domingo, 22 de abril de 2007

Determinando a qualidade de um hard disk.

Essa é uma tarefa difícil nos dias atuais, os fabricantes são empresas de renome internacional com uma historia testada e aprovada pelos consumidores, em varias áreas.
As diferenças entre os hard disk esta na tecnologia aplicada na sua programação de funcionamento e na estratégia mercadológica adotada pelo fabricante para suas linhas de produto, e o que podemos fazer é pesquisar o mercado nos informando sobre critérios que acompanham os hard disk, para nos orientarmos em nossa escolha. Não devemos nos esquecer que teremos uma árdua tarefa, pois vamos confrontar fatos interessantes, como por exemplo, opinião pessoal de pessoas as quais temos ligações e muitas vezes essa opinião tera como base de sustentação a experiencia pessoal, mas para se atestar fatos o que se deve fazer é pesquisar e levar em conta dados estatísticos comprobatorios e esses dados requerem números e histórico.

Para minimizar o cenário decidi de há muito fazer uma pesquisa para levantar dados que pudesse dar uma baliza para analise e escolha de um hard disk, não quero afirmar que é uma regra, mas dados que podem auxiliar em uma escolha que será no mínimo criteriosa. Para isso vamos descrever aqui dois conjuntos de critérios para análise, um com base em performance e capacidade do disco e o outro com base na qualidade.

Critérios com base em performance e capacidade:

Capacidade, o tamanho do disco e importante e deve ser levado em consideração uma vez que nós precisaremos de um disco com capacidade suficiente para atender as exigências de nosso sistema operacional e nosso sistema de trabalho e também com capacidade de armazenamento de nossos arquivos gerados ainda que temporariamente.

Velocidade do disco, aqui reside hoje uma diferença entre discos que não havia anteriormente, hoje temos discos de 5400 rpm, 7200 10000 e ate 15000 e em alguns casos 4.400 (hard disk para notebook). Quanto maior for esta velocidade maior será a taxa de transferência dos dados entre o disco e qualquer outro periférico a esse fato chamamos de velocidade de I/O (input - output).

Velocidade de busca (seek time), esta especificação nos da uma referencia de qual o tempo que a cabeça magnética do disco leva para entrar em trabalho seja em inicio de funcionamento seja em retomada do mesmo, quanto menor for este numero mais rápido e eficiente será o disco.

Densidade de Área, esta especificação é muito importante, pois irá determinar a capacidade de armazenamento dos discos (platters) do seu hard disk, relação direta com o número de cabeças e nos teremos aqui alguns fatores interessantes, por exemplo, um disco de 40gb poderá ter um disco interno e uma cabeça ou dois discos interno e duas cabeças e ou dois discos internos e 4 cabeças e esta característica influenciará diretamente na durabilidade e na performance.

Media de taxa de transferência sustentada, bem aqui teremos a velocidade do disco em trabalho, não a velocidade dos discos em sua melhor analise, mas a velocidade real do em situação de estresse, este dado se mostra muito importante em discos de grande capacidade onde o usuário tem como trabalho os stream seja ele de Vídeo ou de áudio.

Obs: Os discos com base em performance e capacidade são todos do tipo ATA (AT atachment) e podem ser PATA (paralelo) SATA (serial) e SCSI, e operam em velocidades distintas e todos têm suas especificações descritas em seus manuais, as velocidades de transferência vão de 33mb/sec a 300mb/sec, mas lembramos aqui que de nada servirá um disco de performance "x" se a interface (controladora de disco rígido) responsável pela ligação disco-computador não conseguir fazer o disco trabalhar em sua performance máxima.

Bem entendo que os critérios possam ser de desconhecimento da maioria, mas podem ser encontrados e quero também dizer que como em todo trabalho profissional esta avaliação irá requerer alguém que tenha conhecimento destes pontos. Mas acredito que qualquer pessoa seja um usuário de computador ou um profissional da área de computação poderá atestar que existe uma base técnica para a determinação do hard disk mais adequado a uma função e este é meu objetivo aqui.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste