sexta-feira, 23 de maio de 2014

Computação na nuvem e armazenamento na nuvem

Hoje em dia todas as operações comerciais fazem uso dos serviços online. Armazenamento na nuvem e computação na nuvem para gerenciar e armazenar seus dados. A partir de qualquer computador, smartfone, iphone, ipad, ipod com acesso a Internet você pode estar em qualquer lugar e terá acesso a informações, arquivos e programas para editar e criar textos, planilhas, apresentações, ler e arquivar emails, num sistema único independente da plataforma.

Armazenamento na nuvem (Cloud Storage)

Armazenamento na nuvem é um modelo de armazenamento de dados on-line em rede, onde os dados são hospedados e armazenados por um servidor de terceiro. Neste caso os dados são mantidos em um grande centro de dados que está espalhado em todo o mundo. Esta tecnologia consiste em serviços para armazenamento final e para ser usado pelo chamado "end user" (utilizador final). A nuvem será composta de muitos servidores que estão configurados de modo a trabalhar em uníssono (como se fossem um único servidor).

Com o armazenamento na nuvem, em vez de salvar seus dados em seu PC, você pode salvá-lo em uma base de dados remota. O computador, então, fornecera a conexão final entre o PC e a base de dados. 
Quando você contrata um serviço de armazenamento em nuvem de um provedor, você só precisa pagar para a quantidade de espaço de armazenamento que seus dados consumem realmente.

Os modelos de armazenamento na nuvem (Cloud Storage)

Manter suas fotografias em um site de rede social, o armazenar arquivos em uma pasta online são os exemplos mais comuns de armazenamento na nuvem. Isso pode ser em rede pública ou privada. As empresas quando desejam conceder acesso a arquivos e dados apenas aos seus membros contratam uma nuvem privada. Quando o usuário e o prestador de serviços são diferentes, e quando o prestador de serviços tem acesso à base de dados do usuário, então nesse caso ele é chamado de um sistema de armazenamento na nuvem pública.


Exemplos de serviços de Armazenamento na nuvem disponíveis.


A Computação na nuvem (Cloud Computing)

Por definição  Cloud Computing é o uso da capacidade de armazenamento, de memoria e de cálculo de  computadores e servidores interligados e compartilhados por meio da Internet.

O armazenamento na nuvem tradicional não faz uso de qualquer equipamento especializado para as suas funções. Mas quando as novas ofertas de tecnologia estão integradas no armazenamento na nuvem tradicional, então ele é conhecido como computação na nuvem. Enquanto alguns aplicativos de nuvem irão ajudá-lo a ter acesso através dos servidores, algumas outras aplicações exigirão a ajuda de um software personalizado para acessar a nuvem.

A computação na nuvem é uma tecnologia que oferece o acesso remoto aos dados armazenados, sem muita interação com o provedor de serviços. A computação na nuvem também ajuda a trazer o aumento da utilização de recursos que está provado serem benéficos para os clientes. A computação na nuvem ajuda na redução de custos e também vai permitir a fácil disponibilidade de serviços on demand. Aqui, o cliente paga não apenas para o espaço de armazenamento , mas também para o software que está a ser usado . Há muitas novas aplicações que são desenvolvidas especialmente para serem usadas em computação na nuvem.

Se a sua conexão de internet é pobre seus serviços de computação na nuvem serão afetados. A infraestrutura de rede do fornecedor de nuvem deve ser capaz de resistir à grande quantidade de tráfego que é gerado pelos seus utilizadores. A computação na nuvem também deve ser capaz de entregar os recursos de forma rápida de modo a atender todos seus usuários.


Exemplo de Computação na nuvem.


Exemplos para melhorar o entendimento

Se você vai fazer backup de suas fotos, arquivos, agenda telefônica, então você estará usando a Cloud Storage do tipo Icloud, Dropbox, Sugarsync, Trend Micro's SafeSync e o  Box.

O Google Drive e o Onedrive são chamados serviços do tipo híbrido porque são similares aos serviços como Dropbox, Sugarsync e Trend Micro's SafeSync, mas ao mesmo tempo integram aplicações como planilhas, editores de texto e outras, sendo que o Google Drive esta integrado ao Google Docs, que fazem deles um serviço Cloud Storage e ao mesmo um serviço Cloud Computing.

Coloquei estes dois serviços o Google Drive e o Onedrive como exemplo porque todos os usuários de computadores, smartfones e notebooks conhecem o Google e a Microsoft, ao fazer um e-mail no Google (Gmail) você automaticamente estará habilitado a ter um Google Docs e um Google Drive, você fazendo um e-mail no serviço de e-mail da Microsoft – Hotmail, você terá a sua disposição o Onedrive, junto com este serviço você encontrara aplicativos iguais aos que vem com o pacote Office, Word, Excel, PowerPoint, Outlook.

OneDrive é o novo nome do serviço SkyDrive da Microsoft.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste