sábado, 18 de julho de 2009

VoIP e Skype

O Skype é talvez uma das mais importantes tecnologia desde o PointCast., afirmam seus mentores e usuários.
Houve até mesmo alguns profissionais de alto nível dizendo que o Skype iria dirigir o mundo das telecomunicações, esta é uma afirmação para deixar pessoas da área de informática chocada com esta avaliação. É fato que o Skype recebeu uma avalanche de cobertura gratuita da imprensa, mas o caso é que uma grande parte dessa informação que está sendo distribuída esta errada, ou é apenas parte da história.

Lendo alguns artigos sobre o caso acredito que se criaram muitos mitos sobre o Skype e o que se vê nos dias atuais é que o Skype não tem nenhuma chance ao competir com o padrão aberto Sip.

O Skype realmente é muito popular e tem milhares de usuários, mas o fato é que se afirma que acontecem milhões de downloads de seu aplicativo mas isso não significa que todos os downloads são usuários efetivos, ou mesmo novos usuários o fato é que a relação de downloads de Skype versus usuários efetivos não passa da casa dos 5%, e isso também pode ser aferido pelo número de ligações diárias que são executadas com o Skype, gostaria de lembrar a todos que as chamadas Skype para Skype e o uso de Skype para chat não deve ser levado em consideração quando se trata de fazer estudo de chamadas telefônicas.

O Skype tem algumas limitações do tipo você não pode ter um número de telefone Skype, você tem um user ID Skype e depois você terá os dispositivos Skype para fazer e receber chamadas telefônicas, mas é fato sabido e constatado por todos que para usar Skype é necessário estar de frente a um computador, e não ha como se colocar o serviço em um PABX convencional. Não podemos nos esquecer de historias já passadas no meio da Informática quando o assunto é tecnologia fechada. Vide a Apple uma idéia fantástica que sucumbiu ao IBM PC pelo simples fato de que o PC tinha sua tecnologia aberta, o caso me parece bem similar quando falamos de Skype com protocolo fechado e VoIP com SIP que é um protocolo aberto de fácil instalação e com opções que não podemos sequer sonhar se usarmos o Skype.

Uma das falácias diz que o Skype é ponto a ponto e isso lhe da vantagem, ora e o Sip como é a conexão se não ponto a ponto? Dizem que o Skype é realmente um P2P puro, mas quero lembrar que esse tipo de sistema tem muitas limitações e sua melhor parte esta em troca de arquivo como o faz os torrentes, mas para que isso aconteça a maquina precisa estar ligada e se estiver desligada o P2P perde totalmente a razão pois não se reconhece o outro usuário se ele não esta conectado e dessa forma nem mesmo o Voice mail de um Skype desligado funciona. O VoIP com Sip envia para um email um recado de voz mesmo quando o usuário do VoIP não esta conectado.

O VoIP evolui o tempo todo e hoje já podemos instruir um Voip a fazer um siga-me ou seja você liga para um numero VoIP que seu usuário não esta conectado no momento e o numero VoIP imediatamente liga para outro telefone seja ele fixo ou celular.

Temos o caso da interoperacionalidade, o Skype não se comunica com dispositivos diferentes já o Voip com Sip liga para VoIPs sejam eles de mesma rede ou não e também temos hoje os VoIP chamando os internet messager como já é o caso do Google Talk, um Skype necessita ter um ambiente Windows para estar operacional e um VoIP por Sip não necessita do ambiente podendo estar conectado somente a um dispositivo adaptador de Internet. Imagine você estar fazendo um negocio com um cliente ou com um fornecedor e do nada seu Windows trava e você é obrigado a reinicializá-lo.
Outro fato que acontece com o Skype é a falta de habilidade que ele tem para negociar com pacotes de voz com codificações por compressores diferentes e isso não acontece com o Sip.

Com relação a interconexão já temos hoje as possibilidades de fazer uma ponte entre um alinha VoIP e uma linha de telefone convencional, com mais essa função podemos estar na rua e chamar nosso VoIP usando um telefone seja ele um celular ou um telefone fixo ligando para um telefone conectado a nossa rede seja ele fixo ou um celular e após termos essa conexão podemos fazer a transferência da chamada para uma rede VoIP que pode ser usada para se conectar a outro VoIP ou simplesmente para usarmos nosso VoIP para realizarmos uma chamada para um telefone convencional seja ele um telefone fixo ou um celular.

A verdade é que hoje em dia usando um VoIP com protocolo Sip esta muito difícil dizer que tem algo em comunicação de voz e imagem ou mesmo em transferência de arquivos que nos não podemos fazer ou nos imaginar fazendo, já temos no mercado VoIP que fazem chamadas para usuário Skype.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste