sexta-feira, 8 de junho de 2007

VOIP tabela de consumo com base em codec.

O consumo da banda de internet por um serviço VOIP, depende do codec (Codificador-Decodificador) de áudio que esta se usando. Tecnicamente as plataformas VOIP de uma forma geral suportam vários codecs (Codificador-Decodificador). Este componente é o responsável por transformar a voz humana (um sinal analógico) em uma seqüência de bits (um sinal digital) para transmissão numa rede de dados, fazendo amostragens periódicas no sinal de voz.

Em equipamentos do tipo gateways VoIP, esses codecs são implementados através de um componente chamado DSP (Digital Signal Processor).

Cada codec provê certa qualidade de voz. A medida de qualidade da voz transmitida é uma resposta subjetiva de um ouvinte. Uma medida comum usada para determinar a qualidade do som produzido pelos codecs específicos é o MOS (Mean Opinion Score).

Com o uso do MOS, um amplo range de ouvintes julgam a qualidade de uma amostra de voz (correspondendo a um codec particular) numa escala de 1 a 5. A partir desses resultados, é calculada a média dos scores para atribuir o MOS para aquela amostra.

Os algoritmos de compressão são patenteados e seu uso obriga o fabricante do gateway VoIP a pagar royalties ao proprietário do algoritmo.

Vale a pena atentar para o efeito provocado pelo ajuste do tamanho do payload nos frames IP usados para VoIP. O payload é a área de dados do frame onde a informação de voz codificada é colocada.

Quanto maior o payload, menor será o consumo de banda numa chamada VoIP, porém maior será o delay para transmitir cada frame desta chamada. Uma aplicação bem interessante é o Voice CODEC Bandwidth Calculator, da CISCO disponível na Internet para usuários registrados, o qual permite que se façam simulações do uso real de banda tendo como parâmetros de entrada o tipo de CODEC utilizado e o tamanho do payload desejado.

Codec BR NEB
G.711 64 Kbps 87.2 Kbps
G.729 8 Kbps 31.2 Kbps
G.723.1 6.4 Kbps 21.9 Kbps
G.723.1 5.3 Kbps 20.8 Kbps
G.726 32 Kbps 55.2 Kbps
G.726 24 Kbps 47.2 Kbps
G.728 16 Kbps 31.5 Kbps
iLBC 15 Kbps 27.7 Kbps

BR = Bit rate
NEB = Nominal Ethernet Bandwidth (one direction)

Teste sua conexão, pesquise seu provedor de serviço VOIP para ver qual o codec que mais se adapta a sua necessidade, qualidade versus velocidade.

Enjoy
Bone chance!!!!!!!!!!!

Obs.: Infelizmente eu abandonei a área de Voip há algum tempo e não mais escrevi ou mesmo acompanhei o Blog e algumas pessoas ficaram sem resposta às suas duvidas, mas aqui vai um link de um Blog com boa explicação de como inserir Codecs em servidores Asterisk.. -Blog da Oximundi

Um comentário:

Bruno Nardini disse...

Olá. Gostei muito do tópico. Mas tenho uma dúvida:

Onde entra o codec? Eu devo instalar o codec em qual servidor?

No Caso eu tenho dois Asterisk que se comunicam, sendo que um tem um sistema de tarifação. Eu tenho que colocar nos dois o codec, ou só nos que estão os ramais?

Ads Inside PostM

Teste