quinta-feira, 14 de junho de 2007

Voip uma explicação técnica.

A comunicação de uma forma geral utiliza um meio para sua transmissão, no caso do VOIP o meio mais utilizado é a Internet. A Internet é medida em Kbps, a chamada banda larga é comercializada no Brasil a partir de 128kbps e acima disso chega-se até a milhares de Kbps.

Os tipos de banda larga mais comuns são: a Banda Real, onde o que é contratado deve ser o que será recebido e a Internet compartilhada onde a garantia é de 10% a 20% da banda contratada. Os fornecedores de banda larga no Brasil oferecem a conexão do tipo compartilhada, e entre eles estão: Speedy, Velox, Virtua, Vivax, (cabo ou Adsl), etc, mesmo sendo que o contrato seja do tipo conhecido como business que é o que as empresas contratam. Dessa forma quando contratamos um serviço de banda larga e 500kbps (o mais comum da Telefônica), na realidade o que iremos ter é simplesmente a garantia de 10% dessa banda, é damos sorte quando recebemos os 10%, mas isso se trata do conhecido download, normalmente as conexões ate 1000kbps estão acompanhadas de um upload de 128kpbs, onde a regra dos 10% também e verdadeira. Ao fazermos as conversões teremos na realidade uma conexão (ou deveríamos ter) com 62,5kbps (entra aqui a conversão de kbit para kbyte dai termos a divisão por 0.80) e 16kbps sendo que ao medirmos com aferições mais precisas a realidade é um pouco menor e a explicação é o trafego, é com ele que temos que reclamar ou então é ele o vai ser notificado pelo Procom. Ao utilizarmos o VOIP nosso consumo da banda será bi-direcional, enviamos e recebemos ao mesmo tempo, ou quase. O consumo normal de um VOIP com um aparelho ATA é: 25 Kbps de download e 25 Kbps de upload para uma linha em uso. Isso nos coloca 50kbps (kbyte) de consumo bidirecional ou na conversão de kbit para kbyte, 6,25 kbyte. Para um melhor entendimento uma conexão Speedy 500 com 512 de download e 128 de upload nos temos por volta de 26kbit de banda biredirecional. Isso tudo no papel, claro, evidente que as conexões são instáveis, mas para quem usa uma linha VOIP essa conexão mesmo sendo instável é mais que suficiente.

Gostaria que todos se ativessem ao detalhe que conexões compartilhadas tendem a dividir a banda contratada pelo numero de computadores ligados 'a ela.

Claro que após esses números muitos usuários irão perguntar: E o que acontece comigo? Porque então meu VOIP não funciona? Simples, porque na equação temos mais elementos determinantes, e o principal é a Plataforma Voip que prove o serviço. Outros elementos determinantes são: a latência combinada com a velocidade bidirecional - isso e um conjunto de ações que estão diretamente ligados à latência da sua conexão com a da plataforma VOIP que você irá usar, e em palavras mais simples o tempo que o pacote ira levar de um local ao outro, ou o tempo que sua voz leva para chegar ao seu interlocutor. E ai tem um agravante, qual o caminho que o pacote esta percorrendo? Quantos servidores estão sendo usados nesse caminho? Quantas interrupções? E para sabermos exatamente temos que testar essa "estrada" que nem sempre é a mesma. O fato é que se não tivermos as informações da Plataforma, nenhum teste será verdadeiramente verdadeiro.

Temos alguns detalhes que podemos colocar aqui, mas são simplesmente suposições:

Se a voz está metálica e com interrupções podemos ter uma banda de Internet não está comportando o consumo do VoIP e poderá ser também que tenhamos uma rede interna com os chamados "gargalo"s ou a Plataforma VOIP que já não comporta mais usuários, pois está no limite.

Pode-se dizer que se a plataforma esta funcionando normalmente e não superou o numero de usuários para o qual foi projetada, teremos: locutor ouvindo com interrupções - falta velocidade de download, interlocutor ouvindo com interrupções falta velocidade de upload.

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