domingo, 10 de junho de 2007

VOIP Protocolo SIP e ATA

Como configurar o seu dispositivo SIP

Você ira precisar do seu Voip username e de sua password para poder fazer suas ligações. Para isso o primeiro passo será fazer o download do software de seu serviço de VOIP, instala-lo e criar uma conta com seu login e sua password.

Para usar um serviço de VOIP através da banda larga, observe o setup abaixo:

Você pode usar seu voip com os seguintes dispositivos Sip:

SIP ATA (Analogue Telephone Adapter)
SIP Router
xDSL Modem

A maioria dos dispositivos são equipados com a combinação das seguintes portas.

Exemplo 1



(esta figura é meramente um exemplo de layout, alguns tipos de dispositivos poderão ser diferentes)

Exemplo 1

(esta figura é meramente um exemplo de layout, alguns tipos de conexões poderão ser diferentes)

(A)DSL: conecta sua linha (A)DSL de seu provedor
WAN: conecta sua linha de seu xDSL modem / roteador
LAN: porta da sua rede, você pode conectar por ex.: seu PC, notebook ou um roteador wireless
PHONE: porta para conectar o seu telefone analógico
LINE: porta para conectar sus linha telefônica convencional (PSTN)
USB: porta para conectar: PC, notebook, na porta USB

Alguns dispositivos SIP poderão ter mais de uma porta LAN e ou mais de uma porta PHONE.

Para conexões hardware de seu dispositivo SIP observe as informações acima e o manual do usuário de seu hardware.
Após conectar seu hardware você tem que se certificar que a instalação e a configuração do software estão correta.

Configuração do Software

Genérica

SIP port : 5060
Registrar : sip.seuservidorvoip.com (ou .com.br, verifique com seu provedor VOIP )
Proxy server : sip.seuservidorvoip.com (ou .com.br, verifique com seu provedor VOIP )
Outbound proxy server : verifique com seu provedor VOIP se ele possui o servidor proxy
Account name : seu usename registrado no seu provedor VOIP
Password : Sua password registrada no seu provedor VOIP
Display name/number : seu VOIP username ou seu numero VOIP
Stunserver (option) : verifique com seu provedor VOIP se ele possui o servidor stun

Consulte a HDDLAB, ou o Jose Pinto (no email, coloque no assunto- Ajuda VOIP) para configurações de dispositivos SIP. Mas por favor nunca deixe de ler o manual que acompanha o dispositivo SIP que você comprou.

Dispositivos que as configurações já estão disponíveis:

AVM Fritz!box FON 7050
AVM Fritz!box FON ATA 1020
LINKS WIP330
LINKSYS SPA2102
LINKSYS SPA3102
GRANDSTREAM HT286
GRANDSTREAM HT386
GRANDSTREAM HT486
GRANDSTREAM HT496
SIEMENS SX553
SMC 7908 VoWBRA
X-lite v3.0 Software
SJPhone SoftPhone

Codecs mais comumente usados por provedores de serviços VOIP

G.711 (64 kbps)
G.726 (32 kbps)
G.729 (8 kbps)
G.723 (5.3 & 6.3 kbps)
GSMFR (13.2 kbps)

Consulte seu provedor VOIP para obter maiores informações sobre os Codecs que estão disponíveis na plataforma que ele possui.

Dica para solução de problemas com áudio:
Se seu provedor VOIP tiver, use o STUN server (ex: stun.seuprovedorvoip.com) direcionado para a porta 3478 (verifique se seu dispositivo suporta).
Tente usar o codec G.711.

Para maiores esclarecimentos técnicos consulte o suporte de seu provedor VOIP, ou entre em contato com a HDDLAB ou com o José Pinto (no email, coloque no assunto - Ajuda VOIP) nós iremos fazer o possível para lhe ajudar.

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