segunda-feira, 5 de maio de 2008

Migrando para VOIP

Temos visto muitos anúncios de Voip com inúmeras promessas e ofertas, com o crescimento da popularidade do Voip é difícil não ver e também é difícil ignorar as promessas de economia que prometem, bem como os testes gratuitos das paginas de Internet.

O que muitas vezes não nos damos conta é que todas as novidades tecnológicas trazem consigo algumas soluções e também alguns novos problemas. Não escrevo isso para que as pessoas não migrem para Voip, mas sim para que estejam atentas as promessas, e que procurem falar com quem tem propostas reais e tradição no mercado, em tempos de Globalização o vai e vem de profissionais e empresas torna-se um fato muito comum, a cautela no caso é como canja de galinha - não faz mal a ninguém.

Vou relacionar aqui alguns pontos que são considerados importantes quando se opta pela transição para o Voip.

1- A conexão de banda larga - Este é O elemento mais básico que você irá precisar, para mudar para o telefone Internet é necessária uma ligação de Internet de alta velocidade.
A qualidade do seu serviço Voip depende da qualidade do seu serviço de Internet, por isso, estude e analise cuidadosamente a quantidade de banda que você irá usar para o Voip e a qualidade do sinal do provedor que você irá usar.
As conexões de Internet ADSL e Cabo podem fornecer a velocidade necessária para um Voip fazer chamadas telefônicas. Na verdade, muitos fornecedores de serviços de Internet já oferecem o serviço VoIP, algumas vezes este serviço poderá ter um custo adicional.
Enquanto ligações DSL são geralmente rápidas o suficiente para prover chamadas Voip, a Internet por cabo tem a vantagem da portabilidade, evidentemente, serviço mais rápido vem com um preço mais elevado e cabe a você avaliar o que é necessário para ter um bom binômio custo beneficio.

2- Bandwidth - você tem uma conexão de Internet de alta velocidade, mas ela tem a velocidade suficiente? Esclarecendo, largura de banda é a capacidade de transferência de dados (como uma chamada telefônica Voip) de um ponto a outro em um determinado período de tempo. Basicamente, quanto maior a banda, a melhor será a qualidade dos telefonemas que você poderá fazer.
Se estiver planejando a ter múltiplas linhas telefônicas na mesma conexão de Internet, você precisa se certificar que sua banda permite fazer as conexões com a qualidade necessária que não comprometa a comunicação, especialmente se você vai fazer outros usos da Internet, simultaneamente.

3- Atendimento ao Cliente - Em um mundo ideal, a transferência para Voip seria perfeita.
Mas vamos ser realistas: você provavelmente irá precisar de assistência, para auxiliá-lo com sua nova instalação de serviços e equipamentos e também para poder resolver os.
Ao escolher um prestador de serviços Voip, verifique como será o seu relacionamento com o mesmo no pós venda, verifique como será o suporte a cliente disponível para ajudá-lo em todo o processo.

4- Portabilidade do telefone - Na maioria dos casos, você devera ser capaz de usar o seu número já existente ao migrar para o Voip, evitando o inconveniente de ter que comunicar a todos que o seu número mudou.
Claro, que se você recebe um número Voip de seu provedor e, mais tarde quiser mudar para outro fornecedor ou para a telefonia convencional, não é assim tão simples.
Provedores Voip não costumam próprios os seus próprios números, e não sendo deles eles não podem da-los a você, tenha isso em mente se você for do tipo volúvel.

5- Equipamentos - A maioria dos serviços Voip pode ser conectado até mesmo a um simples adaptador que faz a ligação de seu serviço de banda larga para o seu telefone analógico, através de um cable modem ou de um roteador.
Se você quiser algo um pouco mais sofisticado, existem telefones especialmente confeccionados para uso na Internet.
Muitos provedores Voip possuem esses telefones para vender com um preço reduzido para aqueles que fazem contratos com seus serviços, por isso mesmo observe quais são as regras desse contrato antes de assiná-lo.

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