sexta-feira, 6 de julho de 2007

O MlM ou MMN

Em Inglês MLM – Multilevel Markeing e em português MMN.

Siglas e nomes para este tipo de negócio:

  • Marketing de Rede (MR)
  • Marketing Multi Nível (MMN)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Network Marketing (NM)

Definições da Wikpédia:

Multi-level marketing (MLM) is a business model that combines direct marketing with franchising.

Marketing Multinível, também conhecido como Marketing em Rede, ocorre quando os próprios consumidores indicam outros consumidores, ganhando algo por isso.

Nos Estados Unidos, segundo a Revista Sucess Magazine, mais de 14 milhões de pessoas trabalham de forma integral, e outros 13 milhões trabalham de forma parcial.

No ano de 2010, 69% da população dos Estados Unidos irá ter sua atividade econômica em casa. Acredito que não seja 100% verdade essa afirmação, mas entendo que esse número possa englobar as pessoas que terão toda sua atividade econômica e também as que terão parte de suas atividades econômicas em suas casas.

MLM (MMN) = PROPAGANDA BOCA A BOCA? NÃO, seria ser muito simplório falar isso, o MLM (MMN) transcende esse conceito de há muito, a partir do momento que você transforma um ser humano em uma organização, isso não deixa de ser a Tonica como se torna parte do processo, parte importante claro, mas parte.

Entendam, o MLM (MMN) transforma as pessoas já no seu primeiro instante em consumidor do produto ou serviço em questão e no segundo inicia o processo de fidelização. Em alguns casos o exagero é tamanho que se vê verdadeiros profissionais realizando um trabalho escravo.

Como estudo o processo há pouco mais de 60 dias ainda não tenho informações precisas, mas em minha modesta opinião o processo de aculturação esta intrinsecamente ligado ao processo em toda sua extensão e uma das técnicas aplicadas é a massificação sendo que para isso usa-se a ferramenta comportamental mais maldosa já vista, passando de técnicas da Gestald (contribuições da Gestald, teoria dos signos e teoria da informação) a técnicas Behavionistas (o condicionamento para a formação de hábitos está presente na teoria Behavionista) sem o menor pudor, já que a maioria ou mesmo podemos dizer a grande maioria dos participantes se envolvem no processo e imediatamente se alienam na tentativa de obter sucesso rapidamente e com isso ter lucros.

Dizer que empresas como Avon, Natura, Yakult, Xerox, Coca-Cola e da Gillete irão adotar esse sistema é para mim no mínimo paradoxal, claro que isso passa pela administração de qualquer gigante, sem sombra de dúvida, mas senhores por favor gigantes internacionais não irão sacarificar o processo de lucratividade sem necessidade, estamos falando de empresas cujo índice de fidelização já ultrapassa os 75% dos consumidores mundiais, sendo que falamos de algumas cuja marca transpôs algures 100% da população e com isso conquistou o direito de ser a definição do próprio produto em si. Eg: Gilette = isso é que estamos habituados a pedir em vez de dizermos lâmina de barbear, Xerox = no lugar de pedirmos uma fotocópia. O MLM tem como uma de suas principais funções transformar indivíduos em consumidores, e para isso faz com que o ciclo da produção funcione na sua plenitude, provendo renda para que possa haver consumo, consumo para promover produção. Para uma maior compreensão do que apresento diria aos senhores que procurem informações sobre a escola econômica de Chicago pois ela é responsável pela implantação da idéia no pais onde esse preceito mais funciona, os EUA. O conceito passa pelo fato de se ter um dólar girando muitas vezes em um curtíssimo período de tempo e nesse ciclo ele se transforma em vários dólares, gerando consumo, emprego e impostos. Funciona em qualquer lugar do mundo onde o interesse de muitos é colocado a frente do interesse da minoria, infelizmente o Brasil segue ainda hoje na contramão dessa idéia, e assim privilegia uns poucos promovendo a industria da fome, e usando-a em autopromoção para a própria perpetuação no poder. E aqui encontramos o segundo paradoxo, onde a democracia que já foi o governo do povo como poder, passa a ser o governo do poder pelo poder, leram Maquiavel demais e se esqueceram de São Tomaz de Aquino, Descartes, Voltaire, Aristóteles, Diógenes e tantos outros que dedicaram a vida construindo conceitos sobre as liberdades individuais. Espero que um dia o MLM (MMN) não só mude essa roda maldosa que vivemos mas promova não o trabalho residencial e escravo mas sim a liberdade na totalidade.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste