terça-feira, 5 de junho de 2007

Wi-Fi WiMAX será?

Velocidade, isso é tudo. O Senna se foi o Rubinho ficou e tudo que pensamos é - velocidade. Segurança virou detalhe. Os notebooks estão roubando a cena e as conexões remotas avançam, ruins, caras, ineficientes, inconstantes, com enormes áreas sem sinal algum, mas já caíram nas graças dos brasileiros. Sem se darem conta que este tipo de conexão não é seguro, profissionais e empresários usam e abusam das suas "facilidades", os hackers agradecem.

A conexão Wi-Fi (marca registrada pertencente à Wireless Ethernet Compatibility Alliance -WECA, abreviatura para "wireless fidelity") é uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fio, usando o protocolo IEEE 802.11b.

O padrão Wi-Fi opera em faixas de freqüências que não necessitam de licença para instalação ou mesmo operação. Para uso comercial, é necessária uma licença da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

O acesso à Internet através dos uso de uma rede Wi-Fi (WLAN) exige que nos encontremos em seu raio de ação (hotspot) ou local onde opere uma rede sem fios.

Dado o fato do Wi-Fi não ser muito eficiente e sua segurança ser insegura já estamos as voltas com novo padrão para redes Wireless, o WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas). Esse novo padrão (nem tão novo assim, foi lançado em 2002) é uma evolução do Wi-Fi e é conhecido como IEEE 802.16, uma interface sem fio para redes metropolitanas. (Wman).

Esse tipo de rede terá conexão de Internet similar à de cobertura celular, dessa forma o acesso à Internet poderá acontecer com o usuário em movimento, e no caso deveremos ter uma grande evolução nos VOIPs em celulares e para uso em notebooks.

O fato é que nós brasileiros nem bem usamos o Wi-Fi e já vamos estar as voltas com o WiMAX, claro que esse novo padrão veio para corrigir e aprimorar as deficiências do seu predecessor. Segundo o que artigo que li, os principais pontos que evoluíram são: sua acessibilidade, a disponibilidade, o raio de alcance e o custo. Será que vamos pegar carona no último? Quero ver.

Que não se esta de brincadeira já da para perceber ao ver nos noticiários que: Telefônica, Vivo, Claro, Brasil Telecom e outras gigantes da área comunicação já anunciaram que irão implementar e disponibilizar o serviço no Brasil, e deve ser para este ano de 2007, eu ainda não vi, e olha que os anúncios foram feitos em 2005. O que sei é que até agora o que esta disponível e o Wi-Fi, falta cobrarmos mais, senão vamos ficar eternamente de pé e no final do ônibus esperando que o motorista seja compreensivo e espere chegarmos até a porta da frente.

Em 2005 já corria a notícia que o WiMAX teria 3 fases:

Fase 1, quando o acesso seria a partir de pontos fixos (antenas de recepção afixadas em pontos altos, como as células de celulares), e dessa forma ter-se-ia o acesso em qualquer lugar, próximo à antena.

Fase 2, mais interessante para nós usuários, teria acesso com a antena de recepção colocada dentro de casa, agindo como um modem externo. Desta forma poderíamos abolir o uso do Speedy, será que foi por isso que não vi ainda?

A Fase 3, aqui talvez a nossa resposta, a rede terá total mobilidade do WiMAX, e o acesso à Internet poderá ser feito em movimento, sem que a conexão caia ou mesmo se torne instável, como acontece hoje com nossa conexão fixa. Pois é, na Fase 3, não deveria haver preocupação sobre recepção do sinal, desde que se esteja na área de cobertura das torres da WiMAX.

Já ouviu algo a respeito? Tem em sua cidade? Esta disponível? Será que eu perdi alguma coisa?

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste