quarta-feira, 14 de maio de 2014

Viber e Skype fazendo chamadas telefônicas

Vamos traçar um pequeno comparativo entre dois aplicativos gratuitos que podem ser usados para fazer chamada telefônica com celulares usando uma conexão de internet. Ambos fazem chamadas telefônicas usando uma conexão 3G.

O Viber e o Skype fazem ligações telefônicas VOIP gratuitas, mas ambos os aparelhos celulares (ou o notebook ou o computador desktop) precisam ter os utilitários instalados. O que entendo ser muito bom em ambos é que como eles coexistem em diferentes plataformas, o usuário pode fazer chamadas para outros usuários com aparelhos diferentes, por exemplo, um aparelho com sistema Androide (Sony, Samsung, Motorola) pode chamar outro com Sistema IOS (Iphone, Ipad, Ipod).

O Viber e o Skype também podem fazer chamadas usando um notebook ou um computador desktop e ai temos conexões computador para computador, computador para notebook e vice versa, notebook e computador desktop para celular e vice versa, essa flexibilidade é muito interessante como todos podem ver.

Em termos de facilidade de uso podemos afirmar que ambos, Skype e Viber, são ambos simples e bem fáceis de usar, mas o funcionamento destes utilitários é completamente diferente, o Skype usa nome de usuário e senha onde o nome será o identificador de localização no caso do Viber o identificador será o seu numero de celular o que facilita bastante quando se esta usando um celular para fazer a chamada, claro que em chamadas usando computador o Skype é mais apropriado.

As chamadas telefônicas usando-se Viber ou Skype são gratuitas, quero dizer: em termos, porque você esta pagando pela conexão de internet e ai temos um dado importante, as chamadas com Skype consomem 3 mb por minuto e as chamadas telefônicas usando o Viber consome 0,5 mb.

O  numero de usuários do Viber no Brasil (declarado pela empresa) é de 12 milhões,  o Skype conta com 17,6 milhões de usuários brasileiros, os números do Viber são de 2014 e os do Skype de 2013. Quero lembrar a todos que o Skype tem muitos usuários que usam Computador e Notebook já o Viber só tem usuários de celular o que entendo que no final a conta acaba se equilibrando. Mas se falarmos de mobilidade o Viber leva vantagem.

O Skype leva vantagem sobre o Viber quando se trata de quem pode ser contatado usando o aplicativo, enquanto quem tem Viber só pode falar com quem tem Viber, quem tem Skype pode contatar quem tem e-mail no Hotmail, mas se for chamada telefônica a vantagem se perde, a chamada no Skype tem melhor qualidade, mas em se tratando de Voip isso é muito relativo.

Skype tem hardwares especialmente projetados para ele como fones de ouvido, microfones e câmeras web, a lista de recursos do Skype é maior do que a do Viber claro que temos que lembrar que o Viber é um utilitário bem mais novo que o Skype.

Em termos de qualidade o Skype é superior, tem mais opções, tem mais usuários, mas a questão é que se formos usar em celular para fazer chamadas telefônicas seja para outro celular smartfone, Iphone., computador desktop ou um notebook o Viber esta um passo a frente.


Se você tem experiência no uso destes aplicativos ou outro, de sua opinião nos comentários e claro que também estaremos atentos a duvidas que possam aparecer.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste