quarta-feira, 23 de maio de 2007

SIP, o que é isso afinal?

A chamada telefônica pelo método tradicional é roteado através de um sistema de cabos telefônicos e estações telefônicas até que finalmente encontra a pessoa que você esta chamando. Em virtude de usar muitos cabo e muitas centrais o custo das chamadas telefônicas pelo serviço convencional custa muito caro e é cobrado por minuto. A tecnologia SIP esta mudando tudo isso.

SIP - Protocolo de Inicialização de Sessão, é uma tecnologia baseada em rede ponto a ponto que permite que computadores acessem outros computadores sem que tenham que ser roteados por estações centrais pelo caminho que percorrem. As ligações são mais baratas porque não existe pagamento pelo uso do cabeamento que a telefonia convencional usa para chamar e receber. Chamadas de um telefone que esta usando o protocolo SIP para outro telefone usando o SIP, não usa nada alem da já em uso rede de internet, e isso é que permite a redução drástica dos custos, não estamos falando de nenhuma mágica ou milagre.

Apesar de termos a tecnologia SIP já há algum tempo somente muito recentemente as companhias e os indivíduos se interessaram em investir e passar a usa-la, claro que paises como o Brasil dependeram da inauguração da banda larga, tanto empresarial quanto residencial para que esta difusão realmente ganhasse força e interesse. Existem muitas ofertas de telefones com tecnologia SIP, e isso faz com que as ligações telefônicas usando essa tecnologia sejam semelhantes as que são feitas pela telefonia convencional.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste