sexta-feira, 15 de junho de 2007

Western Digital Raptor WD1500

O título deste artigo bem podria ser: Porque estamos ficando para traz.

Apesar de estarmos na metade do ano de 2007, o mercado brasileiro quase não teve oportunidade de ver e usar um dos primeiros hard disk, fora da linha SCSI, funcionando a 10.000rpm. Estamos falando do WD1500 o Raptor da Western Digital que foi lançado em 2006, e só este ano o usuário do chamado mercado SOHO começa a ter contato e usar hard disk de alta performance, no caso os SATA2. Mas o Raptor tinha 2 versões de tecnologia o ATA IDE e o ATA SATA1, sua capacidade é de 150gb e ele foi o primeiro hard disk de 10.000 rpms. Os chamados grandes CPDs de alta performance e responsabilidade usam os SCSI de 15.000, mas o hard disk RAPTOR pela sua performance e qualidade podem ( e nos EUA, já aconteceu) perfeitamente serem usados como servidores, claro que são discos de um custo um pouco maior que os discos populares mais vendidos no mercado SOHO, mas são bem mais baratos que os SCSI. Lembramos aqui que a tecnologia usada nos WD Raptor tem mais de 4 anos, sendo que nessa linha de produto já em 2003 a Western Digital tinha lançado o Raptor WD360GD e por ser um SATA de primeira geração tinha um diferencial muito forte junto aos discos concorrentes, alta qualidade combinada com alta performance tendo o acesso medido em 5.2 milliseconds, esses discos já nasceram com buffer de 8mb .
Infelizmente o mercado brasileiro ainda é orientado por "preço" e os chamados consultores e analistas estão muito mais preocupados em manter seus ganhos e colocações do que em se posicionar com seriedade frente ao mercado. Criei muitos inimigos por fazer este tipo de comentário, mas como diria minha querida avó - "dura lex sedi lex" (a lei é dura, mas é a lei).
Desde o seu lançamento os hard disk da linha Raptor se posicionam no mercado como uma alternativa de menor preço, para serem usados como opção frente aos SCSI.Em um mercado altamente competitivo como é o dos hard disk, é muito louvável uma atitude como esta da Western Digital, limitando o target de alcance da linha Raptor mas na contra partida dando ao mercado de menor poder aquisitivo a possibilidade de contar com um produto para ser usado em seus servidores.
Para dar uma mostra ao leitores vamos colocar aqui alguns gráficos sobre os parâmetros e medidas do RAPTOR WD1500 (parâmetro usado para os testes, leitura e escrita media de 25.000 acessos):






Ponto de Vista

É muito importante lembrar que o tempo de procura (seek time) e a medida da taxa de transferência são na maior parte das vezes diagnosticadas "in nature" e não medidas de performance por si. O acesso a esses aspectos são similares a medida de velocidade e performance de um processador quando confirma que é verdadeiro que o mesmo esta funcionando a 2.4GHZ e possui um FSB de400 MHZ. Fatores adicionais combinam e agregam alto nivel de performance no hard disk, indo acima e muito além destes dois itens de medida.

OBS: Os gráficos que foram usados para ilustração deste artigo são de propriedade do StorageReview, uma organização especializada em hard disk, da qual fazemos parte desde de 2003.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Comparação entre Latência (Latency) e throughput.

1-Latência define-se como a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis.
Para trafegar na Internet a latência determina a medida do tempo decorrido entre o início de uma atividade e a sua conclusão

2-Throughput é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo.Por exemplo, você pode ter um link de 2Mbps mas tendo acesso a um conteúdo onde a rota dos seus dados passe por um link de 1Mbps. Neste caso, o throughput será considerado pelo menor. E considerando também atrasos de propagação.

comparison of latency and throughput in telecommunications can address a common misunderstanding that having greater throughput means a "faster" connection. However, throughput, latency, the type of information transmitted, and the way that information is applied all affect the perceived speed of a connection.

Latency and throughput together affect the perceived speed of a connection. However, the perceived speed of a connection can still vary widely, depending in part on the type of information transmitted and how it is used.

For example, to view a web page over a 56 kbit/s modem transmitted from a server 4,800 km (~3,000 mi.) away, latency over the Internet is fairly low – typically about a quarter of a second – and an average web page of 30–100 kilobytes will transfer in 10–30 seconds.

However, to transfer the contents of a DVD over a modem could take a week or more at this rate. Simply packing the DVD into an envelope and mailing it could be faster.

Using a T1 line with similar latencies, one could download the same web page in under a second. To download a 5 GB DVD over this 1.5 Mbit/s connection would take about 7.4 hours.

DSCP uma definição.

Descrição geral de DSCP (Differentiated Services Code Point)

DSCP (Differentiated Services Code Point) é um campo num pacote IP que permite a atribuição de diferentes níveis de serviço ao tráfego de rede. Isso é conseguido através da marcação de cada pacote na rede com um código DSCP, aplicando ao mesmo o nível de serviço correspondente.

DSCP é a combinação dos campos precedência IP e tipo de serviço. Para trabalhar com routers legacy que suportam apenas a precedência IP, os valores DSCP são utilizados porque são compatíveis com os campos de precedência IP.

Modo de funcionamento do DSCP

Os programas activados por: Qualidade do serviço (QoS - Quality of Service) pedem um tipo de serviço específico para um fluxo de tráfego através da interface de programação de aplicações (API, -application programming interface) do QoS genérico. Os tipos de serviços disponíveis são:

Serviço garantido

O serviço garantido fornece qualidade elevada, garantias quantificáveis com latência limitada (mínimo garantido).

Serviço de carga controlada

O serviço de carga controlada fornece qualidade elevada, garantias quantificáveis sem latência limitada.

DSCP é um campo de 6 bits que comporta os valores predefinidos apresentados na tabela seguinte. Os valores equivalentes de precedência IP e IEEE 802.1p são mostrados em colunas separadas.


Tipo de serviço DSCP Precedência IP IEEE 802.1p

Controle de rede

30

6

7

Garantido

28

5

5

Carga controlada

18

3

3

Todo o outro tráfego

0

0

0

Banda Larga, VOIP, Bits e Bytes

Para que possamos entender as unidades de medida, e seguindo a regulamentação do IEC aprovada em 1998, apresentamos abaixo as definições, medidas para cáculo e alguns exemplos.

Byte
- a unidade de medida de grandeza de informações

1 Byte = 8 bits
1024 Bytes = 1 kiloByte
1024 kilobytes = 1 megaByte
1 kiloByte = cerca de 8000 bits (exatos 8 x 1024 = 8192 bits)
1 megaByte = cerca de 8000000 bits (exatos 8 x 1024 x 1024 = 8388608 bits)


bit - a unidade de medida para transferência de dados

1 kilobit = 1000 bits
1 megabit = 1000000 bits

Taxa de transferência
(largura de banda, capacidade de vazão, velocidade de transferência)

Regra para calcular taxas de transferência:
KByte de dados transferidos / segundos utilizados na transmissão = taxa de transferência em KBytes por segundo.

Tomemos como exemplo o tempo gasto para a transferência de um arquivo:
Um modem de "56k" usa quanto tempo para transferir um arquivo de "56k"?
Modem de 56kbps (= 56000 bits por segundo)
Dados totalizando 56KB (=57344 bytes = 458753 bits)
458753 bits levam '?' Segundos para serem transferidos a 56000 bits por segundo?


O modem gasta pelo menos 8,2 segundos, e não 1 segundo como se poderia supor.

Tipo de Conexão

Taxa máxima de transfência em Kbit/s

Taxa máxima de transferência em KByte/s

Taxa provável de transferência em KByte/s

14.4k modem

14.4 kbit/s

1.2 KByte/s

1 KByte/s

28.8k modem

28.8 kbit/s

2.4 KByte/s

2 KByte/s

33.6k modem

33.6 kbit/s

3 KByte/s

2.5KByte/s

56k modem

53 kbit/s

4.8 KByte/s

4 KByte/s

ISDN 1 canal

64 kbit/s

6 KByte/s

5 KByte/s

ADSL

128 kbit/s

12 KByte/s

10 KByte/s

xDSL

256 kbit/s

KByte/s

KByte/s

xDSL

384 kbit/s

KByte/s

KByte/s

xDSL

1024 kbit/s

KByte/s

KByte/s

xDSL

2048 kbit/s

KByte/s

KByte/s

xDSL

3072 kbit/s

KByte/s

KByte/s

T1

1,54 Mbits/s

KByte/s

KByte/s

Cable modem

6 Mbits/s

KByte/s

KByte/s

Intranet / LAN

10 Mbits/s

KByte/s

KByte/s

LAN 100Base-T

100 Mbits/s

KByte/s

KByte/s

Voip uma explicação técnica.

A comunicação de uma forma geral utiliza um meio para sua transmissão, no caso do VOIP o meio mais utilizado é a Internet. A Internet é medida em Kbps, a chamada banda larga é comercializada no Brasil a partir de 128kbps e acima disso chega-se até a milhares de Kbps.

Os tipos de banda larga mais comuns são: a Banda Real, onde o que é contratado deve ser o que será recebido e a Internet compartilhada onde a garantia é de 10% a 20% da banda contratada. Os fornecedores de banda larga no Brasil oferecem a conexão do tipo compartilhada, e entre eles estão: Speedy, Velox, Virtua, Vivax, (cabo ou Adsl), etc, mesmo sendo que o contrato seja do tipo conhecido como business que é o que as empresas contratam. Dessa forma quando contratamos um serviço de banda larga e 500kbps (o mais comum da Telefônica), na realidade o que iremos ter é simplesmente a garantia de 10% dessa banda, é damos sorte quando recebemos os 10%, mas isso se trata do conhecido download, normalmente as conexões ate 1000kbps estão acompanhadas de um upload de 128kpbs, onde a regra dos 10% também e verdadeira. Ao fazermos as conversões teremos na realidade uma conexão (ou deveríamos ter) com 62,5kbps (entra aqui a conversão de kbit para kbyte dai termos a divisão por 0.80) e 16kbps sendo que ao medirmos com aferições mais precisas a realidade é um pouco menor e a explicação é o trafego, é com ele que temos que reclamar ou então é ele o vai ser notificado pelo Procom. Ao utilizarmos o VOIP nosso consumo da banda será bi-direcional, enviamos e recebemos ao mesmo tempo, ou quase. O consumo normal de um VOIP com um aparelho ATA é: 25 Kbps de download e 25 Kbps de upload para uma linha em uso. Isso nos coloca 50kbps (kbyte) de consumo bidirecional ou na conversão de kbit para kbyte, 6,25 kbyte. Para um melhor entendimento uma conexão Speedy 500 com 512 de download e 128 de upload nos temos por volta de 26kbit de banda biredirecional. Isso tudo no papel, claro, evidente que as conexões são instáveis, mas para quem usa uma linha VOIP essa conexão mesmo sendo instável é mais que suficiente.

Gostaria que todos se ativessem ao detalhe que conexões compartilhadas tendem a dividir a banda contratada pelo numero de computadores ligados 'a ela.

Claro que após esses números muitos usuários irão perguntar: E o que acontece comigo? Porque então meu VOIP não funciona? Simples, porque na equação temos mais elementos determinantes, e o principal é a Plataforma Voip que prove o serviço. Outros elementos determinantes são: a latência combinada com a velocidade bidirecional - isso e um conjunto de ações que estão diretamente ligados à latência da sua conexão com a da plataforma VOIP que você irá usar, e em palavras mais simples o tempo que o pacote ira levar de um local ao outro, ou o tempo que sua voz leva para chegar ao seu interlocutor. E ai tem um agravante, qual o caminho que o pacote esta percorrendo? Quantos servidores estão sendo usados nesse caminho? Quantas interrupções? E para sabermos exatamente temos que testar essa "estrada" que nem sempre é a mesma. O fato é que se não tivermos as informações da Plataforma, nenhum teste será verdadeiramente verdadeiro.

Temos alguns detalhes que podemos colocar aqui, mas são simplesmente suposições:

Se a voz está metálica e com interrupções podemos ter uma banda de Internet não está comportando o consumo do VoIP e poderá ser também que tenhamos uma rede interna com os chamados "gargalo"s ou a Plataforma VOIP que já não comporta mais usuários, pois está no limite.

Pode-se dizer que se a plataforma esta funcionando normalmente e não superou o numero de usuários para o qual foi projetada, teremos: locutor ouvindo com interrupções - falta velocidade de download, interlocutor ouvindo com interrupções falta velocidade de upload.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Lista de configurações ATA disponíveis.

Estes são os novos dispostivos ATA que já estamos disponibilizando a instrução de como configurar para usar com VOIP.

Asterisk
Cisco ATA 186/188
D-Link DVG-1402S
freePBX / trixbox
Linksys PAP2
pbxnsip
Snom 1xx/2xx/3xx
Windows Messenger
X-Lite / X-Pro / eyeBeam
Linksys/Sipura products
Generico / Outros Dispositvos

Linha LINKSYS

Linksys - PAP2T
Linksys - SPA-841
Linksys - SPA-1001
Linksys - SPA-2100
Linksys - SPA-2102
Linksys - SPA-3000
Linksys - SPA-3102
Linksys - SPA901
Linksys - SPA921
Linksys - SPA922
Linksys - SPA941
Linksys - SPA942
Linksys - SPA3000
Linksys - SPA9000
Linksys - RT31P2
Linksys - RTP300
Linksys - WRTP54G

Para maiores esclarecimentos técnicos consulte o suporte de seu provedor VOIP, ou entre em contato com a HDDLAB ou com o José Pinto (no email, coloque no assunto - Ajuda VOIP) nós iremos fazer o possível para lhe ajudar.

Adaptador ATA para VOIP

SPA2102 - Adaptador e Roteador de telefone com 2 portas FXS e 2 Ethernet - Linksys



Descrição
Alta Qualidade de Voz e Suporte para Qualidade de Sinal Utilização e Gestão Intensiva Segurança Reforçada Económico, fácil de instalar e de utilizar, o Linksys SPA2102 liga um telefone normal ou um fax convencional a uma rede baseada em IP. Os fornecedores e as empresas de serviço de telefone por IP, oferecem aos clientes domésticos os habituais serviços de comunicações, porém optimizados por uma ligação de banda larga à Internet ou a uma rede local (LAN).

O SPA2102 vem com duas portas RJ11 POTS (Plain Old Telephone Service) para ligação de telefones analógicos, aparelhos de fax, PBX e plataformas de comunicação de sistema-chave. Cada porta de telefone SPA2102 pode ser independentemente configurada por software controlado pelo fornecedor de serviços e/ou pelo utilizador final. O SPA2102 também inclui duas portas Ethernet RJ45. Uma das portas Ethernet liga a um modem de banda larga ou router (WAN), enquanto a outra é uma porta Ethernet de saída para ligação de um PC adicional ou de outro dispositivo (LAN).

De concepção elegante e compacta, o SPA2102 pode ser utilizado em serviços telefónicos IP, domésticos ou empresariais, incluindo um Centrex IP pleno de funcionalidades. O SPA2102 tem um som claro e uma fiável transmissão de fax por meio da implementação de normas internacionalmente aprovadas para sistemas de redes de dados e de voz.

Características

Rede e Internet :

• Roteador interno com QoS para VoIP (NAT e DHCP server).
• 1 (uma) porta (RJ-45) para conexão com a Internet.
• 1 (uma) porta (RJ-45) para conexão com um micro ou rede.
• 2 (duas) portas RJ-11 para telefones analógicos pó entrada tronco de PABX.
• Suporta (DHCP) Dynamic Host Configuration Protocol.
• Suporta PPPoE
• Suporta IP Fixo

Voz:
• Suporta G.729 simultâneamente nas duas linhas.
• Suporta (Session initiation Protocol) SIP.
• Suporta DTMF.
• Configuração pelo teclado do aparelho telefônico com instruções via voz.
• Suporta FSK Caller ID, DTMF Caller ID e FSK VMWI.
• Suporta Voice Activity Detection (VAD).
• Suporta múltiplos tipos de compressão de voz ( G.711, G.726, G.729, G.723.1 ).

Conteúdo da embalagem:
•Adaptador IP com 2 (duas) linhas para VoIP;
•Adaptador de energia;
•Cabo de rede.
•Manual.Painel do Adaptador



domingo, 10 de junho de 2007

VOIP Protocolo SIP e ATA

Como configurar o seu dispositivo SIP

Você ira precisar do seu Voip username e de sua password para poder fazer suas ligações. Para isso o primeiro passo será fazer o download do software de seu serviço de VOIP, instala-lo e criar uma conta com seu login e sua password.

Para usar um serviço de VOIP através da banda larga, observe o setup abaixo:

Você pode usar seu voip com os seguintes dispositivos Sip:

SIP ATA (Analogue Telephone Adapter)
SIP Router
xDSL Modem

A maioria dos dispositivos são equipados com a combinação das seguintes portas.

Exemplo 1



(esta figura é meramente um exemplo de layout, alguns tipos de dispositivos poderão ser diferentes)

Exemplo 1

(esta figura é meramente um exemplo de layout, alguns tipos de conexões poderão ser diferentes)

(A)DSL: conecta sua linha (A)DSL de seu provedor
WAN: conecta sua linha de seu xDSL modem / roteador
LAN: porta da sua rede, você pode conectar por ex.: seu PC, notebook ou um roteador wireless
PHONE: porta para conectar o seu telefone analógico
LINE: porta para conectar sus linha telefônica convencional (PSTN)
USB: porta para conectar: PC, notebook, na porta USB

Alguns dispositivos SIP poderão ter mais de uma porta LAN e ou mais de uma porta PHONE.

Para conexões hardware de seu dispositivo SIP observe as informações acima e o manual do usuário de seu hardware.
Após conectar seu hardware você tem que se certificar que a instalação e a configuração do software estão correta.

Configuração do Software

Genérica

SIP port : 5060
Registrar : sip.seuservidorvoip.com (ou .com.br, verifique com seu provedor VOIP )
Proxy server : sip.seuservidorvoip.com (ou .com.br, verifique com seu provedor VOIP )
Outbound proxy server : verifique com seu provedor VOIP se ele possui o servidor proxy
Account name : seu usename registrado no seu provedor VOIP
Password : Sua password registrada no seu provedor VOIP
Display name/number : seu VOIP username ou seu numero VOIP
Stunserver (option) : verifique com seu provedor VOIP se ele possui o servidor stun

Consulte a HDDLAB, ou o Jose Pinto (no email, coloque no assunto- Ajuda VOIP) para configurações de dispositivos SIP. Mas por favor nunca deixe de ler o manual que acompanha o dispositivo SIP que você comprou.

Dispositivos que as configurações já estão disponíveis:

AVM Fritz!box FON 7050
AVM Fritz!box FON ATA 1020
LINKS WIP330
LINKSYS SPA2102
LINKSYS SPA3102
GRANDSTREAM HT286
GRANDSTREAM HT386
GRANDSTREAM HT486
GRANDSTREAM HT496
SIEMENS SX553
SMC 7908 VoWBRA
X-lite v3.0 Software
SJPhone SoftPhone

Codecs mais comumente usados por provedores de serviços VOIP

G.711 (64 kbps)
G.726 (32 kbps)
G.729 (8 kbps)
G.723 (5.3 & 6.3 kbps)
GSMFR (13.2 kbps)

Consulte seu provedor VOIP para obter maiores informações sobre os Codecs que estão disponíveis na plataforma que ele possui.

Dica para solução de problemas com áudio:
Se seu provedor VOIP tiver, use o STUN server (ex: stun.seuprovedorvoip.com) direcionado para a porta 3478 (verifique se seu dispositivo suporta).
Tente usar o codec G.711.

Para maiores esclarecimentos técnicos consulte o suporte de seu provedor VOIP, ou entre em contato com a HDDLAB ou com o José Pinto (no email, coloque no assunto - Ajuda VOIP) nós iremos fazer o possível para lhe ajudar.

Ulisses por onde andaras?

Diga me com quem andas e te direi quem és, infelizmente ou felizmente dependendo do ponto de vista da abordagem ou da ótica do interlocutor essa afirmação não é mais verdadeira, foi transformada em mais uma de nossas falácias, Nós brasileiros estaríamos nos tornando grandes fazedores de falácias ou o termo correto seria sofismo? Não sei, às vezes penso que brincar com as palavras pode dar futuro no Brasil, mais do que o uso apropriado das mesmas. Afinal de contas, alguém lê, alguém se importa? Está faltando brasa ou então esta sobrando sardinha. Entender o Brasil passa por ter que engolir que exportar com dólar a R$1,90 da mais lucro e é melhor do que com dólar a $2,90, será que a matemática mudou? "O álcool não dá esse lucro que se imagina", dizem as distribuidoras, "trabalhamos com volume (e que volume!!!) nosso negócio não passa de 2%". Eta! Ou seria eita? O álcool está sendo vendido nas Usinas e destilarias a 0,58 centavos, você já ouviu falar do "Admirável Mundo Novo?” Que título daria o autor se livro sobre o Brasil escrevesse?

Bem meu caro, deve te lembrar que nós nos encontramos em 1979, almoçamos juntos após a entrevista que me concedeste, então para poder fazer sentido o que declaraste naquela ocasião agora te pergunto - Onde andas? Onde estão os teus? Não há entre homens um que levante a voz e grite em alto e bom tom: Não foi para isso que lutamos, não foi isso que pregamos, não foi isso que sonhamos. O sonho acabou? Será que não foi simplesmente o uso da necessidade latente como meio de alcançar o poder e seguindo a lição de Maquiavel se perpetuar no poder pelo poder?

"O HOMEM E A LIBERDADE"

-Senhoras, Senhores, Correligionários:

-O Homem e a Liberdade ou o Homem é a Liberdade?

-Não são categorias distintas, homem e liberdade, pois o homem é a liberdade.

-Se não é livre, não é homem, por ser irresponsável. Pode ser besta, vegetal, até mineral, homem não é.

-Quem não é livre para optar, não pode ser responsável para o prêmio ou para o castigo.

-O homem é o livre arbítrio. A expressão é definição: ele é arbítrio independente para pensar e agir resuma-se “para escolher”.

-Essa liberdade gera a responsabilidade, pelo pecado ou pelo erro cometido.

-Sem liberdade primeiro, não há responsabilidade depois, pois responsabilidade prévia não é responsabilidade, é determinismo, censura ou negação da liberdade.

-Liberdade não é o Direito, mas a possibilidade de errar e pecar. Não há Direito para o mal.

-Quem não crê nisso, não crê em Deus nem no homem, só crê em si mesmo. Arvora-se em proprietário da verdade. Na esfera religiosa é fanático e na política, tirano.

-Governados sim, escravos nunca, eis a terrível questão.

-O poder não corrompe o homem, é o homem quem corrompe o poder. Também aqui, o homem é o grande poluidor.

-O poder não é perigoso. Perigoso é seu exercício por homens imperfeitos, egoístas, vítimas de apoteose mental ou do culto à personalidade. São os burros carregados das relíquias, da fábula de La Fontaine.Presumem que as zumbaias são para si, não para as relíquias. Espantam-se e se lamuriam quando ao acabar o mando, acaba o incenso.

-Se o poder fosse corruptor, seria maldito e proscrito, o que acarretaria a anarquia, isto é, o absurdo, cruel e caótico império do egoísmo da vontade de cada um.

-Há homens que vivem contentes, mesmo que vivam sem decoro.

-Há outros que sofrem como em agonia quando vêem que há homens que a seu redor vivem sem decoro.

-No mundo deve haver certa quantidade de decoro, como deve haver certa quantidade de luz.

-Quando há muitos homens sem decoro, há sempre outros que têm em si o decoro de muitos homens.

-Lutemos pela Liberdade.

-Na Democracia, o soberano é o povo

-Há 406 anos antes de Cristo já Eurípides decretava: “É escravo aquele que não pode dizer o que pensa”. Os partidos, pelos seus porta-vozes hão de dizer o que pensam. Não o fazendo, são cúmplices do arbítrio, não intérpretes do povo.

Não fostes tu que proferistes as palavras que transcrevo acima? Não seriam pródigos os que te seguiam? Será que não fostes simplesmente usado?

Caro doutor se vivo fosses eu a ti diria, em que pese o fato de não termos a quintessência da prova final, o ônus da dúvida a ti não poderia pertencer, tu não irias aceitar. Pelo menos disto eu devo estar certo.

Esqueceram-se os teus, que um dia foste pródigo, que um dia foste homem, que um dia lutastes por nós, pelos nossos direitos, pela nossa liberdade, ou foram eles corrompidos pelo lodaçal que encontraram? Perderam-se no caminho ou simplesmente caíram na areia movediça da corrupção? Afinal, nos enganaste? Eras um embuste? Nos ludibriaste com palavras belas? Nos embalastes com sonhos de liberdade? O que eras afinal? Nada. Simplesmente mais uma de minhas alucinações, as mesmas que tenho hoje em meus momentos de lucidez. Será que todos estão percebendo? Preciso ser mais cuidadoso.


Obs: "O Homem e a Liberdade", foi uma palestra do então Deputado Ulysses Guimarães, Presidente do Diretório Nacional do MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO, proferida em FLORIANÓPOLIS, Estado de Santa Catarina, em 18 de junho de 1976, encerrando o Simpósio sobre o tema do Título, o primeiro organizado pelo INSTITUTO PEDROSO HORTA, na Assembléia Legislativa de Teresina, Estado do Piauí, em 13 de agosto de 1976.

Ads Inside PostM

Teste