sexta-feira, 21 de março de 2008

VOIP dez perguntas para responder

Antes de se fazer uma opção por um VSP (VOIP Service Provider) devemos nos ater a responder pelo menos algumas questões e eu vou relacionar dez nesse post, claro que há muitas outras que poderiam estar elencadas aqui.

1- O serviço que entendemos como o mais apropriado a atender nossas necessidades e anseios tem contrato? Se tiver, qual o prazo mínimo do contrato? Qual o custo para suspender o contrato antes do termino? Há custos embutidos? Eu li e entendi toda a política de uso do serviço?
Lembrando que os serviços e particularmente seus vendedores fazem tudo para atrair o cliente para contratos de longos períodos, essa é uma pratica muito comum na indústria de telecomunicações, portanto não assuma nenhum compromisso com empresas que pratiquem arbitrariedades e excessos em penalidades para cancelamento de contratos.

2- A empresa possui custo inicial de instalação? Alguma insinuação de custos extras se optarmos por uso de hardware ou software de nossa propriedade? Preciso de hardware especial para poder usar o serviço?
Devemos tomar muito cuidado com as ofertas de hardware grátis embutidos em longos contratos com penalidades muitas vezes maiores do que o preço do brinde.

3- No serviço que estou optando tem algum uso do dia a dia que não esteja claro ou explicitado? Você examinou todas as tarifas?
Alguns provedores possuem tarifas diferenciadas para serviços do tipo conferencia ou mesmo taxas adicionais para caixa postal, para que evitemos surpresas o melhor a fazer é uma lista de nossas necessidades e checar com a empresa item por item cuidadosamente.

4- O serviço que estamos contratando envia e recebe fax normalmente? Podemos usá-lo em um equipamento de fax ou precisamos de um equipamento especial?
Passar e receber fax sempre foi um desafio para empresas de VOIP, e velhos sistemas não possuem essa função. Sempre lembrando que só por termos o serviço VOIP não significa que podemos fazer tudo que um VOIP oferece, vamos estar sempre dependente do nosso provedor e o que ele pode nos oferecer.

5- Preciso de serviços extras? Meu provedor possui ou precisarei contratar um serviço extra? Quanto custara esta combinação? As minhas instalações são apropriadas para o uso do VOIP ou tenho que fazer novas instalações? Quanto isso me custará?
Alguns provedores VOIP possuem interface para aparelhos de telefone analógico outros não, e alguns aparelhos telefônicos possuem incompatibilidade quando se trata de sinal VOIP, uma analise previa de nossas instalações pode nos garantir uma grande economia.

6- O serviço que estamos contratando aceita conexão remota, celular? E sua relação com a área rural, poderá ser usado ou não? Quando estou em movimento ele continuará a funcionar?
Claro que se não formos necessitar o uso de celular ou de nos locomover de uma cidade a outra, esse questionamento será desnecessário. Alguns provedores permitem o uso do serviço em celulares outros não e alguns tem seu próprio software para este fim outros irão requerer a instalação de software de terceiros, haverá ai o problema da compatibilidade. Além de termos ainda o problema do callback, pois alguns serviços permitem e outros não.

7- Em caso de haver necessidade de upgrade do serviço após o inicio do contrato, qual é a política do serviço que estamos contratando? Essa é uma possibilidade que deve estar sempre dentro de nossas previsões.
O uso inicial de um serviço VOIP sempre trás algumas novidades que antes eram desconhecidas e por este fato não eram necessárias mas após tomarmos conhecimento das possibilidades estas podem ser tornar importantes, por isso quanto mais facilidades seu plano incorporar dentro do mesmo custo melhor será.

8- O provedor contratado tem política de QoS (quality of service), alguma garantia nessa direção? Em caso de termos algum tipo de problema, como ele poderá ser resolvido, algum tipo de suporte é oferecido? Há algum responsável que poderá ser contatado? Esse suporte tem custo? Esta em uma língua que conheço?
Estas questões devem ser passadas ao provedor diretamente, em caso de contratação de serviço complexo o suporte da empresa ou de algum técnico especializado poderá ser imprescindível para que o serviço não sofra uma parada em tempo desagradável bem como ser tornar inútil por falta de assistência.

9- O provedor em questão possui acesso a serviço de emergência? Assistência em locais remotos? Consegue localização imediata?
Pode parecer até bobagem em principio, mas esse tipo de assistência poderá ser necessário em algum momento e será melhor sabermos qual a direção tomar com antecedência, provedores de serviço têm por hábito não falar sobre como resolver possíveis problemas que advem do uso, se ao questionado a respeito ele não responder como resolverá os possíveis problemas, é porque eles mesmos não sabem como os resolvem, nesses casos não se contente com promessas futuras.

10- Como se posicionar com o poderá estar acontecendo em um ou dois anos?
Não podemos jamais nos esquecer que a contratação de um serviço VOIP nos coloca de encontro com as duas tecnologias de maior velocidade em se tratando de evolução, além de estarmos frente a indústrias que possuem políticas comerciais altamente agressivas. Antes de tomar qualquer decisão leia sobre seu possível provedor, procure seu tempo de vida e suas possíveis mudanças ao longo de sua existência, isso dará um perfil de como ele se comporta frente o mercado e com que velocidade ele acompanha ou introduz mudanças.

Aqui não esta tudo que devemos saber ou procurar, mas espero que de uma idéia de como se comportar antes de contratar um VOIP, lembrando sempre que nos dias atuais informações é o que não falta, a Internet se encarrega de nos abastecer com muita propriedade.

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