terça-feira, 5 de junho de 2007

Brasil-Segurança-Descaso.

Estive trabalhando no México em 2004, em uma empresa de recuperação de dados e ao retornar tive uma experiência que não acreditaria se alguém me contasse, portanto você leitor tem todo direito de ver o caso do ponto de vista da impossibilidade de ter ocorrido e não passar de um surto de minha imaginação.

Apesar ter formação acadêmica em Marketing trabalho com informática há 21 anos, e durante esse tempo realizei muitos trabalhos com varias empresas americanas, mas nunca dei o número de meu celular para nenhum profissional ou amigo que morasse fora do Brasil. Daí minha surpresa. Transcorria o mês de abril de 2005 e eu estava assistindo uma dessas sessões coruja quando lá pelas 3:00 meu celular tocou, curiosamente tive uma atitude mecânica e sem olhar o número que estava me chamando, atendi, para meu espanto a pessoa do outro lado da linha falando inglês me saudou (dizendo meu nome) e iniciou um dialogo comigo a respeito de meu trabalho. O que isso tem a ver com segurança? Tudo. Como foi que meu telefone e minhas informações pessoais (ele sabia quase tudo sobre a minha pessoa e a respeito de meu trabalho, e o que eu estava realizando nos últimos cinco anos) foi parar nas mãos de um desconhecido? Esse é o risco que corremos ao usarmos Internet, muitas vezes não há muita necessidade de Engenharia Social para coletar informações de alguma pessoa ou de uma empresa, basta saber ler, amealhar uns poucos conhecimentos, um computador e um acesso a Internet.

Esse contato “imediato” colocou me frente a conhecimentos que me dão condições profissionais para a realização de pesquisa Forense (Foresic research), ou seja, investigação sobre atos criminosos com o uso de computador, como agente ou mesmo como testemunha. Após algumas semanas de treinamento (sim, ele me ligou se oferecendo para me guiar para um novo conhecimento que está intimamente ligado a data recovery). Infelizmente todo meu esforço deixou somente um resíduo - o conhecimento, uma vez que não encontrei no mercado empresários interessados pelos meus serviços - Segurança de Dados Preventiva. Impressionante? Não, simplesmente – Brasil.
Agora passados dois anos, estava eu lendo o Blog do Sr. Alexandro Almeida Figueira, Analista de Segurança que atua na Bahia quando me deparei com um artigo que ele postou, muito interessante – “Obras do descaso!” - "Por que as empresas são tão vulneráveis a tragédias –e o que há para aprender com quem consegue se preparar para evitar o pior".

Nós que trabalhamos com segurança de dados, apesar de termos nossa maior fatia de ganho , exatamente quando ocorre o desastre. Passamos o tempo todo orientando, pedindo, quase implorando a dirigentes de empresas que estabeleçam políticas de segurança, que façam regras para manutenção preventiva periódica, mas infelizmente os desastres sempre ocorrem e invariavelmente sempre de mãos dadas com Murphy.

Leiam a matéria, “Obras do descaso – Lições do risco”, e entendam porque - “Apesar da natural aversão a perdas, a maioria dos empresários brasileiros ainda não aderiu à gestão de risco com ferramentas capazes de mitigar o poder do acaso nos acidentes” – trabalhar com segurança no Brasil ainda é muito complicado. Minhas experiências no mercado local ( Sertãozinho) demonstrou que o Brasileiro não tem a menor vocação para a chamada prevenção e que o risco é seu companheiro, e pasmem – eu sou mais conhecido por estas bandas que nota de um real, nem assim consegui sequer passar o que eu poderia fazer para evitar desastre. O que faço? – vou a igreja todos os dias que posso e rezo, por mim e por eles. Vivemos em camadas sociais, e quando há um desequilíbrio em uma parte dela o todo sofre. Esse deveria ser o pensamento de dirigentes e políticos no Brasil, mas infelizmente não é o que ocorre, e a nós simples mortais, resta rezar!.

A matéria "Obras do descaso" esta na revista - Amanhã do grupo Terra e quem assina são:Eduardo Lorea e Marcos Graciani.

Um comentário:

Salomão disse...

Olá José P.
Gostei bastante do seu post, já dei uma mexida no texto do Jô em sua homenagem... O seu blog também está indo bem...apesar do tema ser bem específico, e eu boiar bastante nos tópicos.
Um abraço
Carlos L.

Ads Inside PostM

Teste