sábado, 28 de abril de 2007

Hard disk Deskstar 7K1000.

Você precisa mesmo de 1 terabyte de espaço? Não estaríamos como Adão e Eva? a explorar nossas possibilidades sem nos preocuparmos como os outros detalhes que fazem parte de nossa vida? E como Adão e Eva não pensamos nas conseqüências? Nesse caso especifico como será que ficarão os sistemas de backup? Como armazenar todo esse conteúdo? Tudo poderá aumentar a partir de agora, inclusive e principalmente os custos aqueles que em primeiro momento vem com um grande dose de açúcar.

1 TB, esse já é o novo hard disk a Hitachi e a Seagate prometem, mas...

Quem será a primeira? Não sei. Mas o primeiro anúncio já tem 4 meses e foi a Hitachi quem deu o primeiro passo anunciando o hard disk de 1 terabyte, bem eu sinceramente fico pensando - o que significa isso? Como usuário o que isso me trará de benefícios? É talvez minha cabeça de brasileiro não tenha as mesmas expectativas das outras (com toda certeza) eu as voltas com problemas simples do cotidiano e de repente hard disk de 1 terabyte.

Este ano os hard disk estão fazendo 51 anos se falarmos de era PC serão 27 anos, a história dos hard disks e o IBM-PC compatível se inicia em 1980 quando a Shugart Technology lançou o ST-506, este disco era de 5.25 polegadas e tinha a capacidade de 5 mb depois de formatado (e foi meu primeiro hard disk, em 1986). Quem esta lendo esta matéria e leu algum outro artigo sobre a história dos hard disk já dever estar pensado que cometi algum deslize, não cometi não a Shugart Technology é hoje conhecida como Seagate Technology. Em 1981 a Seagate já inovava e lançava a interface ST-412 e o hard disk de 10 MB e ambos os discos gravavam dados usando a codificação MFM (Modified Frequency Modulation). Para os curiosos a Shugart foi forçada a trocar seu nome porque a Xerox era proprietária da Shugart Associates, ambas as empresas haviam sido fundadas por Alan Field Shugart (September 27, 1930 – December 12, 2006) um físico nascido em Los Angeles com passagem pela IBM RAMAC (onde "por acaso" nasceram os hard disk em 1956). Em 1977 a Xerox adquiriu a Shugart Associates que havia sido fundada em 1973. A Shugart Technology foi fundada em 1979 e Alan tinha nessa empresa um sócio que se chama Finis Conner.

Voltando a 2007, a Hitachi promete a comercialização do hard disk de 1 terabyte já no primeiro quarto deste ano e não podemos deixar de mencionar que a Seagate fez um anuncio também, porem não revelou um único detalhe.

O hard disk de 1 terabyte da Hitachi promete ser mais barato que dois discos de 500 GB (este foram lançados em 2005) por volta de U$399,00. O hard disk se chama Deskstar 7K1000 e foi lançado em Las Vegas na CES (Consumer Eletronics Show) agora no inicio de 2007.

É interessante lembrar que o primeiro hard disk tem 51 anos (RAMAC 1956), o do PC 27 anos (ST-506) e a industria de hard disk levou 35 anos para lançar o disco de 1 GB (1991), mais 14 anos (2005) os hard disk alcançaram os 500 GB, e agora após 2 anos chegam a 1 TB.

Alguns detalhes destes hard disk gigantes, os discos de 500 GB possuem pratos (platters) de 100 GB e podem ate mesmo ter pratos de 1600 GB e diz a industria que o próximo passo será o prato de 250 GB.

O Deskstar 7K1000 é um hard disk com cinco pratos de 200 GB cada, e usa a tecnologia de gravação magnética perpendicular (PMR), sendo o primeiro hard disk de 3.5 polegadas da Hitachi a usar essa tecnologia, que já foi utilizada anteriormente em hard disks de 2.5 polegadas que são hard disk usado em notebook, claro que estes discos não eram de 1 TB.

O 7K1000 é um hard disk com 7200 rpm, sua interface é do tipo Serial-ATA e tem 32MB de data buffer que é quatro vezes maior que os 8MB e duas que os 16MB vistos nos discos SATA 2 atuais.Este hard disk será um SATA 3.0GB/s e terá também uma versão com interface Paralela-ATA 133. Como sempre a estratégia a ser usada para atrair consumidores será a mesma já tão comumente explorada, o preço por megabyte. Não importando a necessidade do usuário, não se investe em otimização, mas sim na necessidade continua da Industria de Informática de crescer e crescer e produzir mais e mais barato e mais rotatividade e menos, menos qualidade, menos durabilidade, enfim somos consumidores ávidos por avanço tecnológico, pela modernidade. È assim que a industria de computadores nos vê e nos rotula. Será verdade? Alguém por acaso já colocou – A que custo?

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste