quinta-feira, 21 de junho de 2007

Proponha-se e mova o mundo!

Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) foi um matemático e inventor grego, nascido na cidade-estado grega de Siracusa, na ilha da Sicília. Foi o mais importante matemático da Antiguidade. Criou um método para calcular o número π (3,1415926535...; razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) com aproximação tão grande quanto se queira. Seus trabalhos abrangem os campos da: Geometria Plana e Sólida, Astronomia, Aritmética, Mecânica e Hidrostática.

Acreditava que nada do que existe é tão grande que não possa ser medido. Aperfeiçoou, pois, o sistema grego de numeração, criando uma notação cômoda para os números muito grande, semelhante ao atual sistema exponencial.

Na mecânica são atribuídas a ele algumas invenções tais como a rosca sem fim, a roda dentada, a roldana móvel, a alavanca.

“Eureka, Eureka”

Em física o seu "Tratado dos Corpos Flutuantes", estabeleceu as leis fundamentais da estática e da hidrostática. Um dos princípios fundamentais da hidrostática tem esse enunciado: "todo corpo mergulhado total ou parcialmente em um fluido sofre uma impulsão vertical, dirigido de baixo para cima, igual ao peso do volume do fluido deslocado, e aplicado no centro de impulsão”.

Afirmam alguns escritores que Arquimedes teria notado que uma quantidade de água correspondente ao seu próprio volume transbordava da banheira quando ele entrava nela e que, utilizando um método semelhante, poderia comparar o volume da coroa com os volumes de iguais pesos de prata e ouro: bastava colocá-los em um recipiente cheio de água, e medir a quantidade de líquido derramado. Feliz com essa fantástica descoberta, Arquimedes teria saído à rua nu, gritando Eureka! Eureka! (Encontrei! Encontrei!). O autor mais antigo conhecido a descrever essa história foi Marcus Vitruvius Pollio, um arquiteto romano do século I A.C., em sua obra De architetura. Vitruvius não viveu na época de Arquimedes e sim dois séculos depois, portanto as suas palavras não constituem relato de primeira mão, e não se sabe em que tipo de fonte ele se baseou.

Noticia-se que teria sido morto acidentalmente por um soldado romano após a tomada de Siracusa durante a segunda guerra Púnica. Dizem que, quando os soldados romanos invadiram a praia de Siracusa, encontraram um senhor - o próprio Arquimedes - desenhando círculos na areia, e sem imaginar que esse era o gênio responsável pela criação das poderosas armas sicilianas, teriam assassinado Arquimedes.

Escrevi esta coletânea de palavras sobre Arquimedes, primeiro para apresenta-los aos que não tiveram a oportunidade de ler ou ouvir algo a respeito e segundo para poder colocar aqui uma frase atribuída a Arquimedes:

“Dêem-me um ponto de apoio e uma vara e eu levantarei o Mundo...”

Entre um artigo técnico e outro, muitas vezes procuro me distrair e minha distração é ler, e leio sobre os mais diversos assuntos, algumas vezes essa leitura me provoca ao fazer conexões com o que vivo no momento e assim nasce algumas de minhas postagem, da necessidade de me expressar, de ordernar as minhas próprias idéias, muitas vezes escrevo não tão somente para que outros leiam, mas para mim mesmo.

Encontre sua alavanca, apoie-se em sua família e em amigos verdadeiros, e você também poderá mover o mundo.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste