O Voip é uma tecnologia que nasceu a partir da comunicação entre maquinas através de uma rede, essa seria a definição mais básica ou mais simplista e assim não nos deteremos em conceitos hipóteses ou teses.
Seu uso e aproveitamento esta a disposição de todos os tipos de usuários não sendo propriamente desenvolvido para uma casta seja ela qual for, quero crer que seja democrático na definição mais purista.
O Voip enquanto ferramenta para negócios apresenta várias facetas e varias aplicações propiciando ao seu usuário facilidades nunca antes imaginadas, mas tem também seus percalços.
1. Aparelho de Fax - A maioria dos modelos de aparelhos de fax devem ser capazes de trabalhar com o seu sistema de VoIP, mas você terá que conectá-los a um adaptador apropriado ao seu fax.
Alguns provedores VoIP podem fornecer números de fax separado do número usado para comunicação de Voz, gratuitamente, como parte do contrato de serviços.
Verifique com seu provedor de serviços VoIP como é o serviço de fax que ele coloca a sua disposição e não se esqueça de se certificar que seu modelo de fax é compatível antes de cancelar o sistema convencional.
2. Lista Telefônica - números de telefone Voip nem sempre estão a disposição em listas locais ou mesmo em páginas amarelas.
Algumas empresas prestadoras de serviço Voip podem ter uma lista com os números Voip de seus clientes muitas vezes é so autoriza-los que eles publicam o seu.
Outros, mesmo algumas empresas maiores, não fornecem o serviço de listas telefônicas e talvez seja necessário procurar um meio para fazer a divulgação de seu número.
3. Máquinas de Cartão de Crédito - Se você estiver usando VoIP para o seu negócio verifique junto a empresa de Cartão de crédito qual a proposta ou mesmo solução que ela possui para quem esta pretendendo usar Voip, claro que hoje os sistemas de pagamentos usando-se Internet já resolvem grande parte do problema.
Algumas máquinas de cartão de credito mais antiga só funcionam com sistemas analógicos, outras podem trabalhar com linhas VoIP, mas é necessário se informar sobre a velocidade das operações que podem ser reduzidas.
Verifique com seu provedor de VoIP e coloque para ele as suas preocupações com o sistema. Em alguns casos adaptadores podem estar disponíveis, em outros casos pode ser necessário a manutenção de uma linha tradicional.
4.Desconexão - alguns serviços VoIP não enviam um sinal para desligar do modo tradicional e isso poderá fazer as com que uma das pontas da conexão fique travada e não desligue quando deveria.
Isto pode causar problemas quando você deixar uma mensagem de voz ou se você usar um atendimento automatizado de discagem direta ramal.
A incapacidade para o desligar poderá causar longos atrasos após envio de mensagens de telefones. Teste estes sistemas completamente antes de fazer a transição total para VoIP.
5. Negócios e as necessidades - Antes de você mudar a sua comunicação de seu negócio para VoIP, certifique-se e faça uma investigação ampla para verificar se é ou não adequado para a sua empresa a mudança e em que percentual.
Embora você tenha possibilidade de economizar em encargos de telefonia, ele também poderá ter as suas desvantagens.
A transição para VoIP irá muito provavelmente exigir um investimento em equipamento, e existe a possibilidade de que o VoIP possa não funcionar com alguns de seus equipamentos e sistemas existentes.
Faça alguns testes usando apenas alguns usuários e alguns setores de sua empresa antes de tomar qualquer decisão, seja a favor da mudança para o Voip ou contra, lembre-se que devemos estar sempre abertos aos avanços tecnológicos sobre pena de ficarmos atrás de nosso concorrente ao não analisarmos todas as nossas possibilidades.
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Migrando sistemas empresariais para Voip
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