1. Muito social
A primeira geração de ferramentas de colaboração social empresarial, simbolizada por Yammer ou Jive, eram essencialmente clones do Facebook ou do Twitter, construídos para empresas com a idéia de colaboração que gira em torno das comunicações. No entanto, agora é extremamente claro que, em muitas organizações, especialmente as mais pequenas, a colaboração gira em torno de ferramentas de negócios específicas, geralmente gerenciamento de projetos, gerenciamento de documentos ou CRM - e não redes sociais. A segunda geração de ESNs efetivamente resolve o problema integrando perfeitamente as ferramentas de vendas, planejamento, comunicação e RH na intranet da sua empresa ou na rede social privada, dando a seus funcionários uma razão para usá-la diariamente para sua rotina de trabalho.
2. Implementação de cima para baixo
Fornecedores e consultores freqüentemente enfatizam o quão importante é obter apoio da alta gerência e iniciar a implementação com eles. Mas, contrariamente a essa "sabedoria comum", essa estratégia freqüentemente não funciona. Para que a colaboração social seja forte em uma empresa, ela deve ter apoio de base. A venda de empresas sociais a executivos de nível C e decisores pode ser muito mais fácil (é exatamente por isso que vendedores e consultores fazem isso), mas é, emprestar uma analogia política, astroturfando. Especialmente porque o gerenciamento usa essas ferramentas de forma muito diferente do que os trabalhadores regulares. Na realidade, existem pessoas e departamentos em sua empresa, normalmente vendas, marketing e TI, que são muito abertas às ferramentas sociais e você deve aproveitar primeiro seu conhecimento e entusiasmo. Isso possibilitará a escolha da solução certa para sua empresa e sua implementação será muito mais fácil.
3. Sem uso ou uso de métricas incorreto
Isto é grande. Como as primeiras soluções de colaboração social refletiram as redes sociais, eles adotaram a mesma abordagem para a análise - quantos posts foram criados, quais postagens receberam mais gostos, quais usuários são mais ativos e assim por diante. Mas, no que diz respeito à adoção da empresa, diferentes métricas são importantes. Qual porcentagem de usuários registrados realmente usa as soluções em uma base diária? Quais ferramentas particulares estão usando? Quantos usam aplicativos de desktop ou móveis? Identificar pessoas e ferramentas específicas que estão subutilizadas permite superar rapidamente os problemas de implementação e ajudar aqueles que estão lutando. Juntamente com a estratégia de competição que envolve ativamente os funcionários e encoraja-os a explorar todos os recursos disponíveis, você adota uma adoção "natural" que é muito melhor do que usar a "força bruta" ou a contratação de consultores.
4. Tenho que ser móvel
Uma das principais vantagens que vem com ferramentas de colaboração social é que seus funcionários e colegas de trabalho ficam disponíveis quase 24/7. Você verá que as pessoas usam a rede da empresa nos fins de semana e durante os feriados. As perguntas são respondidas muito mais rapidamente do que por e-mail. É aí que vem a importância do bom aplicativo móvel. E deve ser um verdadeiro aplicativo para dispositivos móveis - não um site otimizado para celular ou ativo, porque você não receberá notificações push, sincronização de contatos e outros recursos que somente são possíveis com um aplicativo móvel. Pode não parecer importante no início, mas ao testar diferentes soluções de colaboração social, você deve testar aplicativos móveis também. Caso contrário, seus funcionários mais móveis mudarão para o WhatsApp, o WeChat ou seus clones e abandonarão a rede da sua empresa, criando uma divisão.
5. Trabalhar em conjunto
Comprar CRM não significa que você vai ficar inundado com pedidos na próxima semana. O uso de gerenciamento de projetos não garante que todos os nossos projetos serão sempre executados em tempo. Da mesma forma, ferramentas de colaboração empresarial o ajudarão imensamente somente se sua empresa já tiver a cultura de compartilhar e trabalhar em conjunto. Não compre no hype "Enterprise 2.0" e não espere milagres. Não confie em fornecedores que façam reivindicações de ROI excessivamente otimistas - os números provavelmente foram feitos de qualquer maneira. Mas, embora as ferramentas de colaboração social não possam ser usadas como substituto da mudança de cultura, muitas vezes são extremamente boas na identificação de problemas e estrangulamentos, tornando a sua empresa e seus processos de negócios mais transparentes. As dificuldades e falhas definitivas que você encontra ao longo do caminho podem ajudá-lo a fazer as mudanças organizacionais necessárias que podem não ter sido óbvias antes.
Materia original escrita por Dmitry Davydov em 20 de março de 2014, link aqui.
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Postagem traduzida por José Muanes Pinto representante do Bitrix24.
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