Qualidade do serviço Voip
1. Chamadas - O serviço Voip tem sido sujeito a uma série de críticas em relação à qualidade das chamadas, uma das principais queixas de muitos usuários é que cai frequentemente as chamadas. Isso nem sempre é culpa do provedor Voip - pode ser a sua conexão de banda larga, mas você pode querer fazer uma enquête com outros usuários e verificar se o provedor que você está pensando assinar tem um histórico com esse tipo de problema.
2. Eco - retorno nas chamadas não é uma coisa específica de chamadas com Voip, pode acontecer também com telefones convencionais, a diferença é que com o atraso (delay) causado pelo Voip, o eco fica muito mais perceptível. Muitas empresas equipam seus adaptadores com o cancelamento de eco que é uma opção destinada a reduzir este fenômeno.
3. Hiss - Algumas linhas Voip podem apresentar no fundo um hiss ou ruído quando você faz uma chamada. Algumas vezes este problema pode ser corrigido mudando o ATA, o roteador ou mesmo usando um tipo diferente de telefone, mas pode também ser só um problema do serviço e nesse caso você terá que aprender a conviver com ele.
4.Truncamento da Voz - o serviço VoIP pode também ser objeto de truncamento de voz, ou causar um corte no início ou no fim de uma chamada, este tipo de problema também pode estar relacionado com a qualidade da sua banda larga. Antes proceder a uma mudança completa para serviços com Voip, veja se a empresa oferece um período de teste para que você possa avaliar a qualidade do som e a confiabilidade do serviço antes de se colocar totalmente dependente dela.
O Voip e a Segurança
1. Hackers e Spam - A maioria dos peritos concordam que a segurança VoIP não é tão boa como poderia ser, em parte devido à natureza do VoIP em si. Conversas usando Voip podem ser codificadas e passar por um firewall sem causar atrasos indesejáveis entre o envio e a recepção da chamada. A maior parte dos firewalls tradicionais não protegem o sinal Voip.
O Voip pode correr o mesmo risco do correio de voz quando o assunto é spam, e ainda tem o problema da escuta, e mesmo da reorientação da chamada. Portanto, antes de fazer o salto para Voip, certifique-se também de analisar os mais atualizados sistemas de segurança.
2. Serviços de Utilidade pública — outra grande preocupação com o serviço Voip é com relação a seu acesso a serviços de utilidade pública do tipo 190. Com linhas telefônicas tradicionais, as chamadas são encaminhadas para um telefone, que geralmente podem atender automaticamente. Nos EUA as prestadoras de serviços Voip são obrigadas por lei a prover o acesso aos serviços de utilidade pública, mas com relação ao Brasil não há essa obrigatoriedade nesse caso se você ou sua empresa depende algum tipo de serviço semelhante aos de utilidade pública faça testes primeiramente, analise se há possibilidade de através de um PABX digital é possível fazer o redirecionamento das chamadas.
3. Sistemas de alarme - telefones Voip provavelmente não irão funcionar com a maioria dos sistemas de alarme residenciais sem que antes sejam feitos alguns ajustes.
Mudando para Voip, este poderá cortar a ligação entre os sistemas de alarme e as empresas que estão sendo monitoradas. Para garantir que seu sistema irá funcionar corretamente, a execute testes mensalmente, para verificar se sua vigilância e se seu sistema de alerta esta funcionando. Em alguns casos será necessário manter uma conta com telefone convencional para que este serviço não seja comprometido.
Mudar para Voip pode ser uma ótima maneira de economizar em chamadas locais e de longa distância. Mas não deixe que essa economia te cegue. O serviço mais barato nem sempre é a melhor solução. Aproveite as oportunidades que os planos Voip oferecem e procure o que melhor se aplique em seu caso. Se você fizer uma investigação completa antes de promover uma mudança, você poderá se salvar de uma montanha de problemas e de uma crise de estresse. Dessa forma a mudança para Voip será uma experiência muito mais gratificante e lhe proporcionará grandes avanços em seu sistema de comunicação.
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