Vamos desta feita descrever os critérios com base em qualidade para completarmos nosso mix de detalhes para possibilitar uma analise com a maior acuracidade possível.
Critérios com base em qualidade:
Devemos lembrar que o hard disk e a o único componente do computador que quando falha causa na maioria das vezes danos que colocam o proprietário e ou usuário em situações de risco, pois ha os casos em que sua reposição não ira sanar o problema criado - Um disco novo não contém os dados do usuário/empresa. Por essa simples razão consideramos que a qualidade do disco não pode prescindir de uma avaliação criteriosa e responsável seja ela responsabilidade de quem for.
MTBF, (Mean Time Between Failure) este e um critério de uma complexidade de difícil entendimento até mesmo para profissionais de hard disk, uma vez que ele trata a estimativa de tempo que o fabricante fornece para possível falha do disco e tem como base cálculos extremamente complexos e varia de modelo a modelo.
Alguns fabricantes colocam em seus manuais a descrição do "Service life” do disco, ou seja, o tempo de vida útil do hard disk, e este e um bom critério de avaliação de qualidade.
Tempo de garantia, quanto maior for a garantia dada pelo FABRICANTE do disco maior deve ser seu nível de qualidade, uma vez que o fabricante não ira garantir um disco por um grande tempo se ele não estiver baseado em um estudo minucioso de desempenho e durabilidade. E lógico que toda regra tem exceção.
Política de garantia, observando-se qual a postura do fabricante e suas exigências para o cumprimento da garantia do disco termos um fator para analise de sua qualidade e durabilidade.
A qualidade e durabilidade dos discos têm uma relação direta com seu nível ruído e vibração, quanto maior este nível menor a durabilidade e o rendimento dos discos.
Os discos também trazem em seus manuais suas qualidades frente aos diversos tipos de processamento de dados e também trazem um descritivo da integridade do resultado de um trabalho em nível estressante. Temos nos manuais a descrição da tolerância à "choques", qual a tecnologia usada na construção das cabeças de leitura, qual o tipo de monitoramento de temperatura e como o disco trata o seu mapa de defeitos (bad block map).
S.M.A.R.T. todos os discos modernos possuem esta característica e isto significa - Self Monitoring Analise Report Test. O que nos da um dado de extrema importância - os discos prevêem quando irão parar... Se você liga e desliga seu computador todos os dias haverá uma grande possibilidade de você vir a ver (ou mesmo já poderá ater ter visto) seu computador parar na inicialização se seu disco tiver prenuncio de falha e aparecera na tela do monitor uma mensagem dizendo que há grande possibilidade de falha em seu disco rígido e pede para que você o substitua e que faca um backup imediato de seus dados.
Posso afirmar que não esgotei o assunto, mas quero crer que estou dando uma contribuição para uma melhor avaliação discos.
Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).
Nenhum comentário:
Postar um comentário