Você sabe qual o protocolo ou protocolos que usa a plataforma de seu VOIP? Eu vou começar descrevendo um protocolo e na seqüência vamos colocar algumas demonstrações de consumo versus codec, em artigo anterior já descrevi codec e seu papel em um serviço VOIP. O protocolo que vamos ver e o IAX/IAX2 e é usado pelo software ASTERIX VOIP PBX (o Asterix é na realidade um sistema de plataforma VOIP, linux com licença GNU, ou seja, software livre, grátis). O IAX pode ser usado por qualquer tipo de "streaming média", incluindo vídeo, mas seu ponto preferencial é o controle da chamada de voz sobre IP.
IAX, Inter-Axterix Exchange, protocolo destinado a prover controle e transmissão de "streaming média" através de protocolo IP (Internet Portocol Networks)
O IAX não é um standard, por não ser resultado de um grupo unico e sim resultado de esforços de uma comunidade de colaboradores. O IAX usa a porta simples UDP 4569 (no protocolo SIP, a porta mais conhecida é a 5060, não é a única), essa porta tem um funcionamento muito bom em ambiente denominado NAT (Internet roteada), o IAX usa somente uma porta UDP para realizar o controle e o trafego dos dados, uma das diferenças do IAX para outros protocolos é o jitter buffer, que e um grande diferencial no auxilio da qualidade e velocidade do pacote de voz.
Usando o IAX, vamos colocar o trafego e o consumo comparativo dos codec de voz mais conhecidos e usados pelas plataformas VOIP, para qualquer pessoa que tenha interesse possa através dessas informações, traçar paralelos de comparação e entender as possíveis dificuldades que um serviço VOIP pode estar tendo ou teve ou terá.
Quadro de demonstração de consumo de banda pelo Asterix, nas seguintes situações:
A - tráfego bidirecional, os números incluem voz vindo e indo.
B - O ATA usado para o teste foi o 7960 da Cisco
C - Asterix, falando com telefones SIP ( outro VOIP)
D - Asterix falando com PRI:Asterisk CVS-05/26/03-15:30:05
E - Todos os testes do IAX2, tinha a variante trunking ligada.
F - Todos os testes tiveram sua verificação no ponto remoto, para assim ter o uso do codec próprio para a ligação telefônica.
G - Os testes tiveram duração de 1 minuto.
H - Todas as ligações foram executadas mais de uma vez, e o resultado apresentado é a média das ligações.
I - Quando mediu-se a banda, o "kilobit" considerado foi 1000 bits por segundo e não 1024, conseqüentemente o megabit é 1.000.000 de bits por segundo.
Resultados:
G.711 (ulaw)
uma chamada: 164333.75 bps/94.26 pps ( 82.1 kbps)
duas chamadas: 296171.60 bps/101.46 pps (148.0 kbps)
- Para cada chamada adicional: 131837 bps (65.9 kbps)
- Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 32495 bps (16.0 kbps)
- Numero raw de chamadas por megabit: 15
ILBC
uma chamada: 56134.91 bps/67.45 pps (28.0 kbps)
duas chamadas: 98679.11 bps/102.41 pps (49.3 kbps)
- Para cada chamada adicional: 42544 bps (21.2 kbps)
- Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 13590 bps ( 6.7 kbps)
- Numero raw de chamadas por megabit: 47
G.729
uma chamada: 60124.33 bps/101.26 pps (30.0 kbps)
duas chamadas: 79496.23 bps/102.85 pps (39.7 kbps)
- Para cada chamada adicional: 19372 bps ( 9.6 kbps)
- Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 40752 bps (20.3 kbps)
- Numero raw de chamadas por megabit: 103
GSM
uma chamada: 70958.16 bps/102.13 pps (35.4 kbps)
duas chamadas: 100455.23 bps/102.63 pps (50.2 kbps)
- Para cada chamada adicional: 29497 bps (14.7 kbps)
- Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 41461 bps (20.7 kbps)
- Numero raw de chamadas por megabit: 68
LPC10
uma chamada: 43855.44 bps/89.94 pps (21.9 kbps)
duas chamadas: 56059.18 bps/100.81 pps (28.0 kbps)
Para cada chamada adicional: 12203 bps ( 6.1 kbps)
Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 31561 bps (15.8 kbps)
Numero raw de chamadas por megabit: 164
(SPEEX):
uma chamada: 74817.18 bps/101.06 pps (37.4 kbps)
duas chamadas: 109692.68 bps/102.18 pps (54.8 kbps)
- Para cada chamada adicional: 34875 bps (17.4 kbps)
- Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 39941 bps (19.9 kbps)
- Numero raw de chamadas por megabit: 57
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