sexta-feira, 22 de junho de 2007

Celular. Parece que foi ontem.

Se tem um povo na face da terra que compra tecnologia e se aventura esse é sem duvida o Brasileiro, tanto assim que em consumo de telecomunicação móvel nos somos da parte de cima da tabela, conquistamos respeitabilidade internacional, o mundo nos vê como o mercado mais promissor do século XXI e nós correspondemos sendo o segundo pais do mundo em número de aparelhos celulares.

Estados Unidos da América inicio dos anos 70, o primeiro "alô" móvel, nascia ai o pai do nosso celular.
A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola.

Pelas mão da Motorola iria chegar ao mercado o primeiro telefone celular, o Dynatac 8000X, o ano era 1983. O modelo pesava 794 gramas e por isso ganhou o apelido de "tijolo". Tal como seu peso seu preço também era muito pesado: U$3.995,00 (dólares americanos)
1990. Brasil, ano em se acreditava ser o inicio de uma nova era, a modernidade e a prosperidade estava cantada em prosa e verso. E aos trinta dias do mês de dezembro do ano da era cristã de 1990 o celular tem sua estréia no Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro temos o inicio da chamada comunicação móvel, a capacidade instalada 'a época era de 10.000 terminais, e nós iriamos conhecer o MicroTac o celular da Motorola com Flip, pesando 290 gramas foi considerado o telefone celular mais leve da categoria, a capacidade de duração de sua bateria era de 90 minutos quando em uso e 15 horas quando em stand by. Tempo dos PT950, PT550 entre outros.
1996. Uma inovação. Neste mesmo tempo era lançado no mercado aquilo que daria o retrato definitivo ao mercado de telefonia celular brasileiro - O celular pré-pago. Estava ai a oportunidade que todos no Brasil precisavam para "comprar" a idéia do celular em definitivo. A primeira empresa a lançar um terminal pré-pago no Brasil foi a mineira CTBC. A idéia se popularizou com o modelo Baby da Telesp Celular (LG Electronics 330 W CDMA, na foto) em 1998.
Setembro de2002, novo século novas tecnologias novos avanços e a Samsung se mostra ao público como uma empresa de vanguarda (como sempre tem sido em vários segmentos da tecnologia de ponta) e nos premia com a tecnologia CDMA, lançando no mercado Brasileiro o primeiro celular de display colorido o Samsung SCH-A565 Colors.

Apesar dos governos e de nossos governantes, nós teimosos e perceverantes que somos, fazemos história. Nós seguimos intuitivamente a premissa, apesar de muitos nunca terem tido a oportunidade de ter conhecimento da frase - "Não pergunte o que seu pais pode fazer por você e sim o que você pode fazer por seu pais" JFK, de estarmos sempre procurando uma nova maneira de prosperar, de fazer acontecer. Esse é o espirito do povo brasileiro - Guerreiro, e como diz o poeta "Eeee vida de gado, povo marcado, povo feliz"

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste