terça-feira, 24 de abril de 2007

HDDLAB e o serviço de recuperação de dados.

As falhas em hard disk podem ser divididas em dois grupos - as previsíveis e as imprevisíveis.
As imprevisíveis acontecem rapidamente sem dar nenhum sinal ou aviso, essas falhas podem ser causadas por eletricidade estática, problemas térmicos nas soldas, falha no motor, estes problemas não são previsíveis e nada pode ser feito para evita-los. Em pesquisa realizada recentemente descobriu-se que estes problemas são responsáveis por 60% das falhas em hard disk, o restante são resultados da degradação natural dos materiais do disco.
Áreas vitais de um hard disk:

* Cabeças (head): defeito na cabeça, cabeça quebrada, contaminação da dabeça, rensonancia da cabeça, defeito na conecção do modulo eletronico, defeito manual.
* Motor: falha no motor, desgaste dos rolamentos, motor travado, super aquecimento dos rolamentos
* Modulo Eletronico: falha no circuito / chip, má conecção do hard disk ou da porta.
* Midia (platter): riscos, defeito por mudanças do material, erro na leitura do servo, erro na correção de ECC.

Os chamados defeitos previsíveis em um hard disk são os que podem ser mensurados através de estatística e estes problemas foram primeiramente pesquisados pela IBM que já em 1992 apresentou uma tecnologia chamada "Predictive Failure Analysis" ou simplesmente PFA. Essa tecnologia desenvolvida pela IBM foi baseada em estudos estatísticos onde alguns atributos do hard disk eram medidos periodicamente, como por exemplo podemos citar a temperatura do hard disk, um aquecimento muito rápido e continuo do disco envia uma mensagem de aviso que o disco esta super aquecendo. A aceitação do público e da industria por essa tecnologia levou ao seu desenvolvimento e a PFA se transformou na SMART (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology) que se tornou um standard na industria de discos como um indicador para prevenção de problemas em hard disk IDE/ATA e também em hard disk SCSI. Nos dias atuais essa tecnologia também esta incorporada aos hard disk SATA.

A recuperação de dados em hard disk se divide em dois grupos, a recuperação de dados classificada como lógica e a recuperação de dados classificada como física.

Recuperação lógica.
È o processo de recuperação de dados que envolve arquivos e ou diretórios apagados, hard disk re-particionados, partições apagadas acidentalmente, hard disk formatado por engano. O serviço toma como base que o acidente envolve unicamente a área do Sistema Operacional.

A corrupção lógica em hard disk acontece por razões como:
* Shutdown acidental
* Ataque de um Vírus
* Re-partitcionamento acidental do disco lógico

Recuperação Física.
O processo de recuperação de dados que envolvem um hard disk que esta sem condições de funcionamento por um problema elétrico, eletrônico ou mecânico nestes casos o disco não incializa em alguns casos não esta ligando e em outros a BIOS não os reconhece, situações prováveis:
* Hard disk crash
* Placa lógica queimada
* Cabeça e leitura/gravação quebrada
* Dano por super aquecimento
* Queda ou choque
* Dano por contato com água ou fogo
* Motor travado ou queimado
* Mídia com problemas

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste