domingo, 6 de abril de 2008

SIP Trunk

O serviço de linha tronco com protocolo SIP (session initiation Protocol) permite que se instale um PABX virtual e através dele torna possível para o VOIP realizar comunicações em tempo real.

Conectando um tronco SIP a uma linha de telefone convencional as empresas podem fazer conexões com qualquer local do mundo.

Isso permite que se possa substituir a telefonia tradicional pelo VOIP, e através desse sistema usar todos os recursos de multimídia, onde temos voz, voz e imagens, e também a transferência de dados simultaneamente. Paralelamente a toda essas facilidades aumentamos a eficiência da comunicação sua velocidade e de quebra, cortamos custos.

Com a tecnologia provida pela Internet e com o protocolo SIP temos que podemos trafegar voz e dados pela mesma linha e simultaneamente. O SIP permite ligações locais e longa distancia, Serviços de emergências, identificadores de chamadas, automação total e tudo isso integrado a um sistema de telefonia existente em uma empresa.

Como exemplo hipotético podemos dizer que o SIP permite que um usuário estando em São Paulo ligue para seu cliente em Paris e isso usando o prefixo de ligação local de Paris e com custo de ligação local. Esta ligação poderá ser originada através de uma chamada IP para PSTN ou vice-versa.

Um tronco SIP tem originalmente três componentes primários, e estes são:

IPPABX virtual. Permite a comunicação de todos os pontos de comunicação através de uma rede IP, bem como transfere ligações entre usuários Voip para linha local convencional, simultaneamente outro usuário poderá estar usando o mesmo numero para uma ligação de longa distancia e um terceiro fazendo uma conexão ponto a ponto na rede, na realidade não limite nas conexões possíveis, tudo dependerá da capacidade da network instalada e quanto de trafego é permitido na rede. Inimaginável em se tratando de telefonia convencional.

ITSP. internet Telefone Service Provider. Garante a conexão de um terminal telefônico convencional e um ponto de rede através da Internet, isso poderá ser através de um terminal desktop ou de um notebook com wifi ou ainda por um celular conectado a rede pode Wifi, Wan ou mesmo pacote de dados de um provedor de serviço para celular, em redes privativas e também em redes públicas.

Elementos de borda. São os elementos que trazem a conectividade para a rede IP e assim permite o acesso ao serviço VOIP e pode ser um SIP que trafega através de um firewall, ou mesmo a permissão para simples transferências de IPs para PSTN e estes elementos são fornecidos e controlados pelo seu VSP, se não forem suficientes para suas necessidades você poderá estar adicionando essas facilidades através de um segundo ou terceiro VSP.

Os benefícios de uma linha tronco SIP para seu usuário são:

Eliminação de altos investimentos em hardware e infra-estrutura;
Anulação da necessidade de comprar equipamentos do tipo gateway para fazer a interface entre uma linha IP e uma linha PSTN;

Redução drástica de custos, isso porque a linha rede que é usada para trafegar dados é mesma que é usada para trafegar voz.

Redução dos custos de comunicação longa distancia

Permite pontos de presença em vários locais ao mesmo tempo sem que isso venha onerar a empresa.

Aumento da capacidade de atendimento da empresa através de conexões do tipo 0800 com custos extremamente accessíveis.

Os custos envolvidos para implantação de linhas tronco com protocolo SIP são bem menores do que os custos para implantação de linhas troncos convencionais, bem como a quantidade de serviços que oferecem serem extremamente maiores, os sistemas de segurança oferecidos por conexões SIP são extremamente mais eficientes que os da linha convencional.

O grande desafio esta em mostrar todos esses aspectos aos empresários uma vez que é do conhecimento de todos a velocidade com que os custos em informática caem e também o aumento da capacidade de resolução de problemas e soluções.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste