CRM em inglês Customer
Relationship Management é um termo que se usa no âmbito mercadológico este
termo traduzido para o português significa gestão de relacionamento com o
cliente. Claro que esta tradução não traz nenhum tipo explicação ou minimiza as
dúvidas sobre o significado do termo por isso vamos escrever aqui um artigo com
o intuito de melhorar o entendimento sobre o assunto bem como mostrar as
características e funções de um bom CRM.
Qual é o significado de CRM?
No âmbito do marketing o CRM
se define como uma estratégia orientada a fidelização e satisfação do cliente o
CRM muitas vezes também é conhecido como Customer Service Management que nada
mais é do que gestão de serviço para o cliente esta tendência está muito clara
dentro do marketing relacional ou marketing de relacionamento que se encontra
nas relações com o cliente com vistas a ter conhecimento de seus hábitos e
necessidades e com um objetivo final de sua fidelização.
O conceito CRM também se aplica aos softwares que são usados pelas empresas para administrar suas relações com os clientes.
Um CRM também pode ser utilizado para fazer a gestão de recursos de uma empresa por isso mesmo algumas vezes encontraremos o CRM descrito como Customer Resource Management.
O conceito CRM também se aplica aos softwares que são usados pelas empresas para administrar suas relações com os clientes.
Um CRM também pode ser utilizado para fazer a gestão de recursos de uma empresa por isso mesmo algumas vezes encontraremos o CRM descrito como Customer Resource Management.
O que é um software CRM?
É uma ferramenta de
informática interna de uma empresa que serve para administrar uma base de dados
com informações sobre gestão de vendas, clientes colaboradores, fornecedores e
com informações de toda a estrutura administrativa funcional de uma empresa.
O sistema CRM serve para que
todos os contatos com os clientes estejam em uma zona comum seja através de
e-mail, reuniões, chamadas telefônicas e ou outros meios de comunicação e dessa
forma manter toda a informação de forma organizada.
Características de um sistema
CRM
É imprescindível que é um
sistema CRM Conte com as seguintes características:
Que seja personalizado. Isto
significa que empresa pode adaptá-lo às suas necessidades para que durante o
uso o seu aprendizado seja mais fácil e sensível
Que seja adaptável. Que desta
forma possamos iniciar o nosso sistema de informação mais rapidamente e em
qualquer lugar
Que seja rápido e intuitivo.
É muito importante que a interface do sistema seja intuitiva para que se possa
trabalhar com maior fluidez
Que facilite a comunicação
interna da Empresa. Todos os dados movimentados e todas as atividades
deverão poder ser registradas e que se possa permitir o acesso a todos
envolvidos no processo de forma simples direta e rápida.
Existem também sistemas ERP
esses entram mais no âmbito financeiro e na análise de ingressos alguns ERP
podem integrar um CRM e desta forma passaram a denominar-se ERP CRM.
Tipos de CRM
Existem vários tipos de CRM o
CRM operativo o CRM analítico e o CRM de colaboração
O CRM operativo é um sistema
CRM que faz referência aos processos de negócios da empresa é um processo de
decisão e ele é responsável pela gestão de marketing vendas e serviços ao
cliente todos estes processos são conhecidos como Front-Office porque a empresa
tem contato direto com o cliente.
O CRM analítico se
corresponde com as diferentes aplicações e ferramentas que proporcionam
informações dos clientes por isso é que o CRM analítico está diretamente ligado
há um banco de dados de informação comumente conhecido como Data Warehouse se
utiliza com o fim de tomar decisões relativas a produtos e serviços e avaliar
os resultados.
O CRM colaborativo permite a
interação com o cliente através de diferentes canais de comunicação como, por
exemplo, e-mail, telefone, chat e etc.
Outra classificação de um
sistema CRM pode estar na divisão entre o CRM pago e o CRM gratuito.
Vantagens e benefícios de um
Sistema CRM
O maior benefício de um CRM é
que ele proporciona uma atenção personalizada para o cliente e desta maneira
ele colabora para a fidelização do cliente e as empresas podem conhecer melhor
as necessidades e as expectativas do mesmo
Um CRM ajuda a segmentar o
mercado através dele fica mais fácil poder realizar as estratégias de marketing
aumentando sua eficiência e sua penetração.
Um sistema CRM ajuda também integrar e organizar toda
informação coletada de um cliente para que ela não se perca.
Como funciona um CRM
Relação do tamanho de uma
empresa pode-se contratar um tipo de CRM outro a maioria dos sistemas CRM tem
seu ponto de entrada as pequenas empresas e normalmente se caracterizam por sua
forma simples é fácil de gerenciar os clientes
Normalmente quando se
contrata um CRM através de um representante local você irá contar com tutoriais
adaptações automações consultoria suporte em sua língua mãe
Para maiores informações procure
sempre um representante que esteja próximo a você para poder contar com um
atendimento personalizado.
O CRM Bitrix24 é uma plataforma completa de colaboração social, comunicação e ferramentas de gestão para a sua equipe, gratuita para 12 usuários.
Programa de Parceiros Bitrix24
Os parceiros Bitrix24 oferecem demonstrações, desenvolvimento, personalização, integração, que poderão ajudá-lo a criar e gerenciar sua intranet Bitrix24 orienta-lo na escolha do melhor plano para sua empresa, fornecer serviços de personalização e automação além de treinamento e consultoria de negócios. Eles também podem desenvolver um aplicativo de marketplace para você. Comprar o Bitrix24 por meio de parceiros custa o mesmo, mas oferece uma série de vantagens, tais como suporte prioritário e consultas de parceiros por telefone/online.
Você tem perguntas sobre sistemas CRM? Quer ter mais detalhes sobre o Bitrix24? Gostaria de uma demonstração? Quer usar a versão hospedada gratuitamente por 30 dias? Esta procurando personalizar seu Bitrix24? Fale com um especialista, ligue +5516992337851 ou envie um e-mail (josepinto at imbrazil.info).
Jose Muanes Pinto representante do Bitrix24 para o estado de São Paulo
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