sexta-feira, 29 de junho de 2007

V E R G O N H A

vergonha
[Do lat.
verecundia, pela f. *verecunnia.]

Substantivo feminino.

1.
Desonra humilhante; opróbrio, ignomínia.
2.
Sentimento penoso de desonra, humilhação ou rebaixamento diante de outrem.
3.
Sentimento de insegurança provocado pelo medo do ridículo, por escrúpulos, etc.; timidez, acanhamento:
Tem vergonha de falar em público.
4.V. pudor (2).
5.
Ato, atitude, palavras, etc., obscenos, indecorosos e/ou vexatórios.
6.
Sentimento da própria dignidade; brio, honra:
Sua vergonha nunca lhe permitiu agir incorretamente.

7.
Bot. V. dormideira (2). ~ V. vergonhas.


Ter vergonha na cara. 1. Ter sentimento da própria dignidade; ter brios.

Eu me rendo, me rendo as mulheres, me rendo as evidências, me rendo aos fatos. Eu me rendo. Até no dicionário de português - Aurélio, elas nos superam e nos ensinam, ou melhor, continuam a nos ensinar, uma vez que os homens em geral se esquecem que a grande maioria de nós, se não todos, fomos criados por uma.

Hoje, eu novamente sinto vergonha, sinto vergonha de ser brasileiro, e sinto ódio de minha pequenez, de minha insignificância, não porque sou o que sou, pois disso tenho muito orgulho, mas pela impotência que me causam.

Como todos podem ver acima, no dicionário de português mais usado no Brasil, uma das melhores definições de VERGONHA é que essa é uma palavra feminina. E hoje traduz como me senti ao ler o jornal pela manhã. Vou transcrever aqui os trechos que me impuseram o sentimento e me compeliram a escrever.


Por:
GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília.( novamente uma mulher)

Após mal-estar, Quintanilha refaz convite para Casagrande assumir relatoria

A Folha Online apurou que Quintanilha voltou atrás depois de perceber o desgaste que o recuo provocaria na imagem de Renan. O PMDB, que nos bastidores trabalhou para impedir que Casagrande assumisse o cargo, decidiu manter o convite até a próxima sessão do conselho marcada para terça-feira.

"O "desconvite" foi feito depois de Casagrande ter aceito relatar o caso. O problema é que Casagrande impôs condições para sua atuação ao afirmar ser favorável à ampliação das investigações sobre Renan incluindo as movimentações financeiras do presidente do Senado. Esse posicionamento desagradou aliados do senador Renan, que querem restringir o caso à denúncia relacionadas à empreiteira Mendes Júnior."

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) considerou uma "indecência, imoralidade e chicana" o desconvite de Quintanilha a Casagrande.
"Querem arrumar um relator que faça o serviço sujo e o senador Casagrande não aceitou. O conselho está fazendo o que o investigado quer. Todos os que arrumam para a presidência do conselho estão trabalhando para que haja absolvição [de Renan]", afirmou.

Da Redação do UOL NEWS

Senador Renato Casagrande diz que Renan interfere e afirma que "Conselho de Ética está na estaca zero"

"Senador Casagrande diz que Renan interfere no Conselho de Ética".
"Consultei as pessoas que precisava e tomei a decisão de assumir a relatoria do processo. Mas hoje, durante todo o dia, não consegui falar com o presidente Quintanilha. Às 5 da tarde ele me informou que tinha tomado a decisão de fazer primeiro uma consulta à Assessoria Legislativa sobre impropriedades no processo do senador Renan Calheiros e só depois ele definiria de fato o relator do processo", explicou o senador Casagrande.

"Para entrar num trabalho como esse, é para fazer uma investigação correta, séria, para dar segurança a quem vai votar e a sociedade brasileira, ou não vale à pena"

"Estaca zero"

"São forças e pressões externas que têm travado o Conselho", disse o senador. "Ontem, parecia que o Conselho de Ética estabeleceria uma dinâmica de trabalho, mas hoje nós voltamos à estaca zero, como no dia da renúncia do presidente Sibá."



Se os que cuidam da justiça e da ética no Brasil, são esses homens, com esse tipo de atitude, que vimos aqui ser relatada, como nós vamos nos defender? Quem irá ter poder para julgar os julgadores? Sinto senhores e senhoras, mas sinto muito mesmo, pois há exatos 25 anos atrás eu José Pinto no Jornal "O TEMPO" fiz essa mesma pergunta, e infelizmente até hoje estou sem resposta, minhas palavras ecoaram ao vento, como minhas esperanças.


É esse Brasil que vou deixar para meus filhos e netos? É essa noção de honradez, moral e retidão que devo pregar em minha casa?

Não vejo, não falo, não ouço!



Talvez eu não tenha entendido que a era "LULA", viria para ser a era da desonra, da mentira, da omissão, do descaso, do nada sei, nada vi, nada escutei, nada falei. Eu acredito que devo reformular meus conceitos, não posso deixar os meus a mercê de tais "tipos", ou mudo eles de lugar ou mudo a forma de educar meus filhos, não vejo outra alternativa, não posso ensinar uma coisa e coloca-lo nessa ciranda de mentiras deslavadas, no meio dos "cara de pau", eles vão ser no mínimo estranhos no ninho, não vão sobreviver, da mesma forma que peixe de aquário não sobrevive em rio de águas turvas.

VERGONHA, a indecência tomou conta do país, adentrou os lares e penetrou nos cérebros, agora se prepara para se perpetuar, os herdeiros já estão sendo preparados, os homens se esquecem dos princípios para cuidar do saldo bancário.

Por favor, me ajudem, socorro!!! Homens e mulheres de bem, acordem, levantem e gritem, ou então se acomodem e sujeitem-se a essa porcaria.

Tenho dito.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste