sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cisco Linksys recebendo chamadas VoIP

Em Voip as ligações que são feitas são as rotas de saída as responsáveis e as chamadas que entram são as rotas de entrada, e no jargão VoIP as chamadas que o usuário realiza são as "oubound calls" e as chamadas que são realizadas para o número VoIP são conhecidas como "inbound calls".

Portanto VoIP ponto a ponto poderá ter as "outbound calls" e também as "inbound calls", continuando com nossa seqüência de VoIP por IP ponto a ponto vamos ver como configurar um ATA da Linksys para que ele receba chamadas de um outro local sem conta VoIP.

Este artigo foi originalmente escrito por um usuário da Sipbroker de codinome Dracofelis, ire tentar manter-me fiel a idéia original e em um próximo artigo iremos avançar na configuração, dessa forma ficará mais fácil a compreensão da idéia.

Para receber chamadas VoIP sem ter que usar um provedor de serviços VoIP em um ATA Linksys, faremos algumas considerações:

1- Porque seu provedor VoIP não lhe permite receber ligações em seu número ATA sem que isso tenha custo a ambas as partes da chamada?

2- Você gostaria de fazer e receber chamadas VoIP onde a qualidade fosse igual a de uma chamada feita em telefone convencional?

3- O que você acha da idéia de receber e fazer chamadas VoIP diretamente de seu adaptador ATA?

Se você ao ver as perguntas acima respondeu sim então o que você ira ler abaixo foi escrito especialmente para você. Nesse primeiro passo a passo iremos abordar a descrição de como configurar um ATA Linksys de forma a permitir ao mesmo receber chamadas VoIP vindas de uma Sip Uri sem o uso de um provedor de serviços VoIP.

Configure primeiramente seu adaptador ATA para funcionar com o roteador de Internet levando em consideração o NAT. Comecemos configurando um STUN server em seu adaptador:

Handle VIA received: no
Handle VIA rport: no
Insert VIA received: no
Insert VIA rport: no
Substitute VIA Addr: yes
Send Resp To Src Port: yes
STUN Enable: yes
STUN Test Enable: no
STUN Server: stun.fwd.com:3478 (procure no Google = free STUN server)
EXT IP: não escreva nada nessa opção
EXT RTP Port Min: não escreva nada nessa opção
NAT Keep Alive Intvl: 45
Set "NAT Mapping Enable: yes"
Set "Ans Call Without Reg: yes" on your adapter settings
Garanta ter seu adaptador ATA configurado com a Porta Sip padrão que é:
SIP Port: 5060
User ID: escreva alguma coisa para identificá-lo
Outbound Proxy: deixe em branco
Configure a Porta UDP em 5060
Como estamos usando uma rede particular devemos montar um DNS dinâmico

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste