sexta-feira, 15 de junho de 2007

Western Digital Raptor WD1500

O título deste artigo bem podria ser: Porque estamos ficando para traz.

Apesar de estarmos na metade do ano de 2007, o mercado brasileiro quase não teve oportunidade de ver e usar um dos primeiros hard disk, fora da linha SCSI, funcionando a 10.000rpm. Estamos falando do WD1500 o Raptor da Western Digital que foi lançado em 2006, e só este ano o usuário do chamado mercado SOHO começa a ter contato e usar hard disk de alta performance, no caso os SATA2. Mas o Raptor tinha 2 versões de tecnologia o ATA IDE e o ATA SATA1, sua capacidade é de 150gb e ele foi o primeiro hard disk de 10.000 rpms. Os chamados grandes CPDs de alta performance e responsabilidade usam os SCSI de 15.000, mas o hard disk RAPTOR pela sua performance e qualidade podem ( e nos EUA, já aconteceu) perfeitamente serem usados como servidores, claro que são discos de um custo um pouco maior que os discos populares mais vendidos no mercado SOHO, mas são bem mais baratos que os SCSI. Lembramos aqui que a tecnologia usada nos WD Raptor tem mais de 4 anos, sendo que nessa linha de produto já em 2003 a Western Digital tinha lançado o Raptor WD360GD e por ser um SATA de primeira geração tinha um diferencial muito forte junto aos discos concorrentes, alta qualidade combinada com alta performance tendo o acesso medido em 5.2 milliseconds, esses discos já nasceram com buffer de 8mb .
Infelizmente o mercado brasileiro ainda é orientado por "preço" e os chamados consultores e analistas estão muito mais preocupados em manter seus ganhos e colocações do que em se posicionar com seriedade frente ao mercado. Criei muitos inimigos por fazer este tipo de comentário, mas como diria minha querida avó - "dura lex sedi lex" (a lei é dura, mas é a lei).
Desde o seu lançamento os hard disk da linha Raptor se posicionam no mercado como uma alternativa de menor preço, para serem usados como opção frente aos SCSI.Em um mercado altamente competitivo como é o dos hard disk, é muito louvável uma atitude como esta da Western Digital, limitando o target de alcance da linha Raptor mas na contra partida dando ao mercado de menor poder aquisitivo a possibilidade de contar com um produto para ser usado em seus servidores.
Para dar uma mostra ao leitores vamos colocar aqui alguns gráficos sobre os parâmetros e medidas do RAPTOR WD1500 (parâmetro usado para os testes, leitura e escrita media de 25.000 acessos):






Ponto de Vista

É muito importante lembrar que o tempo de procura (seek time) e a medida da taxa de transferência são na maior parte das vezes diagnosticadas "in nature" e não medidas de performance por si. O acesso a esses aspectos são similares a medida de velocidade e performance de um processador quando confirma que é verdadeiro que o mesmo esta funcionando a 2.4GHZ e possui um FSB de400 MHZ. Fatores adicionais combinam e agregam alto nivel de performance no hard disk, indo acima e muito além destes dois itens de medida.

OBS: Os gráficos que foram usados para ilustração deste artigo são de propriedade do StorageReview, uma organização especializada em hard disk, da qual fazemos parte desde de 2003.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste