quarta-feira, 6 de abril de 2016

CRM - Administração das relações com o cliente

O seguinte artigo discute a importância do cliente em qualquer organização, seja ela pequena,  média ou grande, e como rentável pode ser ter um cliente satisfeito, oferecendo uma vantagem competitiva no mercado.

Hoje todas as empresas estão focados em fornecer produtos e serviços cada vez mais de maior qualidade, porque já se tem mais consciência da importância da satisfação do cliente, no entanto, por vezes, este importante princípio é ignorado para não prejudicar a receita da empresa, não percebendo que na realidade o prestígio é que é severamente danificado quando se tem um único cliente insatisfeito.

No México é muito comum ver este caso e é precisamente por isso que talvez as empresas em nosso país não crescem e se desenvolvem de uma forma mais competitiva, porque o maior problema é a ignorância e a falta de preocupação com as necessidades dos seus clientes.

Esta situação permite-nos refletir sobre as próximas mudanças no relacionamento com nossos clientes. Suas necessidades, demandas, para dar uma atenção cada vez mais personalizada. Em seguida, com base em seus clientes empresariais prioritários tudo o que podemos dizer é que a principal preocupação de cada negócio é manter os consumidores gerando altos níveis de satisfação, para não mencionar outros conceitos tais como a recuperação de clientes insatisfeitos.

A questão da satisfação de um cliente, é muito grande e exige muitos estudos detalhados não só do pessoal administrativo de uma empresa, mas de todo o pessoal que trabalha na mesma, é que todos em certos momentos irão trabalhar com algum tipo de interação com o cliente e cada pessoa tem diferentes maneiras de pensar e agir o que nos tornam indivíduos únicos e é por isso que é tão importante para o estudo do comportamento e diferenças das pessoas para aprendermos a executar uma ação que deixe o cliente sempre satisfeito.

É possível que todas as pessoas tenham conhecimentos destes conceitos, e da maneira como eles são geridos, para persuadir e incentivar o cliente a obter qualquer um dos nossos produtos ou serviços, mas não são todos que são realizados da melhor maneira, cometemos erros que são graves e podem até mesmo afetar a empresa.

Cada cliente individualmente gerado tem um papel muito importante na empresa, nem mesmo uma empresa grande, com milhões de consumidores pode se dar ao luxo de perder um cliente, de acordo com estatísticas de marketing uma infeliz conversão de clientes, normalmente, não se referem à pessoa que participou, mas inclui o nome da organização, desprestigiando e causando desconfiança nos outros clientes reais e potenciais.


Outro aspecto importante dentro das empresas é o seu principal trunfo, são os funcionários que geram relacionamento direto com os clientes, estes são fundamentais para realizar o seu trabalho de forma satisfatória.

Por esta razão, é importante que o pessoal seja bem treinado para o atendimento ao cliente, para fornecer informações confiáveis e gerar conteúdo do mesmo.

Talvez falando do comportamento cliente pode se cometer erro de não começar primeiramente por fornecer satisfação ao empregado para este se sinta orgulho, isto é, que ele se sinta motivado pela empresa para transmitir isso para os clientes.

Uma maneira pessoal, para o meu desempenho nas áreas de atendimento ao cliente, para que o meu trabalho gere informações relevantes para a empresa é porque o pessoal que trabalha nesta posição é a "voz do cliente" dentro da empresa, e deve ser levado em conta pelas pessoas de um nível elevado para evitar o descontentamento do mesmo e, assim, a organização não é afetada pela falta de informação sobre a opinião dos seus clientes sobre a empresa em questão; ambos os serviços e produtos, as empresas devem continuar a acompanhar o que acontece com os clientes para melhorar o serviço e ou produto para proporcionar maior qualidade deles.

Por isso concordo com a opinião de Huete (1997: 40) que diz no livro "Marketing de Relacionamento"  Se eu tivesse que escolher uma pergunta para diagnosticar a saúde de um negócio iria pedir a porcentagem de clientes de repetição "  ou seja, a porcentagem de clientes que retornam para a empresa. Sem dúvida, para diagnosticar qualquer empresa, antes de ver o lado administrativo e a papelada, você deve começar a pedir o número percentual de clientes satisfeitos, bem como o número de reclamações recebidas, seja semanal, mensal, etc. como é o caso de cada empresa, e o seguimento dado a eles, bem como o número de queixas resolvidas e clientes satisfeitos depois disso.

No entanto, para analisar claramente todos estes aspectos e sua importância podemos perceber que nem todas as empresas fazem esse tipo de estratégia com o conhecimento do feedback dos clientes, e em locais onde são feitas, não se da a importância necessária, pela falta de cultura em nosso país sobre o assunto.

Durante a investigação deste ensaio, percebi o grande número de informações que existe no enfoque do cliente como uma estratégia de negócios para alcançar o sucesso, então podemos perguntar quantos empresários do nosso país podem ter lido qualquer um desses livros, com foco no tratamento de clientes?, quantos aplicam o que aprenderam nesses livros? O quanto você está disposto a investir no cuidado de seus clientes?

É óbvio que reconhecer que o cliente é a prioridade de todos os negócios, uma vez que dependemos diretamente dele, e é por isso que se deve tomar mais consciência, indo além do que o cliente quer receber para dar uma maior satisfação para poder conquistar clientes, é importante não prometer muito, mas tentar dar mais e causar um choque favorável para o cliente se sentir ainda mais satisfeito com o produto ou serviço que esta recebendo.

Hoje percebemos que as empresas que tiveram sucesso no mercado são aqueles que reconhecem no cliente a sua razão de ser, portanto, elas sentem a  necessidade de conhece-los profundamente para  satisfaze-los com oportunidade suas necessidades e expectativas e desenvolver na sua equipe conhecimento e atitudes  apropriadas para dar ao cliente a atenção que ele merece.

Em face do exposto, as empresas têm prestado mais atenção à questão do cliente como o principal fator da mesma, para adquirir uma estratégia de negócios focada no consumidor, a fim de facilitar o processo e reforçar a sua lealdade à marca e pensando gerar maiores receitas e lucros, devem ser realizados processos para atingir estes objetivos, fazendo uma relação estreita com os consumidores e é por isso que o termo CRM gestão de relacionamento com o cliente que é basicamente um estratégia de negócios colocando cliente como centro, ou seja, para centralizando todos os movimentos da organização com objetivo de obter a satisfação da pessoa a quem  se dirige o produto ou serviço a longo prazo.

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Jose Muanes Pinto representante do Bitrix24 para o estado de São Paulo

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