sábado, 30 de junho de 2007

VOIP e o ENUM

Vou compor minha explanação sobre o que é ENUM com base em algumas definições e não somente em uma única fonte, assim teremos pequenas diferenças na abordagem mas com conteúdo igual, se nós nos ativermos a le-las compreenderemos o que vem a ser o ENUM. As abordagens são deferentes porque os primas de visão foram deferentes, tendo sido tomados por base no tipo de audiência que pensavam iria ter acesso as mesmas. Sendo assim poderemos fazer das partes descritas um todo mais completo.

ENUM definição encontrada na Wikipédia ( Enciclopédia Mundial Livre)

Telephone Number Mapping (ENUM ou Enum, de TElephone NUmber Mapping) é um conjunto de protocolos para unificar o sistema de números telefonicos E.164 atravé do sistema de endereçamento da Internet o DNS usando um metodo indireto de busca para obter um NAPTR record. Esses records são arquivados em um banco de dados DNS.

Ainda que o ENUM facilite as chamadas para usuários VOIP usando um IP e um PSTN de rede ele não é uma função VOIP e portanto não deve ser confundido com um roteamento de sinal VOIP com base em protocolos do tipo SIP, H.323 ou IAX com Uniform Resource Identifier (URI).

ENUM (RFC 3953)
É um sistema que usa o Domain Name Service (DNS) para traduzir um número telefonico, como por exemplo +17073456789 para URIs (Uniform Resource Indentifiers), exemplo pres:seunome@seuprovedorvoip.com. A função primaria do ENUM é facilitar a interconexão de sistemas baseados em números telefônicos que usam URIs para identificar sua origem.

ENUM - Telephone Number Mapping ( mapeamento de número telefônico). Com essa característica o ENUM, dá ao seu portador a possibilidade de ser alcançado em qualquer parte do mundo através do mesmo número de telefone. E o fato de ter essa chamada encaminhada através de um serviço de Internet, terá um custo muito pequeno. O serviço permite que seu proprietário encaminhe a chamada para uma entrada de sua escolha através de um endereço DNS (siga me). A rotas que a chamada do interlocutor; irá percorrer poderá ser determinada, dando assim a possibilidade de se ter diferentes rotas para diferentes; tipos de chamada, por exemplo uma chamada telefônica dirigindo -se por determinada rota para determinado endereço, e uma chamada fax com outra rota e outro endereço. Sendo assim pode-se controlar todos os tipos de comunicação possível.

O ENUM é um padrão novo e esta em constante evolução, devendo trazer aos sistemas de comunicação uma das maiores revoluções, alguns sistemas VOIP já iniciaram sua adaptação para essa nova facilidade, outros não.

Devemos entender que tecnologia nos dias atuais tem que ter evolução continua e quase que diuturna, pois se não for assim cairia em obsolescência imediatamente, vide o caso dos computadores. Não pensem senhores que a evolução do PC-JR da IBM de 1980 para o Pentium 4 64bits em 27 anos foi um mero acaso, porque não foi, isso foi simplesmente o resultado da necessidade de sobrevivência, para ser substituído por outra idéia mais revolucionária, nunca duvidem da capacidade humana, ela é infinita. Uma pena é que é para os dois lados.

International Telecommunication Union (ITU)
Agencia mundial que tem como foco a tecnologia da informação e da comunicação, atuando no setor de radiocomunicação, provendo os chamados standards; (definições e regras respeitadas e adotadas no mundo todo) e todo o desenvolvimento nessa área. A ITU tem sede em Genebra na Suíça e conta com 191 paises em sus a relação de afiliados, o Brasil faz parte desses afiliados desde 7 de abril de 1877 ( e é um dos mais antigos membros ), a ITU tem nos paises afiliados 700 membros setoriais, os Brasileiros que lá estão são:Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. (EMBRATEL), RIO DE JANEIRO, RJ e a Oi (Tele Norte Leste Participações S.A.), RIO DE JANEIRO.

ITU é o organizador da ITU TELECOM, o maior evento do mundo das telecomunicações do planeta.

"ITU (International Telecommunication Union) and organizes major events for the world's ICT community. Our events provide a unique global networking platform where great minds, companies and new technologies connect."

Esse evento acontece a cada três anos, sendo que em 2008 já estão programados, ITU TELECOM AFRICA E ITU TELECOM ASIA, e para 2009 o ITU TELECOM WORLD que será realizado em Genebra (Suíça) de 5 a 9 de outubro.

Em 2005, tivemos o evento ITU TELECOM AMERICA, e o Brasil foi a sede. O evento aconteceu em Savador - Bahia. Tivemos Foruns e grandes programaçoes com a participação das gigantes da area de Telecomunicações como:Cisco, HP, Huawei, Intelsat, NEC, Nokia, Qualcomm, Telefónica and ZTE, along with pavilions from France, Spain, US and Venezuela and Brazilian operators such as Vivo, Oi and Telemar.

ITU tambem lidera a agencia internacional "World Summit on the Information Society", WSIS e uma reunião dos maiores lideres globais do setor de telecomunicação que cuida do desenvolvimento da segurança da Internet, da governabilidade da Internet, provendo acesso a comincação, infraestrutura, capacidade de construção e diversidade cultural, o primeira fase do WSIS aconteceu em Genebra na Suiça em 2003 e a segunda fase aconteceu na Tunisia em novembro de 2005.

"ITU also launched the “Golden Book” project which focused on new projects conceived or undertaken during the Tunis Phase of WSIS, as well as on new financial commitments for activities related to WSIS implementation."

ITU - International Telecommunication Union:

"ENUM is a protocol that is the result of work of the Internet Engineering Task Force's (IETF's) Telephone Number Mapping Working Group. The charter of this
working group was to define a Domain Name System (DNS)-based architecture and protocols for mapping a telephone number to a Uniform Resource Identifier (URI) which can be used to contact a resource associated with that number. The protocol itself is defined in RFC 3761: The E.164 to URI DDDS Application (ENUM) which obsoletes RFC 2916."

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste