domingo, 6 de abril de 2008

Voip na micro e pequena empresa

Em minha busca diária por matérias sobre Voip, me deparei nesse domingo com uma muito interessante e bem apropriada a situação da comercialização de Voip nos dias atuais.

Vou traduzir a matéria aqui e vou colocar um pouco de minha experiência pessoal assim ficaremos com um artigo mais abrasileirado tendo facetas do comportamento de empresas, profissionais e utilizadores de telefonia em geral do Brasil, espero que consiga retratar um pouco da nossa realidade nas entrelinhas.

A matéria foi originalmente publicada no site BusinessSolutions e seu título original é "Selling Voip to SMBs"; Business Solutions, July 2007 Written by: Sandra Gault, principal and EVP of marketing, Allworx.

Como podemos observar já temos nove meses da publicação da matéria, mas é muito atual o retrato que iremos ver.

O vendedor de VOIP procura oferecer o mais motiva as SMBs (Small business) ou como aqui são conhecidas empresas de pequeno porte e entra nessa classificação as micro empresas (uma invenção brasileira para incentivar as pessoas a saírem da informalidade). Economia em telefonia, esse é o principal apelo que temos hoje aqui no Brasil, nada de apelo ao que pode ser feito com o Voip que com a telefonia convencional seria impossível, nada a respeito da velocidade, da eficiência que se torna um processo fácil de ser aprimorado, nada de melhorar a relação com os clientes, nada de diminuir as distancias e melhorar o atendimento, nada disso somente economize até 90% em ligações telefônicas.

Importante ressaltar que como as pequenas e micro empresas estão sempre a procura de preço, são de uma forma bem geral abordadas pelo que há de pior no mercado Voip, e ai criou-se o estigma de que VOIP é ruim e não funciona, ledo engano e se essas empresas não se permitirem falar com pessoas de maior conhecimento vão perder o timing e a chance de ter algo realmente inovador e fantástico em sua comunicação.

Esta você abordando as micros e pequenas empresas com propostas de VOIP? Se não esta saiba que será inevitável para você estar e em um futuro muito mais breve do que imagina. O Voip veio para ficar e até 2012 estará presente na maioria das micros, pequenas, medias,e ate mesmo grandes empresas do mundo todo. Acredita-se que até o final de 2010 a grande maioria dos Profissionais liberais e consumidores residenciais já tenham uma opção de Voip em seu uso diário de comunicação telefônica.

Parte do grande problema de oferecer o VOIP é a imagem que ele tem, e como comentei anteriormente, essa visão esta distorcida, citarei aqui os pontos de acordo com a matéria original e farei comentários aplicando nossa realidade.

1-É complicado mudar a telefonia para VOIP.

Sim, mas pode-se adotar uma política paralela e com isso já ir aprimorando o serviço alem do aprendizado as experiências possíveis irão enriquecer sua comunicação

2- A qualidade do Voip é ruim

Não é verdade, a qualidade do Voip é boa e posso afirmar que é tão boa quanto a de um celular, o que é necessário é a aquisição do serviço adequado as condições oferecidas para sua implantação na empresa.

3- Voip é complicado de operar.

Não é verdade porque o Voip esta diretamente ligado a informática e isso faz com que possamos automatizar todos os procedimentos tornando muito mais sofisticado e ao mesmo tempo muito mais simples de operar que a telefonia convencional.

4- Uma vez instalado o Voip é impossível retornar ao método de telefonia antigo.

Outra grande inverdade, isso só acontece quando a empresa não avalia o profissional ou a empresa que esta contratando para assessorá-la e prover o serviço, a única verdade é que ao passar a usar Voip ninguém quer voltar ao sistema tradicional tamanha a diferença que ambos possuem.

5- O Voip não acessa serviços de emergências

Outra grande inverdade, o que acontece é que nos estados unidos o serviço de emergência é o 911 e a grande maioria de VSP (Voip service Provider) são os vendedores de minutagem e esses serviços não acessam esse tipo de número, mas isso é possível de ser contornado fazendo-se uma programação ao se instalar o IPPABX virtual é quase impossível pensar em algo em telefonia e na se achar a solução usando Voip, devemos nos manter sempre com o fato de que estamos lidando com um sistema ligado a informática, isso significa que os centros de apoio são muito poderosos.

A grande chance da pequena e micro empresa de se colocar a altura das grandes é o VOIP, uma vez que normalmente não possuem um pequeno orçamento para investimento em sua estrutura e também a dificuldade de contratação de profissional para desempenhar tarefas específicas, e o Voip não requer nada disso.

O que temos é uma forma de democratizar a tecnologia dando um pouco mais de competitividade a empresas com recursos parcos, o que esta em jogo é a criatividade e velocidade na tomada de decisão o que pelos menos em teoria a micro e pequena empresa possui.

Oito questões para as micro e pequenas empresas.

A lista de questões abaixo foi baseada em uma pesquisa realizada pela Allworx’ *, e você poderá estar usando ou adaptando as questões para determinar se a empresa que você esta em contato esta preparada para comprar e usar Voip.

1- Ao analisar a conta telefônica da empresa o número é significativo confrontado com o faturamento da mesma e com a relação das outras despesas estruturais?

2- A empresa que você esta contatando tem website? Faz uso da internet como parte de seus recursos estruturais?

3- Após analise da forma como a empresa usa o telefone você detectou alguma dificuldade nas transferências da ligações? Como se processa o atendimento telefônico na empresa?

4- A empresa em questão pensa em ter um contato com seus clientes e potenciais consumidores? Possuem serviço de assistência técnica?

5 - Essa empresa trabalha com e-mail? Usam voice mail?

6- Como é a instalação de computador na empresa, possuem uma rede? Quantos micros? Eles têm problemas com a rede.

7- Qual a relação que a empresa mantém com a sua provedora de serviços telefônicos atuais? Qual o nível de satisfação da empresa face a esse provedor?

8 Como esta o contrato da empresa com o provedor de serviços telefônicos? Esse contrato existe? Qual a condição do mesmo? Ele esta para vencer? Qual o seu prazo.

O mercado hoje oferece um grande número de empresas provedoras de soluções de comunicação, tanto na área de serviços para serem implantados quanto para aquisição de hardware, faça consultas, contate peças propostas e avalie-as.

* Allworx , is a provider of VoIP solutions for small to medium-sized businesses (SMBs) and it has been included in Deloitte’s New York Technology Fast 50 list, as one of the fastest growing technology companies in the state

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste