terça-feira, 21 de julho de 2009

Voip TCP IP e aplicações

VoIP, serviço de voz sobre uma rede de dados baseada em arquitetura TCP/IP pode trazer sérios problemas de desempenho na rede, a principal razão é que o TCP/IP não foi projetado para suportar aplicações de tempo real, e não tem como oferecer QoS para as aplicações de tempo real que em sua maioria usam o RTCP (Real-Time Transport Control Protocol ).

Para iniciar um projeto de Voip (Voz sobre IP), é necessário conhecer todo o tráfego existente na rede e verificar o quanto isto representa em relação a banda total da rede, dessa forma podemos estabelecer o quanto de tráfego pode ser gerado sem que a rede tenha que passar por um upgrade. Também deve conhecer o tipo de aplicação que se deseja implantar, verificando a banda de rede a ser utilizada por esta, e então projetar como a rede deverá ser estruturada. Para auxiliar no projeto de Voip, pretendemos mostrar o que está sendo desenvolvido para que o protocolo TCP/IP possa oferecer QoS e também uma ferramenta para analise do tráfego de voz sobre redes TCP/IP.

Voz sobre IP é uma tecnologia que permite a digitalização e codificação da voz e o seu empacotamento em pacotes de dados IP para a transmissão em uma rede que utilize TCP/IP. Devido ao volume de dados gerado por uma aplicação Voip, esta tecnologia se encontra em funcionamento em redes corporativas privadas, mas se a rede base para o transporte desta aplicação for a Internet, certamente não deve ser utilizada para fins profissionais, pois o TCP/IP não oferece padrões de QoS comprometendo desta forma a qualidade da voz. A qualidade da voz fica dependente do tráfego de dados existente no momento da conversa. Uma grande diferença entre uma aplicação de dados e uma aplicação de voz é que uma aplicação de voz é sensível ao atraso. Em uma rede IP não é possível garantir um atraso constante o que pode tornar uma aplicação de voz em tempo real, como por exemplo, uma ligação telefônica, um serviço de baixa qualidade com a voz entrecortada e muitas vezes inteligível.
Para resolver o problema de falta de QoS em redes IP, estão sendo desenvolvidos vários protocolos, entre eles o Protocolo de Reserva de Recursos (Resource ReSerVation Protocol – RSVP) que consiste em determinar um caminho fixo a ser percorrido por todos os pacotes IP e reservar banda de rede suficiente para atender a necessidade da aplicação e o Protocolo de Transporte em Tempo-Real (Real-time Transport Protocol – RTP) que atua como uma interface melhorada entre as aplicações de tempo real e os protocolos das camadas já existente. Mas de uma maneira geral, o RTP não garante o fornecimento de pacotes ou previne que os pacotes sejam entregues fora de ordem, e também não assume que a rede na qual ele está rodando é confiável, que fornece a entrega de pacotes em seqüência ou garantia de tempo entre pacotes fixa.
Que tipos de chamadas Voip é possível estabelecermos?
Em função do equipamento disponível, podem ser estabelecidos os seguintes tipos de chamadas telefônicas:
• PC-PC – o computador pessoal (PC) necessita ter instalado um programa de um prestador Voip e o originador da chamada deve saber qual é o endereço IP do seu correspondente para o estabelecimento da ligação.


• PC - telefone – como no caso anterior, o PC deve ter instalado um programa através do qual seja possível marcar o número do telefone do seu correspondente, ou utilizar um telefone IP ou um telefone tradicional (rede pública de serviço telefónico/public service telephony network - PSTN) com adaptador ATA (Analogue Telephone Adapter).
• Telefone-telefone – este tipo de chamada tem a vantagem de não ser necessário ligar o computador, porque o estabelecimento da chamada com o telefone realiza-se do modo habitual.
Os benefícios da tecnologia Voip
Os benefícios da tecnologia podem ser divididos dentro de quatro categorias:
• Redução de Custos. Este é um assunto bastante popular para a introdução do Voip. Os preços fixos para acesso à Internet podem se configurar numa excelente oportunidade para reduzir os custos de voz e fax. O compartilhamento, principalmente nos ambientes corporativos, do sistema de telefonia com a internet levará a uma redução de custos em larga escala nas comunicações de voz.

• Simplificação. A integração da infra-estrutura que suporta todas as formas de comunicação permitirá uma maior padronização e redução nos investimentos em equipamentos. Esta infra-estrutura compartilhada pode aperfeiçoar o uso da largura de banda.

• Consolidação. Uma vez que pessoas estão nas extremidades das redes, qualquer oportunidade para combinar operações, eliminará pontos de falhas e consolidara atividades que gerem redução de custos. Nas empresas, o uso de sistemas de gerenciamento de rede monitorando voz e dados traz excelentes benefícios tanto de redução de custos como de agilidade na determinação de problemas.

• Aplicação Avançadas. Embora os serviços básicos de telefonia e fax sejam as aplicações iniciais do Voip, no longo prazo é esperado o uso de aplicações multimídia e aplicações multiserviços. Por exemplo, as soluções de e-commerce podem combinar acessos a Web e a partir desse acesso, através do próprio PC os usuários terem acesso imediato para chamar o atendente do callcenter.

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