quinta-feira, 26 de abril de 2007

RAID

Definição: "RAID - Redundant Array of Independent Disks, originalmente o I era Inexpensive - é uma forma de armazenamento de dados usando múltiplos hard disk de forma redundante em um esquema para propiciar uma melhor performance e uma maior capacidade de armazenamento e também uma maior segurança na manipulação e armazenamento de dados. O sistema RAID pode ter de discos a vários e o esquema pode ser de discos em strip, entrelaçados e espelhados. Como vários discos juntos aumentam o chamado MTBF (MTBF = o hiato de tempo entre a fabricação e a falha de um produto) por definição a armazenagem de dados redundante aumenta a tolerância a falha.

Este tipo de implementação tem como um de seus pontos forte a facilidade de combinar múltiplos hard disk de baixo custo em um esquema que ira oferecer grande capacidade, confiabilidade, velocidade, separadamente ou a combinação desses predicados isso confortavelmente disponível como um único dispositivo usando uma novíssima tecnologia."

Um esquema de RAID tem por característica se apresentar ao sistema operacional como se fosse um único hard disk lógico, o RAID agrega a tecnologia do "disk striping" - que significa particionar os vários discos do esquema em um único disco e esse esquema tem um desempenho e um endereçamento ordenado e os dados são distribuídos nos dispositivos físicos de uma matriz. A capacidade de redundância dos hard disk é utilizada para armazenamento da informação de paridade que é usada para garantir a recuperação dos dados em caso de falha de hard disk.

O RAID pode ser montado em níveis e estes são as várias maneiras de combinar discos para um fim.

Os RAIDs mais conhecidos são:

RAID-0; RAID-1; RAID-2; RAID-3; RAID-4; RAID-5; RAID-6; RAID-7; RAID-10; RAID-50; RAID-53; RAID-S.

Vamos descrever os mais comuns e usados:

* RAID-0: Esta técnica é um hard disk striping (dois discos que se transformam em um único de forma seqüencial, através de uma técnica chamada divisão de dados) mas não usa a redundância dos dados. Esse esquema oferece uma melhor performance mas não uma maior segurança, pois não aumenta a tolerância para casos de falha.

* RAID-1: Esse tipo é mais conhecido como espelhamento de disco e consiste de pelo menos dois hard disk duplicando o armazenamento dos dados de um para o outro. Há um aumento na velocidade de acesso aos dados uma vez que os discos podem ser lidos simultaneamente. O tempo de escrita tem a mesma velocidade de um sistema com um único disco, uma das grandes vantagens deste RAID é o aumento da performance e uma garantia para uma eventual falha de hard disk em sistemas multiusuário.

* RAID 5 é o mais freqüentemente usado. As informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas em um disco dedicado.
Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser otimizado para o array que estiver sendo utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é muito bom, mas em caso de leituras seqüenciais, reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade ao ser distribuída ao longo de todos os discos, havendo a perda de um, reduz a disponibilidade de ambos os dados e da informação sobre paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto pode causar degradação do desempenho de leitura e de escrita mas a informação poderá ser usada para a reconstrução dos dados. Um RAID 5 requer pelo menos três hard disks e é considerado a melhor opção para sistemas multiuso onde a performance não é considerada fator crítico.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Um comentário:

Anônimo disse...

La gran ventaja de los sistemas raid, pasa por la redundancia manteniendo los tiempos de transferencia, por eso los niveles 0 de raid no son los mas efectivos. Pero ojo, que a veces los raid fallan y la recuperación de sus datos se puede convertir en una pesadilla. Si en un momento dado necesitais recuperar datos de varios discos duros en raid os recomiendo las siguiente web : http://www.lineared.com/es/recuperar/raid-discos-duros.htm

Ads Inside PostM

Teste