponto a outro da rede.

REN - Ringer Equivalence Number - É um numero usado para definir a capacidade da porta FXS. Todo aparelho de telefone, modem e aparelho de FAX tem um número REN que define a capacidade de cada um até mesmo quando se trata, por exemplo, da capacidade de emitir sons.

SIP - Session Initiation Protocol - É o protocolo que permite iniciar uma chamada ou uma tramissão de um pacote de voz, ou mesmo um pacote multimídia através de uma rede IP.

STUN - Simple Traversal of UDP through NATs - Network Address Translators - Servidor que permite que clientes NAT por exemplo.: os computadores que possuem sistemas com firewall realizem chamadas telefônicas para provedor VoIP que esta fora da rede local.

VAD - Voice activity detection - É uma técnica usada para reconhecimento e processamento de voz,onde a presença ou a ausência da voz pode ser identificadas, em chamadas VoIP os dispositivos que possuem VAD facilitam o processamento, além de permitir que nas ausências da voz possa se economizar banda.

VoIP - Voice over Internet Protocol - É o protocolo que permite a transmissão de pacotes de voz através de uma rede IP seja ela local ou não, publica ou privada.

O objetivo que busco com este artigo é a familiarização dos termos usados quando o assunto é a transmissão de voz por rede IP, para aqueles que querem se aprofundar mais nos termos que citei, existe aqui no Blog artigos com alguns destes termos onde a abordagem foi um pouco mais extensa e profunda, e claro como diz um amigo que conheci no Orkut, “se realmente queremos aprender algo é só usar o Google...”, eu particularmente acho um pouco exagerado mas fica ai a dica, coloque o termo no Google e monte sua pesquisa.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste