segunda-feira, 2 de julho de 2007

Pirâmide, um caso de marketing?

PIRÂMIDE

Por definição: O esquema conhecido como Pirâmide é um negocio onde se tem uma espécie de recompensa financeira direta pelo simples ato de ter recrutado uma outra pessoa para o esquema. Um esquema espalhafatoso de Pirâmide não envolve nenhum produto afinal. Você simplesmente paga uma quantia de dinheiro para participar, e recrutando bastante pessoas você ganha dinheiro, normalmente muitas vezes o valor que você investiu na entrada.

A base da lei que julga a Pirâmide/MLM esta fundada na decisão do julgamento do caso Amway vs FTC em 1979. Talvez a mais simples definição de uma companhia de MMN legal de uma ilegal veio desse caso. Essencialmente a questão que se pergunta é: Poderá a última pessoa a entrar no negócio, fazer dinheiro?

Obviamente, a ultima pessoa a entrar em um esquema de Pirâmide nunca irá ganhar um centavo sequer. Mas se você for a ultima pessoa a se alistar como um distribuidor de uma companhia do tipo da Amway (com produto para ser revendido) que possui uma operação de MMN legal poderá você fazer dinheiro? Claro que sim. Simplesmente comprando produtos no atacado e vendendo no varejo. A ultima pessoa a entrar mesmo sem ter sido recrutada poderá ganhar dinheiro.

Se você for a última pessoa a se alistar em um programa de MMN, poderá você ter uma expectativa razoável de ser capaz de colocar uma margem em um produto ou serviço e revende-lo para um usuário final? Isto é, para alguém que somente queira consumir o produto ou serviço? Estará você ou seu distribuidor direto comprando os produtos porque vocês o querem de verdade, ou a maioria esta realizando suas compras simplesmente para satisfazer a cota do plano de compensação? . Ter produto de real valor para o usuário final e a chave para que uma distribuição de MMN seja considerada legal.

Tendo dito isso, um das mais comuns e menos discutidas questões que você poderá fazer para determinar se uma distribuição com base em MMN é um esquema de Pirâmide será simplesmente: Existe um produto? Todas as Pirâmides que estão no mercado esta baseada em algum tipo de produto brinde, porque sabe (o organizador) que você ira fazer esta pergunta. Alguns extremistas irão alem e irão dizer que o serviço que ele esta prestando em troca da sua mensalidade (ou comissão sobre ela) é a administração de pegar e repassar o dinheiro. Outros irão alegar que você esta pagando para poder entrar no mailling list deles. Claro que a carta convite levará você a acreditar que você estará pagando por um relatório ou algo do gênero. Entretanto existem literalmente dezenas de esquemas por ai que estão longe de serem tão óbvios. Algumas ofertas têm a aparência de serem “recheadas” de “bona fide”, produtos tangíveis, mas preste atenção, o foco deve estar baseado no valor e no motivo.

O texto é uma tradução, o autor é Leonard Clements que tem concentrado esforcos em tempo integral nos ultimos 20 anos pesquizando e analisando todos os aspectos do Network Marketing. Ele é um professional que realiza palestras e também ministra treinamentos. Atualmente ele esta viajando o mundo com o seminário "Inside Network Marketing" Len é o autor do livro controverso "Inside Network Marketing" (Random House) e também é autor de palestras como"Case Closed! - The Whole Truth About Network Marketing" e "The Coming Network Marketing Boom." Len é reconhecido como um especialista em MMN aprovado pela Suprema Corte dos EUA. Para maiores informações ligue: 1-800-688-4766, ou escreva para MarketWave, Inc., 2406 Canberra Ave, Henderson, NV 89052.

Eu sou José Pinto. Há 33 anos trabalhando como profissional de Marketing, atuando em empresas fora da Rede, tenho um compromisso – Informar com base na verdade dos fatos.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste