sexta-feira, 21 de março de 2008

IPPBX ensaio

Uma pequena explicação para introduzir uma das facetas mais importante do VOIP, o IPBBX (Internet Protocol Private Branch eXchange). Hoje temos dois tipos básicos de VSP (Voip Service Provider) um que vende minutos para ligações telefônicas e outro que trás funções ao serviço VOIP tornando-o uma das maiores ferramentas de comunicação que o homem já idealizou, podemos dizer que com o VOIP tudo é possível na área da comunicação, o limite passou a ser nossa imaginação e nossa capacidade de compreensão.

As empresas que usam VOIP ou pretendem usar VOIP como seu meio de telefonia seja ele principal ou mesmo auxiliar devem iniciar a avaliação do IPPBX (Internet Protocol Private Branch Exchange – para uma melhor compreensão serviço PABX através de software (ou mesmo hardware) provendo a comutação telefônica virtual e adicionado a ela serviços que não são possíveis em telefonia convencional).
A diferença básica do IPPBX para o PABX é que o primeiro não requer necessariamente a implementação de um hardware e uma estrutura empresarial cuida de toda a parte técnica dando ao usuário todas as facilidades configuráveis através de menus intuitivos, e também o PABX transmite voz através de linha convencional (PSTN)e o IPPBX envia pacotes de voz (traduzidos por CODECs) através de conexão de dados network (Internet).

Antes de fazer a opção por um serviço IPPBX devemos primeiramente responder a nós mesmos algumas questões primarias do tipo (SOHO client):
Uso telefone Celular? Quem mais usa em minha casa? Com que intensidade?
Qual a avaliação de minha conexão de Internet? Como a estou usando e quanto posso usar para o serviço de telefonia?
Financeiramente como é o meu perfil em telecomunicação?
Quanto me custa mensalmente a telefonia convencional?

Claro que as estes questionamentos podemos adicionar outros, e as perguntas e respostas irão variar de pessoa a pessoa, mas será através das respostas que poderemos fazer nossas opções e termos realmente um serviço que nos atenda, tanto em funcionalidade quanto economicamente.


Espero ter aqui dado uma pequenina contribuição para aqueles que querem fazer uma opção para VOIP e que são pessoas que fazem opção pelo DIY. (do it yourself).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste